Feed on
Posts
Comments

Quer se aproximar mais dos Bimodais, diga-me quem você é para que eu possa te conhecer.

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponível na rede.) 

O que aprendi com este artigo?

Resumo feito por Tio Chatinho (ChatGPT):

No presente texto, Nepô nos apresenta uma análise sobre a Renascença Civilizacional que vivemos atualmente, marcada pela transição de estruturas centralizadas para ambientes mais descentralizados. Ele explora como novas mídias desempenham um papel fundamental nesse processo, redefinindo paradigmas e impulsionando uma nova era de descentralização do poder e do conhecimento. Nepô propõe a substituição de termos acadêmicos complexos, como epistemologia, por conceitos mais acessíveis, como conhecimentologia e ciênciologia, diferenciando os níveis de aprofundamento do conhecimento. A partir da metáfora do Edifício do Pensamento, ele detalha camadas que integram teoria, operacional e revisão, destacando a importância de métodos mais robustos, especialmente no estudo de fenômenos como o digital.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Não existe nada mais prático do que uma boa teoria.
  2. Estamos vivendo uma Renascença Civilizacional, que marca a passagem de um ambiente mais fechado e centralizado para um mais aberto e descentralizado.
  3. Renascenças Civilizacionais surgem a partir da chegada de novas mídias descentralizadoras, que marcam o início de novas Eras Civilizacionais.
  4. A Civilização 2.0 tem como eixo central a descentralização do poder do centro para as pontas, o que inclui o conhecimento.
  5. Por que ainda mantemos um prefixo grego quando podemos aportuguesar e facilitar o entendimento por mais gente?
  6. A Ciênciologia é o estudo do conhecimento com métodos mais aprimorados.
  7. Não existe operação sem teoria e nem teoria sem essenciologia. Está tudo interligado.
  8. O estudo do digital precisa de uma Ciênciologia Forte para evitar diversos erros que têm sido cometidos pelos Conceituadores de Plantão.

Os Mapas Mentais do Artigo:

Vamos ao Artigo:

“Não existe nada mais prático do que uma boa teoria.” – Kurt Lewin.

Estamos vivendo uma Renascença Civilizacional, que marca a passagem de um ambiente mais fechado e centralizado para um mais aberto e descentralizado.

Estamos reintermediando antigos intermediadores, que cumpriram o seu papel, mas que ficaram obsoletos em função do aumento populacional.

Não é a primeira e nem será a última Renascença Civilizacional do Sapiens.

Renascenças Civilizacionais surgem, a partir da chegada de novas mídias descentralizadoras, que marcam o início de novas Eras Civilizacionais.

Renascenças Civilizacionais trazem novas formas de pensar e questionam antigos paradigmas, que precisam de ajuste.

Hoje, se você perguntar para um acadêmico qual é o campo que estudo o conhecimento, ele te responderá epistemologia.

Tio Chatinho nos dá a origem da palavra:

“Epistemologia pode ser literalmente traduzida como o “estudo do conhecimento”. Na filosofia, refere-se ao ramo que investiga as condições, os limites, a origem, a estrutura e a validade do conhecimento.”

Numa turma nova de alunos, o que fica mais fácil para eles: chamar de Epistemologia ou Conhecimentologia?

Os termos Conhecimentologia e Ciênciologia tem as seguintes vantagens:

Clareza e Simplicidade: os termos deixam claro o propósito — estudar a ciência e o conhecimento em si, seus métodos, limites e impacto;
Impacto Conceitual: cria uma identidade própria para esse campo de estudo, reduzindo a confusão gerada pelos termos Epistemologia ou Filosofia da Ciência, podendo ser mais útil no dia a dia.

Por que ainda mantemos um prefixo grego quando podemos aportuguesar e facilitar o entendimento por mais gente?

Temos que entender que:

A Civilização 2.0 tem como eixo central a descentralização do poder do centro para as pontas, o que inclui o conhecimento.

Do ponto de vista geral, a Conhecimentologia é algo mais amplo, que estuda o conhecimento no geral.

Dentro da Conhecimentologia, vamos ter uma camada que é a Ciênciologia.

Qual a diferença?

Temos um conhecimento mais geral sem um método mais aprimorado e outro que exige mais aprimoramento.

Ambos procuram a melhor verdade, mas têm diferenças na forma como são produzidas.

Conhecimento Menos Aprimorado – uma coisa é um agricultor que planta algodão no seu quintal e conhece algumas particularidades;
Conhecimento Mais Aprimorado – outra é um cientista que leva o material para um laboratório e descobre particularidades na melhoria do plantio, que são impossíveis de serem feitas a olho nu.

A Ciênciologia é o estudo do conhecimento com métodos mais aprimorados.

