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O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.) 

Resumo feito pelo Tio Chatinho (ChatGPT):

No presente texto, Nepô nos apresenta a importância de uma nova postura diante do conhecimento e dos desafios na Civilização 2.0. Em um cenário de inovação acelerada, ele propõe a adoção da “Certeza Provisória Razoável” – uma maneira de decidir com base em convicções provisórias, que podem ser ajustadas conforme surgem novos dados e entendimentos. Essa abordagem, segundo Nepô, é mais adequada ao mundo mutante em que vivemos, pois fomenta uma adaptação constante. Para que essa postura se popularize, ele defende o ensino do “Problemismo”, uma didática educacional que prioriza o foco nos problemas como forma de aprendizado, seguindo a linha de teóricos como Dewey e Piaget. Essa mentalidade de enfrentar desafios como oportunidades é explorada também no livro de Roberto Shinyashiki, onde problemas são vistos como catalisadores de desenvolvimento pessoal e profissional, fortalecendo tanto a resiliência quanto o sucesso em um mundo competitivo.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Aumentamos tremendamente o ritmo da inovação na Civilização 2.0 – isso é um fato inegável.
  2. O aumento da inovação gera uma demanda forte de adaptação das pessoas a cenários cada vez mais diferentes.
  3. Na Civilização 2.0, precisamos nos relacionar de forma completamente diferente com as Certezas. É preciso adotar ainda mais a Certeza Provisória Razoável.
  4. A Certeza Provisória Razoável é uma proposta mais adequada para nos relacionar com o conhecimento em um mundo mais mutante.
  5. O Problemismo é uma didática educacional que forma as pessoas a pensar sempre nos problemas e menos nas soluções.
  6. O Problemismo não nasce agora é algo que já vem sendo defendido por Teóricos da Educação ao longo do tempo.
  7. Com o aumento da Taxa da Inovação na Civilização 2.0, o problemismo passa a ser fundamental e obrigatório na formação do novo Sapiens.
  8. Aqueles que sabem resolver os seus próprios problemas e dos outros, sejam clientes, superiores ou colaboradores, são mais bem-sucedidos.

Os Mapas Mentais do Artigo:

Vamos ao Artigo:

“Os problemas são oportunidades disfarçadas.” John Adams.

Aumentamos tremendamente o ritmo da inovação na Civilização 2.0 – isso é um fato inegável.

O aumento da inovação gera uma demanda forte de adaptação das pessoas a cenários cada vez mais diferentes.

Na Civilização 2.0, precisamos nos relacionar de forma completamente diferente com as Certezas. É preciso adotar ainda mais a Certeza Provisória Razoável.

Vejamos a lógica:

Certeza – pois uma decisão precisa ser tomada;
Provisória – tenho consciência que minhas convicções são provisórias, pois posso mudar minha forma de sentir, agir e pensar, conforme surjam novidades;
Razoável – se algo consistente se mostrar válido para eu questionar minhas certezas, parto para os ajustes.

A Certeza Provisória Razoável é uma proposta mais adequada para nos relacionar com o conhecimento em um mundo mais mutante.

Vejamos a regra:

Quanto mais a Taxa de Inovação for mais alta, mais as pessoas tenderão a focar nos problemas e menos na soluções, pois os demandas tendem a permanecer e as soluções vão se alterando com grande velocidade;
Quanto mais a Taxa de Inovação for mais baixa, mais as pessoas tenderão a focar nas soluções e menos nos problemas, pois as demandas e as soluções tendem a permanecer, com pequenas alterações.

Porém, para que essa forma mais resiliente e maleável para lidar com a realidade se torne algo mais popular é preciso abraçar a didática educacional do Problemismo.

Também chamado Aprendizado Baseado em Problemas (ABP).

Pedi para o Tio Chatinho Plus fazer uma tabela comparativa entre as diferentes propostas de Aprendizado.

O problemismo está mais adequado a uma tendência que vemos no empreendedorismo no desenvolvimento ágil e na ideia de testar protótipos de forma mais barata e rápida para se chegar a um atendimento melhor ao cliente.

O Problemismo é uma didática educacional que forma as pessoas a pensar sempre nos problemas e menos nas soluções.

Diversos teóricos da educação defenderam algo nessa linha de aprendizado ativo baseado em problema, a saber:

John Dewey;
Jean Piaget;
Lev Vygotsky;
David Ausubel;
Joseph Schwab.

Portanto, o Problemismo não nasce agora é algo que já vem sendo defendido por Teóricos da Educação ao longo do tempo.

Porém, com o aumento da Taxa da Inovação na Civilização 2.0, o problemismo passa a ser fundamental e obrigatório na formação do novo Sapiens.

Isso vai muito na linha do livro, que já analisamos, de Roberto Shinyashiki “Problemas? Oba!: A revolução para você vencer no mundo dos negócios.”

No livro “Problemas? Oba!”, Shinyashiki destaca a importância de encarar os problemas como oportunidades para crescer, desenvolver habilidades e inovar.

Para ele, problemas estimulam a criatividade e a busca por soluções eficazes. A ideia central é que aqueles que sabem resolver os seus próprios problemas e dos outros, sejam clientes, superiores ou colaboradores, são mais bem-sucedidos.

O autor explora a mentalidade de ver os problemas como combustível para o progresso e não como obstáculos.

Segundo ele, pessoas, profissionais e empresas que prosperam são aquelas que, em vez de evitar as dificuldades, encaram cada desafio como uma chance de crescimento e diferenciação.

Shinyashiki também discute a importância do controle emocional e da resiliência em ambientes de alta pressão, onde as pessoas se destacam ao conseguir manter a calma e atuar de forma produtiva.

Ele ressalta que crescer envolve assumir responsabilidades e lidar com situações adversas. Nessa linha, empresas bem-sucedidas competem pela capacidade de resolver os problemas de seus clientes de forma genuína, criando um diferencial sustentável no mercado.

Por fim, o livro sugere que o verdadeiro sucesso está ligado à disposição de transformar problemas em oportunidades e a focar no impacto positivo que cada um pode ter na vida das pessoas ao redor.
Frases de destaque:

“Liderar é isso: aproveitar as oportunidades que os problemas geram.”
“Para ter sucesso atualmente, a lição mais importante é entender que os problemas que as pessoas nos trazem podem ser os melhores presentes que acontecem em nossa vida.”
“Tem sucesso quem sabe trabalhar para resolver os problemas dos outros.”
“Crescer significa estar à frente da solução de problemas.”
“Sucesso é gostar de superar dificuldades.”
“Quem não consegue ajudar ninguém vai ficar fora do mercado.”
“Os melhores profissionais são forjados no fogo das situações mais problemáticas.”
“O sucesso vem da sua disposição em ajudar a resolver os problemas das pessoas. E não em você se tornar parte dos problemas.”

É isso, que dizes?

“Nepô é o filósofo (cientista da sabedoria) da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” -Léo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções.” -Fernanda Pompeu.

Bem vindo aos Bimodais – estudamos a nova Ciência da Inovação, que se divide em Inovação Civilizacional, Grupal e Pessoal.

Estamos mais focados em 2024 na Inovação Pessoal.

Estamos entrando na Décima Segunda Imersão (de julho a dezembro de 2024.) Valor: R$ 610,00, no pix.
Mais dúvidas?
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Abraços, Nepô.

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