Feed on
Posts
Comments

 Não temos mais tempo para ler todos os livros, por isso precisamos de um ambiente para criar resumos inteligentes.

Ainda não acordamos para a mudança radical que estamos vivendo no mundo do compartilhamento do conhecimento pós Internet. Estamos saindo do ambiente da escassez das fontes e indo para o da multiplicidade delas.

Isso requer algumas mudanças relevantes para lidar melhor com a informação, principalmente dos canais que vivem de circular ideias na sociedade (editoras de livros, jornais, televisão, etc).

  • a) precisamos focar cada vez mais na essência dos fenômenos;
  • b) entender a causa e efeito e desdobramentos;
  • c) mais sínteses;
  • d) mais significado.

Basta ir para uma livraria que temos vontade de consumir muitos livros,  pois os temas nos interessam, mas não necessariamente o livro, pois além de caros, são onerosos de atenção.

É esse o ponto que chegamos.

Precisamos de um modelo de passagem entre o que fazemos hoje e o que precisamos amanhã.

Tenho um projeto em mente e vou desenvolver aqui com vocês.

(Primeira coisa: não falo de romances, poema, contos, etc, pois isso é outro departamento. Refiro-me a livros técnicos e é disso que vou desenvolver aqui.)

Produzimos livros hoje com a mesma concepção do que fazíamos antes da revolução cognitiva.

E isso é inviável.

Temos que mudar o modelo de transmissão de conhecimento.

Não temos mais espaço interno para “dedicar tanto tempo” para tudo que gostaríamos de apreender.

Ou seja, precisamos de uma síntese efetiva para saber o que é hoje o senso comum -> qual a nova visão que o livro traz sobre ele -> quais são os argumentos que sustentam essa nova visão?

Na verdade, essa base ajudaria boa parte dos leitores periféricos daqueles livros, que teriam  uma noção do que se trata.

Assim, na Resumopedia teremos o seguinte:

  • Livros já lançados pelo mercado – que estão por aí em todos os lugares.
  • Projetos de livros (vou usar o termo livro por enquanto) -> autores que iriam apresentar seus projetos;

Um livro já lançado teria, via sistema, registrado pelos leitores:

  • Capa (com todos os dados);
  • ISBN.
Cada leitor que leu o livro faz um resumo, seguindo a orientação geral do site, com um número de caracteres determinado:
  • Qual área do livro?
  • Qual a visão atual sobre o tema?
  • O que o livro traz de novo? (se traz algo de novo).
 Modelo Wiki com gente, podendo melhorar o resumo, comentários, estrelas, curtir, compartilhamento e aplicativo para celular que, pelo ISBN, pode ter acesso ao resumo, além de links para entrevistas do autor sobre o livro em vídeo, áudio ou texto.

A pessoa só irá comprar o livro se tiver um interesse a mais do que o resumo já vai dar, economizando tempo, caso considere que ficou satisfeita com o resumo feito.

Por outro lado, teríamos os projetos de livros.

O candidato a um projeto de livro entra com o seu resumo e defende a ideia do livro que ele gostaria de desenvolver, que pode ficar só no resumo, com a possibilidade de incluir entrevistas, áudios e vídeos.

Os leitores que se interessarem encomendam, sugerem, propõem caminhos e ajudam o autor, ou comprando parte da obra, ou apoiando a pesquisa, etc, com modelo integrado de crowdfunding/crowdsourcing, podendo até dividir a pesquisa.

Conforme os resumos vão sendo desenvolvidos sobem ou descem na escala do site, conforme os critérios de popularidade, além de perfil dos leitores, que podem ser divididos em graduados, mestres, doutores, pós-doutores, profissionais da área júnior, pleno ou senior.

Essa é a ideia básica.

O que melhorariam?

 

Leave a Reply