Temos na Ciênciologia quatro camadas, que chamamos aqui na escola de Edifício do Pensamento (se quiserem do conhecimento ou da ciência):

Camada Abstrata Essenciológica – o que o fenômeno é e o que ele não é;
Camada Abstrata Teórica – quais são as forças e as relações entre elas que definem os fatores causantes, detonantes, consequentes;
Camada Operacional Metodológica – quais são as sugestões mais adequadas para lidar melhor com o fenômeno;
Camada Operacional – a aplicação das camadas anteriores;
Camada Abstrata Revisional – a partir dos resultados da Camada Operacional, o que precisa ser revisto em cada uma das camadas.

Note, assim, que não existe operação sem teoria e nem teoria sem essenciologia. Está tudo interligado.

Quando você está fazendo coisas que não estão funcionando, há alguns ajustes que precisam ser feitos no Edifício do seu Pensamento.

Vamos a um exemplo.

O estudo do digital precisa de uma Ciênciologia Forte para evitar diversos erros que têm sido cometidos pelos Conceituadores de Plantão.

Vejamos a tabela:

Uso da Ciênciologia Forte para o estudo do Digital
MAINSTREAM
CIÊNCIOLOGIA BIMODAL

Camada Abstrata Essenciológica
Vivemos hoje uma Revolução Midiática Civilizacional. Não é uma Revolução tecnológica, do conhecimento, da informação, industrial. Estas são sub-revoluções e não a principal;

Camada Abstrata Teórica

 

 

Os fatores: causante (aumento populacional) detonantes (nova mídia), consequente (chegada de novo Macro Modelo de Sobrevivência);

Camada Operacional Metodológica

 

Migração de pessoas, grupos e organizações do modelo da Gestão (mais fechado e centralizado) para a Curadoria (mais aberto e descentralizada);

Camada Operacional

Aplicação da Metodologia para ver o que funciona e o que não funciona;

Camada Abstrata Revisional

A partir dos resultados operacionais, avaliar todas as camadas.

 

 

 

É isso, que dizes?

“Na Bimodais, eu entendi que a mente primária é algo espontâneo e automático, onde tem um “cofre” e o Nepo nos ajuda a abri-lo.”    – Fernanda Pompeu – Escritora.

“O Nepô e os Bimodais me ofereceram uma luz nesse caos da economia da atenção que vivemos atualmente.” – Carla Ponce de León Braga.

“Nepô tem um talento único para nos guiar em um processo de autodescoberta, ajudando-nos a enxergar o mundo sob novas perspectivas.” – Aline Staford – Advogada.

“A Bimodais me ajudou a consolidar uma ideia sobre o futuro da educação.”Suzan Costa – Professora de Biologia/Geoquímica Ambiental.

“A Bimodais agregou muito na minha vida, pois entendi que ser quem a gente é o melhor caminho e existe lugar no mundo para isso.”Anna Karenina Vieira – participante da Bimodais.

“Os conceitos da Bimodais são fundamentais para eu conseguir orientar outros pais e educadores sobre o Mundo Digital.”Thereza Rodrigues – Educadora/Diretora Executiva do Projeto Mãe Pixel.

“Na Bimodais, você não recebe aquela velha opinião formada sobre tudo.”Empresário especializado em inteligência de mercado.

“Você vai conseguir pensar muito fora da caixa o seu nível de ideia, a sua visão de mundo em termos de digital principalmente, inovação no geral, você vai estar com outro chip, você tem até que dosar para não assustar as pessoas do seu ambiente de trabalho. “David Bruno – Fundador da Crypto.

“O que gosto bastante é que os assuntos vão variando e agente tem uma informação diária, pílulas diárias de provocações. São assuntos novos que vão entrando e provocando a gente todos os dias, de uma leitura de livro a uma análise de coisas principais, ideias que a gente vai pensando e discutindo ao longo do caminho de forma variada.”Wagner Fonseca – Engenheiro Mecânico, especializado hoje em melhoria de desempenho de pessoas e equipes.

Bem vindo aos Bimodais – estudamos a nova Ciência da Inovação, que se divide em Inovação Civilizacional, Grupal e Pessoal.

Estamos começando a Décima Terceira Imersão (que vai de janeiro a julho de 2025.)

Se você entrar agora pagará no pix apenas R$ 750,00 e terá acesso a tudo que foi produzido no último semestre de 2024.

Mais dúvidas?
Veja os depoimentos dos que abraçaram a escola:
Se quiser mais detalhes, estarei à disposição, preencha este formulário para eu te conhecer:

https://bit.ly/formbimodais

Ou se preferir mande um zap: 21-996086422.

NOVIDADE:
Conheça o ChatGPT da Bimodais, pesquise e conheça, a seus critérios, nossa forma de pensar sobre a Ciência da Inovação: https://encurtador.com.br/05gDJ
Abraços, Nepô.

Leave a Reply