Feed on
Posts
Comments

Versão 1.1 – 08 de março de 2012
Rascunho – colabore na revisão.
Replicar: pode redistribuir, basta apenas citar o autor, colocar um link para o blog e avisar que novas versões podem ser vistas no atual link.

Bom, saindo dos conceitos e indo para a prática.

Precisamos de um formulário para fazer um diagnóstico antes de implantar redes sociais digitais nas organizações. Por detrás desse formulário existe todo uma teoria que venho desenvolvendo nesse blog, com ajuda de alunos, clientes, amigos que pode balizar o motivo das perguntas e da ordem.

Fase 1 – identificação do tempo de urgência da implantação da rede social digital na organização.

1- O que vende a organização?

(  ) Ideias

(  )  Matérias.

(PS – quem vende ideias não se preocupa com rodovia, aeroporto, ferrovia ou hidrovia e vice-versa. Veja mais sobre isso aqui)

2-  Qual é o tempo do ciclo dos produtos que vende no mercado?

(  ) Lento;

(  ) Médio;

(  ) Rápido;

(  ) Muito Rápido.

3- qual é a taxa de adesão dos novos e velhos concorrentes às redes sociais digitais?

(   ) Não aderiram;

(   ) Já aderiram de forma parcial;

(   ) Aderiram integralmente.

Estas três perguntas nos ajudam a fazer um primeiro diagnóstico. Quanto mais rápido e mais concorrentes aderirem mais velozmente a organização tem que tomar providências ainda mais se for uma organização de ideias, pois os canais de circulação estão se alterando.

Vou dar continuidade no formulário para as organizações de ideias que estão com pressa. As adaptações valem para as organizações de matérias.

Fase 2 – estágio de ações já tomadas para adaptação às redes sociais digitais nas organizações de ideias que estão sendo já fortemente atingida pelas mudanças. 

1- Já incluíram a discussão das mudanças das Redes Sociais Digitais de alguma forma no Planejamento  Estratégico?

(  )  Sim

(  )  Não

2- Criaram um grupo multi-disciplinar ligado à alta direção para conduzir as mudanças de forma coordenada e integrada?

(  )  Sim

(  )  Não

 3- Separaram as ações deste grupo em Redes Sociais Internas e Externas, com sinergia entre as duas?

(  )  Sim

(  )  Não

Se as respostas foram mais para o não do que para o sim podemos dizer que a organização não está se preparando de forma consistente para as mudanças que estão vindo. Pode ter iniciativas isoladas, não estratégicas e descoordenadas.

Fase 3 – estágio de capacidade de migração para redes sociais digitais nas organizações de ideias.

Rede Digital Interna:

1 – A organização tem tradição de estimular conversas horizontais com os empregados e essas conversas resultarem em mudanças de procedimento em serviços, produtos e processos?

(  )  Sim

(  )  Não

2 – A organização tem processos e regras muito rígidas de processos e normas?  

(  )  Sim

(  )  Não

3 – Há experiências alternativas de redes digitais internas que quebram a atual estrutura hierárquica? 

(  )  Sim

(  )  Não

4 – Há normas para coletar e transformar sugestões dos empregados em mudanças nos processos de trabalho? 

(  )  Sim

(  )  Não

5- Os documentos de trabalho são salvos em ambiente coletivos de acesso corporativo?

(  )  Sim

(  )  Não

6- Os documentos de trabalho podem ser visualizado na Internet, através de  interface Web?

(  )  Sim

(  )  Não

7 – Os documentos de trabalho permitem qualificação por quem os acessa (estrelas, curtir, comentários)?

(  )  Sim

(  )  Não

8 – Os documentos de trabalho podem ser classificados em tabelas pelo critérios mais baixados, comentados, estrelados, curtidos?

(  )  Sim

(  )  Não

9 – Os empregados têm um perfil na Intranet com todos os seus dados, interesse, com quem mais se relaciona, cursos feitos, o que faz no momento, pensamentos, no modelo Facebook?

(  )  Sim

(  )  Não

10 – Há ferramentas de comunicação direta de comunicação on-line entre os empregados no modelo MSN. Twitter?

(  )  Sim

(  )  Não

11 – A empresa tem feito iniciativas na área de gestão de inovação e do conhecimento?

 (  )  Sim

(  )  Não

12 – A empresa tem um processo sistemático de aprender com seus erros?

(  )  Sim

(  )  Não

13 – A empresa incentiva a experimentação?

(  )  Sim

(  )  Não


Rede Digital Externa:

1 – A organização tem tradição de estimular conversas horizontais com os stakeholders e essas conversas resultam em mudanças de procedimento em serviços, produtos e processos?

(  )  Sim

(  )  Não

2 – A organização tem processos e regras muito rígidas de processos e normas com os stakeholders externos?  

(  )  Sim

(  )  Não

3 – Há experiências alternativas de comunicação com os stakeholders  quebram a atual estrutura hierárquica? 

(  )  Sim

(  )  Não

4 – Há normas para coletar e transformar sugestões dos stakehoders em mudanças ou criação de novos produtos ou serviços? 

(  )  Sim

(  )  Não

5 – Há grupos internos dedicados somente para análise de oportunidades de novos serviços e produtos, a partir do diálogo com stakeholders?

(  )  Sim

(  )  Não

Bom, o formulário é elástico e deve ser aprimorado com o tempo.

Por hoje, está bom, depois vamos melhorando.

Tenho feito consultorias nesse campo, se precisar, faça contato: cnepomu@gmail.com

Leave a Reply