O uso massivo de Agentes Educacionais Inteligentes marcará o futuro do Ensino
Pós-escrito do livro “Ensino 3.0:
a uberização da escola” – leia antes e pague depois, baixe aqui:
http://tinyurl.com/cadcertipdfs
Falar em futuro do Ensino é passar a usar de forma cada vez mais intensa de Agentes Educacionais Inteligentes (Robôs). Tais ferramentas serão o espaço dos educadores para ajudar jovens e adultos a resolver demandas de ensino.
O papel dos Agentes Educacionais Inteligentes serão de guias de ensino e não de educadores. Haverá necessidade de ajudar a definir e conhecer:
· o melhor perfil de aprendizagem/atividade de cada pessoa;
· os problemas mais afeitos a esse perfil e desejo de cada estudante e profissional;
· a melhor rota para que ele consiga atender as demandas de aprendizado e prática.
Os Agentes Educacionais Inteligentes acompanharão os alunos desde o início da vida escolar e aprenderão cada vez mais sobre cada perfil, cada problema e servirão com roteiros cada vez melhores.
Haverá espaço para todo o tipo de forma de aprendizado:
· Por assunto ou problema;
· Presencial ou a distância;
· Vertical ou horizontal;
· Formal ou informal.
Os Agentes Educacionais Inteligentes aconselharão cada um, com seu perfil específico, a melhor forma de caminhar.
Grosso modo, terá o mesmo papel do Waze ou do Uber Pool, em que vai se procurando aprender com o uso. Quanto mais tempo de uso e mais gente utilizar o Agente Educacional Inteligente, mais ele vai se desenvolver. Não haverá um agente, mas quantidade enorme e se pagará pelo uso dos melhores.
O que fará a diferença no Ensino 3.0 não será mais o conteúdo de cada organização de ensino, mas a qualidade do Agente Educacional Inteligente em traçar a melhor rota para cada profissional/estudante.
Não haverá centros de ensino, mas descentralizado, em que os agentes procurarão escolher os melhores caminhos para cada pessoa.
A Uberização do Ensino caminha para o uso sofisticado e massificado de Agentes Educacionais Inteligentes que conseguirão resolver o impasse da quantidade na qualidade e da qualidade na quantidade.
Pós-escrito do livro “Ensino 3.0:
a uberização da escola” – leia antes e pague depois, baixe aqui:
http://tinyurl.com/cadcertipdfs