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O cliente tem sempre razão?

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Se o médico diz que tem que operar e o paciente renega e morre.

Ele tinha razão?

Digo sempre para meus alunos que vivemos tempos difíceis.

O cenário de negócios atual não é para amadores.

Todos percebem que mudanças estão ocorrendo, mas não sabem exatamente de onde, quando começam e onde terminam.

Meu lema hoje é: o pessoal sente, mas não entende.

Muita gente já começa a duvidar que vai conseguir passar os negócios para os netos.

De fato, fazem 10 anos que eu estudo a Revolução Digital e aprendo sobre ela a cada dia, mas já tem uma estradinha para trás.

Posso sintetizar que vivenciamos hoje a chegada de:

Tais mudanças são muito raras na Macro-história.

E é justamente agora que estão ocorrendo – não adianta se esconder delas – e é preciso além de sentir a mudança, entender e agir.

Porém, percebo que há uma incapacidade no mercado de construir cenários disruptivos, ainda mais agir de forma disruptiva.

O mercado se acostumou em ter razão e a exigir dos consultores (incluindo as grandes firmas) de atender os seus desejos.

Definia que tipo de metodologia bacana era comprador e todos inventavam uma forma de dar uma consistência nelas.


O mercado, de certa forma tinha certeza que o futuro estava controlado. O grande problema que existe no mercado hoje é que se perdeu o controle do futuro .


Não adianta, como muitos afirmam, que vão estudar a melhor hora para pensar no assunto, pois não se sabe a hora que um Uber da Federal vai bater à sua porta.

Toda vez que eu achei que tinha compreendido a atual Revolução Digital ela me deu uma rasteira.

De tombo em tombo, cheguei a esse cenário tão disruptivo.

Hoje, finalmente e felizmente, o mercado começa a aceitar o termo Business Digital Transformation, pois muitas empresas já perderam muito valor e outras fecharam.

Já tem muita gente que quer interpretar o termo e dizer o que isso significa, no fundo, colocar um airbag entre o presente e o futuro.

Leiam o meu texto em que falo sobre isso “O que é e o que não é BDT?

No BDT, cada consultor terá um cenário próprio e será justamente a consistência deste cenário que fará a diferença na geração de valor.

É da capacidade do médico conhecer a “doença” que virá a Transformation eficaz.


Não, é preciso dizer claramente: os clientes hoje não têm razão, pois querem se agarrar a um navio passado que bateu num iceberg e está afundando.


Alguém precisa repetir isso e mostrar os motivos. O mercado está mudando como há séculos não mudava.

E é preciso entrar em outra caixa, muito mais ampla e sofisticada, para entender tudo isso.

Texto que fará parte do livro em produção:

Business Digital Transformation:
entenda e aja rápido diante da atual Revolução Administrativa

É isso, que dizes?

 

 

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