Vamos redesenhar o modus vivendi e o modus operandi – Silvio Meira; – da coleção;
Versão 1.0 – 28 de março de 2012
Rascunho – colabore na revisão.
Replicar: pode redistribuir, basta apenas citar o autor, colocar um link para o blog e avisar que novas versões podem ser vistas no atual link.
Seguem abaixo os primeiros passos e conceitos para a implantação da gestão por redes em uma organização:
1 – O que produz a organização para gerar valor?
2 – As redes que se organizam para produzir esse valor são as redes de ação. É preciso identificá-las para que possam ser aprimoradas, ao máximo;
3 – As redes de ação são as principais redes da organização, pois são o motivo de sua existência – aquilo que gera valor;
4- Existem dois tipos de outras redes na organização: as de conhecimento e as redes de relacionamento;
5 – As redes de conhecimento geram competência para as redes de ação funcionarem melhor, ou seja resolver problemas de forma eficaz na velocidade adequada;
6 – As redes de relacionamento geram confiança para as redes de ação funcionarem melhor, ou seja criar um ambiente adequado para as redes de ação operarem;
(Falei mais dessa abordagem aqui.)
7 – Uma rede de ação eficaz é aquela que conta com a competência e a confiança adequada, através de suas redes de apoio: conhecimento e relacionamento;
8 – Assim, redes de ação são redes-fins e redes de conhecimento e relacionamento são redes-meio. Não é raro encontrar confusão nesse campo;
9 – As redes de ação podem gerar produtos e serviços de dois tipos: tangíveis e intangíveis;
10 – Uma organização em rede que gera só produtos intangíveis é uma rede produtiva de ideias;
11 – Uma organização em rede que gera só produtos tangíveis é uma rede produtiva de matérias;
12 – Uma organização em rede que gera produtos tangíveis e intangíveis é uma rede produtiva mista;
13 – Uma rede produtiva de ideias pode circular seus produtos em redes tangíveis (aeroportos, portos, estradas, hidrovias) ou intangíveis digital;
14 – A tendência das redes produtivas de ideias é a circulação cada vez maior nas redes intangíveis digitais;
15 – Uma rede produtiva de matéria circula seus produtos apenas em redes tangíveis (aeroportos, portos, estradas, hidrovias);
16 – rede produtiva mista circula seus produtos tangiveis e intangíveis em redes tangíveis (aeroportos, portos, estradas, hidrovias) e/ou intangíveis (rede digital);
17 – Em uma empresa de ideias, as ideias vendidas são mercadorias, ideias-mercadorias; as demais são ideias-insumos, produzidas nas redes de conhecimento, que são agregadas aos produtos e serviços;
18 – Em uma empresa de matérias as ideias não são mercadorias, apenas insumos, ideias-insumos, que são agregadas aos produtos e serviços, através das redes de conhecimento;
19 – Em uma empresa mista as ideias vendidas são ora ideias-insumo, ora ideias-mercadoria; é preciso identificá-las;
20 – Uma empresa de ideias terá que acelerar a implantação da gestão por redes, pois as ideias-mercadorias passam a circular mais rapidamente em um mundo com redes digitais intangíveis e descentralizadas;
21 – Uma empresa de ideias terá que acelerar de forma mais rápida a implantação da gestão por redes, pois as ideias-mercadorias perderam as cláusulas de barreira que tinham antes nas redes tangíveis, que circulavam seus produtos em aeroportos, portos, estradas, hidrovias.
Sigo depois.
Que dizes até aqui?