Vou trabalhar aqui com o problema das organizações intermediadoras, aquelas que não são produtoras diretas, mas intermediam processo e produtos.
Hoje, como detalhei aqui, vivemos crises diferentes com a chegada da Revolução Cognitiva:
- Em países centrais e periféricos (não leve para o lado moral, apenas referência econômica);
- E dentro deles das diferentes organizações, como detalhei aqui.
O ambiente cognitivo analógico passado deu a elas, ainda mais com o aprofundamento da contração cognitiva, forte poder de mídia e de mercados.
A intermediação, que tem um custo, foi pesando sobre a sociedade, que não tinha alternativas para estabelecer novas bases de troca, pois faltava canais para que isso pudesse ser feito e, ao mesmo tempo, confiança.
A crise da indústria de intermediação como um todo é justamente o poder que as tecnologias cognitivas reintermediadoras que estão se modificando têm para modificar a equação cognitiva na sociedade.
Cria-se um novo modelo de confiança, que mata o modelo de confiança do passado.
Note que a intermediação é, basicamente, a venda de confiança de que uma ponta pode trocar com a outra. E quem carimba/viabiliza essa confiança é o intermediador, cobrando um preço para isso.
A confiança/serviço de intermediação que era vendido perdeu o valor por dois motivos:
- – abriu-se canais horizontais, que eram fechados, reduzindo o custo das trocas;
- – e criou-se um novo modelo de avaliação dos produtos e serviços, via karma digital.
O valor dos intermediadores analógicos-impressos despencou, pois eles não são mais necessários, ficando cada vez mais caros e ineficientes.
É uma indústria em extinção, que precisa se reinventar.
No Brasil, na América Latina, estamos vivendo uma bolha econômica-tecno-cognitiva, pois há uma ascensão de novos consumidores, que passam a operar com os antigos intermediadores, mas só um período, pois os que vão se incluído tecnologicamente tendem a optar pela nova intermediação digital, mais barata e eficaz.
É um caminho que leva ao abismo.
É preciso se reinventar por completo e isso não é nada fácil.
Que dizes?