A hipocrisia janta e almoça silêncio – Nepô – da safra de 2012;
Versão 1.0 – 14 de fevereiro de 2012
Rascunho – colabore na revisão.
A hipocrisia é uma característica humana de se falar uma coisa e se fazer outra. Socialmente falando, a hipocrisia é uma arma de qualquer poder para encobrir interesses individuais em nome do coletivo.
A enganação social toca a seguinte melodia:
“Olhem para o canto da sereia, mas não para o seu rabo!”
A taxa de hipocricia é, entretanto, dependente direta da variação da taxa de controle de circulação de ideias.
-
Quanto mais controle da circulação de ideias for possível, mais a taxa de hipocrisia tende a crescer, pois pode-se esconder as ações e os fatos com mais facilidade.
Os fatos ficam, por tendência, mais encobertos pelas versões, alargando a distância do que se diz e do que se faz.
-
Quanto menos controle de circulação de ideias mais a taxa de hipocrisia tende a dscrescer, pois é mais difícil esconder as ações e os fatos.
Os fatos ficam, por tendência, menos cobertos pelas versões, reduzindo a distância do que se diz e do que se faz.
A circulação de ideias mais livre nesse novo mundo digital envolve uma série de fatos incontestáveis e passíveis de medição, a saber:
– a oxigenação social, através de um número exponencialmente maior de novas vozes não viciadas pelo canal anterior, através dos cada vez mais baratos e hiper-conectados canais digitais virais;
– O maior adensamento de grupos que mantêm as pessoas em contato com uma regularidade exponecialmente maior por nichos de interesse;
– a possibilidade muito mais rápida e barata de classificação voluntária da reputação de produtos, serviços, sites, pessoas e fornecedores, através de estrela, comentários, curtir;
– a possibilidade muito mais rápida e barata de classificação involuntária da reputação de produtos, serviços, sites, pessoas e fornecedores, através do simples cliques, repasses, seguir.
Essa avalanche coletiva de opiniões expressadas e trocadas aumenta a facilidade de revelar fatos sobre as versões e amplia gradualmente a taxa de meritocracia na sociedade.
E reduz, assim, por sua vez, a taxa de hipocrisia média que as organizações sociais estavam acostumadas.
Uma taxa maior do descontrole de ideias, trazidas por uma Revolução Cognitiva, é, portanto, a base condicionante voluntária/involuntária que nos levará (como já tem ocorrido) a baixar a alta taxa de hipocrisia vigente, em uma sociedade menos hipócrita e mais metitocrática.
É um ajuste sistêmico parar nos tirar do desequilíbrio que estamos, pai e mãe de várias crises que se repetem.
Essa é a base, o DNA, para começar a sair da crise de ideias que o mundo controlado pela vertical mídia de massa nos colocou.
Uma mão invisível da tecnologia cognitiva que nos abre uma porta de oportunidade.
O que vem depois é por nossa conta.
Que dizes?