O cliente tem sempre razão?
Se o médico diz que tem que operar e o paciente renega e morre.
Ele tinha razão?
Digo sempre para meus alunos que vivemos tempos difíceis.
O cenário de negócios atual não é para amadores.
Todos percebem que mudanças estão ocorrendo, mas não sabem exatamente de onde, quando começam e onde terminam.
Meu lema hoje é: o pessoal sente, mas não entende.
Muita gente já começa a duvidar que vai conseguir passar os negócios para os netos.
De fato, fazem 10 anos que eu estudo a Revolução Digital e aprendo sobre ela a cada dia, mas já tem uma estradinha para trás.
Posso sintetizar que vivenciamos hoje a chegada de:
- a quarta linguagem humana (ver post aqui);
- que permite viabilizar o terceiro modelo de administração (o fim da gestão e o início da Curadoria – leiam meu livro Administração 3.0).
Tais mudanças são muito raras na Macro-história.
E é justamente agora que estão ocorrendo – não adianta se esconder delas – e é preciso além de sentir a mudança, entender e agir.
Porém, percebo que há uma incapacidade no mercado de construir cenários disruptivos, ainda mais agir de forma disruptiva.
O mercado se acostumou em ter razão e a exigir dos consultores (incluindo as grandes firmas) de atender os seus desejos.
Definia que tipo de metodologia bacana era comprador e todos inventavam uma forma de dar uma consistência nelas.
O mercado, de certa forma tinha certeza que o futuro estava controlado. O grande problema que existe no mercado hoje é que se perdeu o controle do futuro .
Não adianta, como muitos afirmam, que vão estudar a melhor hora para pensar no assunto, pois não se sabe a hora que um Uber da Federal vai bater à sua porta.
Toda vez que eu achei que tinha compreendido a atual Revolução Digital ela me deu uma rasteira.
De tombo em tombo, cheguei a esse cenário tão disruptivo.
Hoje, finalmente e felizmente, o mercado começa a aceitar o termo Business Digital Transformation, pois muitas empresas já perderam muito valor e outras fecharam.
Já tem muita gente que quer interpretar o termo e dizer o que isso significa, no fundo, colocar um airbag entre o presente e o futuro.
Leiam o meu texto em que falo sobre isso “O que é e o que não é BDT?”
No BDT, cada consultor terá um cenário próprio e será justamente a consistência deste cenário que fará a diferença na geração de valor.
É da capacidade do médico conhecer a “doença” que virá a Transformation eficaz.
Não, é preciso dizer claramente: os clientes hoje não têm razão, pois querem se agarrar a um navio passado que bateu num iceberg e está afundando.
Alguém precisa repetir isso e mostrar os motivos. O mercado está mudando como há séculos não mudava.
E é preciso entrar em outra caixa, muito mais ampla e sofisticada, para entender tudo isso.
Texto que fará parte do livro em produção:
Business Digital Transformation:
entenda e aja rápido diante da atual Revolução Administrativa
É isso, que dizes?