Quando você desenvolve um Triângulo do Conhecimento sobre um dado problema procura-se obter duas coerências:
- – a externa – diante dos fatos e suas diferentes percepções;
- – a interna – que é a coerência das três instâncias (filosofia, teoria e metodologia).
Na minha prática, de construir um Triângulo do Conhecimento para ajudar a sociedade a entender e se alinhar com a Radical mudança do mundo Digital, tenho percebido que de fora para dentro recebo as seguintes provocações.
Externas:
- – comentários variados sobre os posts pela Internet;
- – crítica dos meus alunos, que não compreendem determinado conceito ou vêem alguma incoerência entre eles ou entre as três instâncias do Triângulo do Conhecimento;
- – fatos que acontecem que nos fazem analisar de novo toda a estrutura;
- – outros autores que introduzem novas percepções, conceitos ou Triângulo do Conhecimento.
Interna:
- – Redação constante dos pensamento, que nos obriga a aperfeiçoar o discurso;
- – Revisão dos textos produzidos;
- – Criação e revisão constante de lista de verbetes para que o Triângulo do Conhecimento vá ganhando consistência e evite incoerências conceituais.
É isso, que dizes?