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Cuidado, muito cuidado.

A nossa tendência é de procurarmos pensar em novos projetos de inovação radical com o modelo que temos na nossa cabeça de inovação incremental.

Não vai funcionar!

Porém, é bem comum trabalharmos como projetos incrementais.

(Veja o que acho da gestão da inovação como puro marketing, aqui.)

  • Já disse aqui que projetos incrementais, exigem um trabalho de um tipo de consciência, de lado do cérebro ligado às emoções, aos sentidos, pois observa-se, critica-se para mudar.
  • A inovação radical, entretanto, não usa esse pedaço do cérebro. Trabalhamos com outra área, a da abstração.

Uma inovação radical vai procurar criar algo que não existe e talvez nunca tenha existido.

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Vai construir uma hipótese filosófica-teórica de algo que deve ser feito, a partir de:

  • – um problema real que está incomodando, que os métodos tradicionais não estão mais ajudando a resolver;
  • – com uma nova abordagem que vai criar uma nova solução.

Assim, o método de prototipação de uma inovação radical não é feito do mesmo jeito, pois se houver influência do cliente no início do processo ou de alguém que não tenha passado por um “lava-jato paradigmático“, ele continuará vendo o problema da mesma maneira.

Aí dirão: então, não se conversa com ninguém?

Claro que se conversa.

Deve-se procurar os sofredores, aqueles que estão sendo mais atingidos pelo problema insolúvel para conhecer melhor a sua realidade para aferir melhor o problema a ser resolvido e os pontos iniciais a serem atacados.

Essa informação deve voltar para o laboratório, basear um protótipo rápido, apresentável, voltar à ponta, refazer, melhorar, e ir construindo, através do método ágil.

O que não pode ocorrer é:

  • – discutir o projeto com quem não tem interesse que vá para frente, pessoas que são até afetadas negativamente por ele, já que todo projeto beneficia alguém e prejudica alguém;
  • – não ir no sofredor, aquele que verá o seu problema com possibilidade de solução, mas com algo concreto, pois ele não passou pelo lava-jato e não consegue entender coisas muito abstratas.

É isso, que dizes?

Versão 1.0 – 30/10/2013 – Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação.

One Response to “Como prototipar a inovação radical?”

  1. […] e boas funcionalidades no Google Plus, a camada social das ferramentas do Google. Impactado por esse texto do professor Carlos Nepomuceno, liguei o que vi com o que li no texto e pensei, “O Google faz […]

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