Versão 1.0 – 12/08/13
Tenho tentando reconstruir nossa visão da sociedade, da história, da filosofia e do mundo, a partir da Antropologia tecno-cognitiva, que amplifica o poder das tecnologias cognitivas no ser humano.
Vamos, a partir disso perceber que a produção do conhecimento varia, de intenções conforme o momento de consolidação – ou diapasão da sociedade.
- O momento de diapasão, ou primaveras, é quando temos uma nova tecnologia cognitiva que se massifica e procura em um dado período histórico criar as condições de reflexão/sociaial necessária para estabelecer um novo modelo social, estabelecendo uma nova classe social mais dinâmica no poder;
- O momento de consolidação – ou de anti-primavera quando a nova classe se estabelece e começa a consolidar o seu modelo, criando e aprendendo a controlar as ideias, recriando uma espécie de ditadura cognitiva.
O conhecimento fica, assim, a mercê desse movimento.
Na fase da diapasão ele é recriador e na consolidação ele é conservador.
- Na primeira etapa, ele procura criar novas autoridades mais legítimas.
- Na segunda etapa, procura manter as autoridades que eram legítimas, mas vão se perdendo por querer manter seus postos.
O conhecimento da diapasão se estabelece na procura de leis, forças, pressupõe que se questiona sempre algo, é questionador, o inimigo é a ignorância, reflexivo racional, mais horizontal, aberto, filosófico e anti-autoridades pela simples autoridade.
O conhecimento da conservação se estabelece na procura de reforçar a autoridade e o que ela diz por ser ela que disse, é dogmático, opinativo, emocional, vertical, conservador, fechado, monológico, emocional.
Os conhecimento hegemônicos, que terão força a cada momento serão os que reforçam ou questionam o modelo vigente.
Assim, a escola em cada uma das etapas terá um papel diferente, ou será preparadora de um novo tempo, ou reforçadora do tempo atual.
O que nos faz pensar na frase de Bachelard:
“A escola será feita para a escola e não a escola para a sociedade.”
Acredito que depende da fase de implantação ou de consolidação do ambiente cognitivo.
Que dizes?