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O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.) 

O que aprendi com este artigo?

Resumo feito pelo Tio Chatinho (ChatGPT):

Resumo do Resumo:

No presente texto, Nepô nos apresenta a ciência como um meio para entender e lidar com os fenômenos da realidade, propondo a Existenciologia como uma ciência unificadora voltada à Inovação Pessoal e ao bem-estar do Sapiens. Inspirado em diferentes autores e ideias, especialmente na visão Bimodal, Nepô argumenta que a mídia e a estrutura social impactam profundamente a natureza humana, uma perspectiva que se desvia da abordagem tradicional. Através da Ciência Social 2.0 e da Ciência da Inovação, a visão bimodal de Nepô propõe novas formas de convivência e de entendimento das transformações sociais, com foco na descentralização e na adaptação ao crescimento populacional.

Resumo das partes:

No presente texto, na sua primeira parte, Nepô nos apresenta a ciência como uma ferramenta criada pelo Sapiens para lidar com os fenômenos da realidade, cujo objetivo é entender a lógica de determinado fenômeno e, a partir disso, desenvolver metodologias para melhor enfrentá-lo. Ele questiona a visão difundida no mainstream de que a ciência fornece verdades absolutas, ressaltando que a ciência é, na verdade, um mercado livre de ideias, no qual diferentes cientistas competem para propor suas análises e sugestões. Inspirando-se em Emri Lakatos, Nepô explica que há diversas Escolas de Pensamento, cada uma com seu Núcleo Duro, o que as diferencia ao abordar explicações e práticas sobre os fenômenos.

Na segunda parte do texto, Nepô nos apresenta a Bimodais como uma Escola de Pensamento que adota o Núcleo Duro baseado nas ideias de Marshall McLuhan, sintetizado pela máxima “mudou a mídia, mudou a sociedade.” A partir dessa premissa, a Bimodais desenvolve uma visão de que as mudanças nas mídias são impulsionadas pelo crescimento populacional, o que demanda novos modelos de comunicação e cooperação. Essas transformações permitem a descentralização do poder, levando a formas de convivência mais sustentáveis e adaptadas ao aumento populacional.

Na terceira parte do presente texto, Nepô nos apresenta a estrutura conceitual da Bimodais, que, ao se basear nas ideias de McLuhan, transcendeu o campo da Comunicação e propôs uma nova Ciência Social, a qual denomina de Ciência Social 2.0. Nesse modelo, distingue-se entre uma Ciência Social 1.0, que não reconhecia o papel da mídia nas grandes mudanças civilizacionais, e uma Ciência Social 2.0, que enfatiza essa relação. A partir dessa base, a Bimodais desenvolveu a Ciência da Inovação, cujo objetivo é analisar as atividades inovadoras da sociedade em três níveis: Inovação Civilizacional, Inovação Grupal e Inovação Pessoal, abrangendo desde a escala coletiva até a individual.

Na quarta parte do presente texto, Nepô nos apresenta uma reflexão sobre a necessidade de uma ciência unificadora para a Inovação Pessoal, algo fundamental para se viver mais e melhor. Essa proposta é chamada de Existenciologia, que visa integrar diferentes abordagens para facilitar a vida do Sapiens na busca por maior bem-estar e compreensão de si mesmo. Inspirado por autores como Mark Manson, Nepô observa que há divergências importantes entre abordagens mainstream e a visão bimodal, que destaca, por exemplo, a ideia de que possuímos duas mentes, somos animais como outros com uma forma peculiar de sobreviver, e que nossa interação com as mídias influencia estruturalmente nossa natureza.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. A Ciência foi criada pelo Sapiens para que pudéssemos lidar melhor com os fenômenos da realidade.
  2. Toda Ciência, na verdade, é um mercado livre de ideias, na qual os cientistas competem para “vender” as análises e sugestões diante de determinados fenômenos.
  3. A Bimodais, assim, do ponto de vista da visão geral sobre a civilização é uma Escola de Pensamento Mcluhaniana, pois o nosso núcleo duro parte da ideia de que: mudou a mídia, mudou a sociedade.
  4. Nós percebemos que as propostas de McLuhan extrapolaram o campo da Comunicação e passaram a propor uma nova Ciência Social, que foi batizada de 2.0.
  5. A Bimodais, então, passou a trabalhar com a perspectiva da Ciência Social 2.0, com foco na compreensão dos processos inovadores na sociedade, desdobrando-se, assim, na Ciência da Inovação.
  6. Quando começamos a aprofundar a questão da Inovação Pessoal, percebemos que algo tão importante – que é viver mais e melhor – não tem uma ciência única.
  7. Resolvemos unificar uma série de propostas para se viver mais e melhor, que vinham de vários campos na Existenciologia – uma ciência agregadora para que possamos facilitar a vida do Sapiens.
  8. O Sapiens é a única espécie que tem duas mentes: uma mais armazenadora e automática e outra mais reflexiva e revisora.

