Não adianta tentar avançar em um Diálogo Honesto em aulas participativas, se não houver algumas premissas. Isso vale para tudo: sala de aula, conversa entre amigos, presencialmente ou a distância, via digital.
- Comunicar – alguém diz algo, que vamos chamar de Hipótese Primária, que nos leva de um ponto “a” para um ponto “b” no pensar e no agir, diante de um problema;
- Entender – alguém resume o que escutou para que haja um entendimento dos entendimentos;
- Discordar – verifica-se as discordâncias e as concordâncias, onde vamos aprimorar os argumentos de ambos os lados;
- Somar – Vê-se o que se pode evoluir de ambas as partes.
E vamos para os próximos capítulos da novela.
O problema é que normalmente as pessoas comentam as hipótese primária com uma taxa de baixa escuta, pois estamos intoxicados pela falta de diálogo do século passado.
A pessoa finge que ouviu, mas não entendeu direito.
E já emite uma opinião, discordante, por exemplo.
Muitas vezes usa-se adjetivos: perigoso, ingênuo, precipitado, conservador, inconsistente, etc. (Isso é mais frequente online do que presencial.)
Porém, não se sabe se a pessoa entendeu o que foi dito.
É preciso passar pela segunda etapa, que é tentar alinhar conceitos, no entendimento do entendimento antes de inciar a etapa seguinte que é entrar nas discordâncias e concordâncias, pois o caos se avizinha.
Eu posso falar em ética.
O que você entende por ética?
E aí começa um debate interminável pelo simples fato de que são duas pessoas de áreas distintas que entendem ética de maneiras distintas. É preciso alinhar conceitos, expressões, antes de começar a discordar ou concordar.
Se não forem dados os passos acima, o risco de problemas de comunicação é grande. Precisamos criar métodos para que possamos voltar a conversar!
É isso, que dizes?
[…] Temos também este texto complementar: http://nepo.com.br/2014/06/09/etapas-para-um-dialogo-honesto/ […]
Muito bom! Resumiu e tornou acessível as técnicas de comunicação assertiva para conversas difíceis. Os 2 principais inimigos da comunicação interacional : interpretação ( colocar segundas intenções na fala do outro. Ninguém entra na mente de ninguém ) e adjetivação do discurso ou da narrativa do emissor. Essas etapas são necessárias para drenar os vícios de linguagem. Valeu Nepô !
boa nepô . comunicar e compactuar o entendimento antes de mais nada. lembro de vc falando sobre isso desde as aulas de pós no senac. as vezes ficamos conversando sem diálogo real pois cada um contempla apenas o que entende. caos à vista.
Nepô. O modelo cartesiano, é baseado em métodos que moldaram a forma de estabelecer o que é o conhecimento por séculos. Torna-se necessário um novo método para trabalhar o conhecimento na sociedade 3.0.
[…] Comentei aqui as 4 etapas para estabelecer um Diálogo Honesto. […]