Feed on
Posts
Comments

É possível implantar o socialismo ou o comunismo, via revolução, sim. É possível fazer o mesmo com o liberalismo? Não.

O liberalismo é uma equação cultural representada no triângulo abaixo:

triagulo-liberal

Quando em um determinado país não tivermos esse triângulo estruturado, ideias liberais terão pouca influência na sociedade.

Haverá  tendência à centralização social, política e econômica, pois a população se sentirá incapaz de tomar decisões por conta própria.

Um dado importante, porém, é observar o papel da descentralização das mídias nas ideias liberais.

Vivemos no século passado uma baixa das ideias liberais, mesmo em países e regiões com alta autonomia de decisões e com sobrevivência básica resolvidas.

Quando tivermos mídias concentradas, as ideias liberais terão uma baixa propagação.

O que ocorre nestes momentos para a baixa taxa de ideias liberais circulantes é o controle das mídias.

Quando se aumenta o controle das mídias, se reduz a autonomia de decisões e se aumenta a taxa de ideias centralizadoras, não liberais.

Podemos dizer, assim, que um aumento da taxa de liberalismo social, político e econômico não é algo que se constrói do centro para as pontas, mas, ao contrário, das pontas para o centro.

O liberalismo é uma cultura e não uma ideologia.

Uma cultura vigente já foi uma ideologia, que foi aceita na sociedade ao longo do tempo, pois conseguiu atingir determinados requisitos básicos: sobrevivência objetiva e subjetiva.

Um projeto liberal, portanto, não é um projeto político, que visa a tomada de poder. Isso faz sentido para grupos centralizadores não liberais.

O liberalismo é a implantação de uma cultura de longo prazo, com diversas ações educacionais e culturais, que vão permitindo que os indivíduos queiram e possam ter mais liberdade individual.

Claro que um poder liberal pode apontar projetos e caminhos para se ampliar as ideias liberais, mas seria o início de um processo e não o projeto em si.

O liberalismo é um processo de descentralização de poder que depende da capacidade de autonomia de pensamento das pessoas e das melhores condições de vida, além de poder de mídia individual para que as pontas possam se sentir mais seguras para não depender do centro.

É isso, que dizes?

Recomendações: 

Slides – Liberalismo 3.0:
 
 Assine a Newsletter sobre o Mundo 3.0:

receba-as-novidades-do-mundo-3-0-no-seu-e-mail-cadastre-se

Livro recomendado:

lib3

Compre aqui.

 

One Response to “O liberalismo é uma equação cultural e não uma imposição revolucionária”

Leave a Reply

WhatsApp chat