Os Mapas Mentais do Artigo:

Vamos ao Artigo:

“Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas.”Friedrich Nietzsche.

Repensando o papel das Ciências

A Ciência foi criada pelo Sapiens para que pudéssemos lidar melhor com os fenômenos da realidade.

O objetivo de uma Ciência, portanto, são dois:

Entender a lógica de determinado fenômeno;
Para que possamos, através de metodologias e operações, lidar melhor com ele.

Não existe, entretanto, uma visão única da ciência como se difunde no mainstream com frases do tipo:

“Os cientistas já consolidaram tal visão”;
“A ciência já comprovou isso”.

Toda Ciência, na verdade, é um mercado livre de ideias, na qual os cientistas competem para “vender” as análises e sugestões diante de determinados fenômenos.

Existem, assim, como nos ensina Emri Lakatos (1922-74) diferentes Escolas de Pensamento, que partem de um Núcleo Duro, um diferencial em relação às outras escolas, para desenvolver suas propostas de explicação e tratamento.

O Núcleo Duro da Bimodais

Na Inovação Civilizacional, por exemplo, a Bimodais escolheu o Núcleo Duro baseado nas ideias de Marshall Mcluhan (1911-80) com a seguinte direção para entender a dinâmica das grandes mudanças civilizacionais: “mudou a mídia, mudou a sociedade”.

A Bimodais, assim, do ponto de vista da visão geral sobre a civilização é uma Escola de Pensamento Mcluhaniana, pois o nosso núcleo duro parte da ideia de que: mudou a mídia, mudou a sociedade.

Depois dessa premissa, como toda a Escola de Pensamento deve fazer, acrescentamos:

Mídias mudam, pois o Sapiens aumenta a população;
O aumento da população demanda novos modelos de comunicação e cooperação;
As mudanças de comunicação e cooperação nos permitem descentralizar o poder;
E, com isso, passamos a viver de forma melhor e mais sustentável com mais gente.

As reflexões Essenciológicas da Bimodais

Toda Escola de Pensamento, entretanto, apesar de seu objetivo para com a sociedade é apresentar explicações e formas de lidar com determinado fenômeno, precisa situar as análises dentro de determinados campos científicos.

Nós percebemos que as propostas de McLuhan extrapolaram o campo da Comunicação e passaram a propor uma nova Ciência Social, que foi batizada de 2.0.

Assim, dividimos a Ciência Social em duas:

A Ciência Social 1.0 (Pré-McLuhan) – que não via o papel da mídia nas grandes guinadas civilizacionais;
A Ciência Social 2.0 (Pós-McLuhan) – que passou a enxergar o papel da mídia nas grandes guinadas civilizacionais.
A Bimodais, então, passou a trabalhar com a perspectiva da Ciência Social 2.0, com foco na compreensão dos processos inovadores na sociedade, desdobrando-se, assim, na Ciência da Inovação.

