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 A atual concentração cognitiva nos leva à crises constantes, pois há na sociedade um contração da diversidade humana, criando um movimento perverso de interesses de poucos sobre o de muitos. 

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Bom a ideia está clara.

Vivemos o movimento de expansão cognitiva, conforme o conceito de pêndulo cognitivo.

Na expansão cognitiva, temos a chegada de uma nova tecnologia cognitiva que tem como característica a macro-canalização da sociedade, o que permite uma macro-oxigenação, criando um movimento global de reformulação da governança da espécie.

O movimento de aceleração da expansão cognitiva é um esforço consciente de perceber e atuar sobre os efeitos danosos do ciclo de contração e trabalhar com ele de forma global e consciente.

Trata-se de uma ação ética que visa reduzir sofrimento e procurar aumentar a felicidade na sociedade (entendendo felicidade do ponto de vista filosófico/euidaimonia).

Podemos apontar como efeitos danosos da contração cognitiva:

Individualmente:

  • Baixa abstração;
  • Baixa auto-estima;
  • Baixa singularidade.

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O que se reflete coletivamente em:

  • Tomada de decisões de baixa qualidade;
  • Verdades produzidas de baixa qualidade;
  • Baixa taxa de meritocracia.

O que nos leva a crises constantes, pois há na sociedade um contração da diversidade humana, criando um movimento perverso de interesses de poucos sobre o de muitos.

O processo de aceleração visa atuar individualmente e coletivamente para superar estas crises.

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Individualmente é preciso atuar:

  • Baixa abstração – trabalho filosófico, separando a realidade da percepção e engajamento ético;
  • Baixa auto-estima – trabalho de grupo, ampliando interação, capacidade de comunicação;
  • Baixa singularidade – estímulo para procura da felicidade/eudaimonia.

Coletivamente:

  • Tomada de decisões de baixa qualidade – ampliar a participação;
  • Verdades produzidas de baixa qualidade – criar novos canais de produção da verdade;
  • Baixa taxa de meritocracia – novos critérios de meritocracia mais horizontais.

Eis os desafios do próximo século.

Que dizes?

Versão 1.0 – 21/10/2013 – Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação. 

6 Responses to “Uma agenda política-educativa para o século XXI”

  1. […] O trágico é que ao final de uma ditadura cognitiva vivemos justamente a crise da falta de diversidade. […]

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