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O que muda para valer com a chegada das mídias sociais?

Passaremos a mudar radicalmente o modelo de tomada de decisões.

Hipocrisia2

Esqueçam a ideia de que haverá apenas mais conversa com o consumidor/cidadão. Sim haverá, mas isso é uma parte do processo.

A chegada de uma rede mais descentralizada denota a demanda latente por mais participação, como tratei aqui.

E isso nos leva a procurar entender o modelo das duas verdades:

  • – a interna – que é a que realmente vale para a tomada de decisões;
  • – a externa – que é a que é divulgada para justificar a tomada de decisões.

Em um ambiente de redes centralizadas, ainda mais com bastante tempo de uso das mesmas, há uma tendência cada vez maior de haver uma separação entre a verdade interna, que denota os interesses das autoridades de plantão e a externa que serve para muitas vezes para camuflar e justificar as ações tomadas.

Tal fenômeno, podemos chamar de hipocrisia cognitiva que podemos definir como a distância entre a verdade interna e externa, ou no popular, o que se diz e o que se faz, o como se pensa e como se diz que pensa e faz.

A chegada de redes descentralizas que empoderam o cidadão/consumidor combatem fortemente esta hipocrisia cognitiva, pois questionam todo o processo, como se pensa, o que se faz e o que se divulga, a partir do novo cenário com mais informação disponível e o novo empoderamento cognitivo/afetivo.

A tendência, assim, é reduzir a hipocrisia cognitiva, aproximando a verdade interna da externa, procurando organizações menos neuróticas e mais coerentes.

Podemos dizer que é um dos fenômenos do início da expansão cognitiva, no pêndulo, que dura até que uma nova rede centralizada consiga se impor.

Que dizes?

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