O objetivo da Ciência da Inovação, uma espécie de sinônimo da Ciência Social 2.0, visa entender a sociedade humana nas atividades inovadoras em três camadas:

Inovação Civilizacional – a camada mais macro, que atinge a toda a civilização;
Inovação Grupal – a inovação que é feita de forma coletiva;
Inovação Pessoal – a inovação na vida de cada pessoa.

Existenciologia a ciência criada pela Bimodais

Quando começamos a aprofundar a questão da Inovação Pessoal, percebemos que algo tão importante – que é viver mais e melhor – não tem uma ciência única.

Resolvemos unificar uma série de propostas para se viver mais e melhor, que vinham de vários campos na Existenciologia – uma ciência agregadora para que possamos facilitar a vida do Sapiens.

 

Quando leio Mark Manson, por exemplo, percebo que há algumas diferenças de abordagem entre os Essenciólogos, que pode ser apresentada na seguinte tabela:

Tabela das diferentes Abordagens da Essenciologia na sociedade I

Tópicos

Abordagem mais Mainstream
Abordagem Bimodal e de outros autores similares

Como nossa mente funciona?

Somos Unimentais – temos uma mente única;
Somos Bimentais – temos duas mentes O Sapiens é a única espécie que tem duas mentes: uma mais armazenadora e automática e outra mais reflexiva e revisora – (Nós, Kahneman, Goleman, Manson);

O Sapiens comparado com outras espécies;

Somos especiais e a sobrevivência não é algo tão relevante;
Somos animais como os outros, mas temos uma forma diferente de sobreviver, através da criação e reflexão (Nós e Ayn Rand);
O Sapiens diante das mídias;
A mídia é neutra e não altera de forma estrutural o Sapiens;
O Sapiens muda quando as mídias mudam (Nós e McLuhan e seguidores);
O Sapiens diante da singularização e da responsabilização diante das mídias;
A mídia é neutra e não altera de forma estrutural o Sapiens;
Quando as mídias e a cooperação nos levam à descentralização, passamos a ter que ser mais responsáveis e singulares (Nós).

 

 

 

 

Tabela das diferentes Abordagens da Essenciologia na sociedade II

Tópicos

Abordagem mais Mainstream
Abordagem Bimodal e de outros autores similares

Sobre a nossa formação;

Temos um Eu, que precisa ser conhecido;
O Sapiens precisa passar por uma Formatação Básica Obrigatória para ser Sapiens. O processo de singularização é justamente questionar a Formatação Básica Obrigatória, mantendo o que funciona e revendo o que não; (Nós, Mark Manson);

Sobre a Métrica de uma vida melhor;

É importante ser validado por terceiros, num processo exógeno, através de fama, posse, sucesso e dinheiro;

Sugerimos um processo endógeno, a partir de critérios de dentro para fora (Nós, Mark Manson e vários outros);
Sobre o detalhamento da Métrica de uma vida melhor;
É importante ser validado por terceiros, num processo exógeno, através de fama, posse, sucesso e dinheiro;
A métrica sugerida para aferir a qualidade de vida é Endógena (de dentro para fora), através da percepção do BOMTRC (Bom Humor, Otimismo, Tranquilidade, Resiliência e Criatividade);
O Sapiens diante da singularização e da responsabilização diante das mídias;
A mídia é neutra e não altera de forma estrutural o Sapiens;
Quando as mídias e a cooperação nos levam à descentralização, passamos a ter que ser mais responsáveis e singulares (Nós).

 

 

 

 

É isso, que dizes?

“Nepô é o filósofo (cientista da sabedoria) da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” -Léo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções.” -Fernanda Pompeu.

Bem vindo aos Bimodais – estudamos a nova Ciência da Inovação, que se divide em Inovação Civilizacional, Grupal e Pessoal.

Estamos mais focados em 2024 na Inovação Pessoal.

Estamos entrando na Décima Segunda Imersão (de julho a dezembro de 2024.) Valor: R$ 610,00, no pix.
Mais dúvidas?
Me zapa: 21-996086422

NOVIDADE:

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Abraços, Nepô.

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