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 Aprende uma empresa sem causa, é uma empresa sem futuro!Nepô – da safra 2012;

Versão 1.0 – 06 de março de 2012
Rascunho – colabore na revisão.
Replicar: pode redistribuir, basta apenas citar o autor, colocar um link para o blog e avisar que novas versões podem ser vistas no atual link.

Empresas querem inovar para ganhar mais dinheiro.

Porém, há um paradoxo aí.

O ser humano quando se apega a coisas, a bens materiais, torna-se mais fechado, menos sonhador, menos espiritualizado, perde a sua capacidade de criar e, portanto, acaba se fechando para o novo.

Isso vale para a pessoa e para o grupo na qual a pessoa está inserido.

Se a cultura corporativa é tudo pelo material, cada um por si, todos estão pelo material.

Inovar, entretanto, é um ato de criação humana, basicamente.

Se sai de um lugar “x” para um “y”.

Para isso, é preciso sonhar, imaginar, se desprender.

Ter um propósito maior acima do dia-a-dia.

O valor gerado é consequência do sonho e não seu único motivo.

Olhar o futuro de frente, perceber a demanda do outro.

Criar algo que faça mais sentido.

Uma causa que vai além.

Inovar é, portanto,  desapegar.

E se o objetivo da inovação é o apego, acaba havendo um paradoxo.

Só inovamos, se nos desapegamos, mas como inovamos para apegar…não saímos do lugar!

Como resolver?

Há nessa gangorra inovadora uma forte relação mal resolvida com o ego.

Ego aqui terá uma conceituação mais livre.

Podemos entender o ego como um canal vital de interação entre o mundo e nossa intimidade, subjetividade.

Acionamos esse escudo protetor de forma inconsciente, desde criança proteger nossa subjetividade, que é quase pura energia, nossas emoções, dos mais diferentes atos que nos violentam.

Desde o descaso, falta de atenção, a ações agressivas explícitas ou veladas.

Criamos uma carapaça feito tartarugas – uma máscara social.

Esse casco social criado é o nosso ego que nos domina e nos controla, pois nos acostumamos com ele para sobreviver.

Achamos que somos o ego protetor, mas ele é muito mais uma casca do que nós mesmos.

Ele precisa ser administrado e não nos administrar!

Vamos, então, de Zeca Pagodinho:

“Deixa a vida (o ego) nos levar – Ego leva eu”.

O processo de auto-conhecimento é a descoberta desse falso-eu e a constante e interminável procura de um novo-eu, que é o que sobra abaixo do casco da tartaruga.

O ego, portanto, é imediatista, não tem nuance, se agarra aos prazeres mais imediatos do nosso corpo, pois ele segue mais os instintos entre nós e o social.

É dogmático, fechado, compulsivo, raivoso e pouco criativo.

O ego quer valer por ele mesmo e rápido.

Nos leva na vida sem percebermos, na mesma caixa, da qual não conseguimos sair.

Quanto menos íntimo somos de nós mesmos, mais o ego assume o seu lugar de ser social, por nós;

Quanto mais mistificados estamos, mais ligados está o piloto-automático.

Mais zumbis, mas vemos a coisa de dentro da caixa, ou de Matrix.

A inovação, entretanto, impõe o rompimento com esse padrão, pois é preciso criar algo fora da caixa.

Há que ter o que podemos chamar de espiritualização, que é algo fora do ego, além do material.

E só cria de verdade esse ambiente mais aberto e arejado quando nós e a organização que trabalhamos procura um propósito maior.

Assim, a inovação que faz a diferença é aquela que consegue chegar a nos levar para fora do ego, que visa um bem maior, o longo prazo, que é uma missão mais ampla para quem está ali – inovando.

Uma empresa com uma causa maior – acima do nível do ego.

Mais princípios e menos interesses.

Uma empresa que procura a inovação, de fato, é mais espiritualizada.

O lucro, o valor, a resposta vêm por causa disso.

E vem grande, pois lucra mais quem tem uma causa e procura, de fato, resolver o problema do outro.

Obviamente, que isso acontece na competição, na meritocracia e não no monopólio, seja social, econômico, cognitivo – que é onde o ego vira floresta (decadente).

O mundo hoje mais inovador é um mundo que cria esse paradoxo do ego que adora dinheiro, sem saber exatamente o que fará com ele.

Que precisa inovar e quanto mais agarrado ao dinheiro, menos consegue fazê-lo.

O dinheiro pelo dinheiro é o propósito de ego.

O valor está justamente na capacidade de sair do ego por um bem coletivo maior.

E quem consegue isso?

Acho que a Apple tem algo a ensinar.

O Google.

A taxa de princípios ainda é maior do que a dos interesses, mas já balança.

A necessidade de inovação em um mundo mais meritocrático questiona o poder do ego e será uma incentivadora a diversas mudanças de postura de um novo sistema econômico – seja lá o nome que venha a ter – já está aí chutando na barriga.

É um paradoxo, estranho, mas bem concreto.

Podemos dizer, por fim, que uma empresa/pessoa mais inovadora é uma empresa mais espiritualizada, mais longe do ego protetor.

Que dizes?

 

4 Responses to “O paradoxo da inovação”

  1. Iomar disse:

    Muito bom. Estarei compartilhando em meu blog.

    Iomar Cunha
    gestor em inovação

  2. Jose Ricardo Patelli Junior disse:

    Carlos, o que se propaga (está na moda) é que a inovação é a chave da sobrevivência para as empresas. Também, que inovação é aquilo que é valorizado e/ou adquirido pelo cliente/mercado. Ai me aparece alguém que diz que uma boa maneira de fazer a inovação é através de parcerias com ICT’s (inovação aberta), mas que toda inovação precisa estar atrelada à estratégia da empresa. Bão, me parece mais uma paradoxo. O quê você me diz?
    Obrigado, Patelli.

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