Metodologias são tecnologias, pois não nascem conosco.
Tudo que não nasce com o ser humano, tal como nossa capacidade de respirar, de ouvir, enxergar, comer e beber é aprendido e, portanto, cultural.
Toda cultura é desenvolvida em dois pilares:
- Metodologias – que são ações intangíveis, que nos levam, em termos econômicos, a criar os serviços, que são a venda de metodologias de atendimento para terceiros;
- Tecnologias – que são ações tangíveis que nos levam, em em termos econômicos, a criar os produtos, que são a venda de tecnologias para terceiros.
Note, entretanto, que tanto uma como a outra é fruto do que chamei de triângulo do conhecimento, que tem acima delas o pensamento, tanto teórico (forças, relações entre elas e contextos) e filosofia (aprofundamento de nossa essência/não essência).
Quando esbarramos com problemas que as metodologias e tecnologias atuais não conseguem resolver, o problema voa e vai flanar em camadas mais acima para pegar o vento da tecnologia e da filosofia.
A inovação incremental trabalha em ventos mais baixos e a radical nos mais altos.
Ou seja:
Temos uma escalada de problemas na sociedade. Que funciona assim. Tenho um sofrimento e quero resolver. E preciso de um serviço ou produto para isso.
Seja eu ou outro que faça.
Cozinhar é uma metodologia com algumas tecnologias.
Um fogão é uma tecnologia que precisa para ser feito de algumas metodologias.
- Serviços são assim metodologias organizadas em torno de algumas tecnologias.
- E produtos são assim tecnologias organizadas em torno de algumas metodologias.
É isso que dizes?
Versão 1.0 – 26/11/2013 – Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação.