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O conhecimento pode ser uma arma de humilhação e dominação

Para que conhecemos?

Para resolver problemas.

Assim, não existiria um conhecimento absoluto, ou um conhecimento superior de um diante do outro, mas o conhecimento que temos para lidar com a complexidade.

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O conhecimento, no fundo, seria algo relativo à complexidade que temos.

Ou seja, cada um tem o conhecimento mais ou menos eficaz diante dos problemas que têm pela frente.

O conhecimento relativo, assim, não tem referência num “centro conhecedor” em que todos teriam que conhecer da mesma maneira que o centro.

Que é o modelo atual da escola, das universidades e da sociedade em geral.

Esse modelo do conhecimento do centro conhecedor de um conhecimento absoluto molda o final de uma Era Cognitiva com forte concentração de mídia.

Quando nos deparamos com determinados discursos, podem reparar no de Olavo de Carvalho, por exemplo, ele defende sempre um conhecimento baseado nos seus próprios parâmetros.

É um conhecimento conservador do centro, que, por conhecer “o certo” ou “mais” passa a dominar todos os demais.

Um conhecimento relativo não é julgado por alguém de fora, mas pela própria pessoa, que tem como parâmetro a forma que resolve os problemas à sua volta.

Diria que o conhecimento relativo é a base do pensamento liberal, e do renascimento do pensamento liberal 3.0.

Não há uma forma só de resolver problemas, o que faz com o que o conhecimento relativo não seja autoritário e fechado, pois pode aprender com outras formas de resolução de problemas similares.

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Além disso, problemas mudam de contextos e isso faz com que sempre tenhamos que aprender novamente a solução do problema em um novo contexto.

O conhecimento relativo, assim, estabelece uma autonomia das pontas diante do centro, pois cada conhecedor tem como parâmetro a resolução de um dado problema e a avaliação de como está fazendo isso lhe dá a medida do seu aprendizado.

O que nos levaria para uma outra discussão do que podemos chamar de “solução eficaz” de um dado problema.

Aí entraria um conceito que seria o custo e a redução do sofrimento ou do desconforto dos atingidos pelo problema que queremos resolver.

A solução de um problema eficaz é aquela que reduz com o menor custo possível o desconforto ou o sofrimento de uma dada pessoa, ou de um grupo de pessoas.

Um problema que não gera desconforto a ninguém ou sofrimento é geralmente um problema de baixa relevância.

Um conhecimento relativo em torno de problemas tira a validação do centro e permite que as partes da sociedade possam se relacionar livremente, na produção de conhecimentos, mais adequados para cada situação.

A escola do século XXI, assim, deve procurar sair do conhecimento absoluto baseado em assuntos e não em problemas, em que um centro validador é a referência para um outro modelo.

O do conhecimento relativo, na qual cada pessoa tem a autonomia para julgar sua evolução, já que o foco passa a ser problemas, redução de sofrimento e de desconforto.

Quanto mais ele reduzir o desconforto e o sofrimento com o menor esforço, mais o conhecimento está indo na direção eficaz.

É isso,que dizem?

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