O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)
Resumo feito pelo Tio Chatinho (ChatGPT):
Frases de Divulgação do Artigo:
- Para um mundo mais descentralizado, dinâmico e inovador, o Paradigma Existencial Proativo e Singularizador vai deixando de ser uma opção e passando a ser uma obrigação.
- A ideia de que o Sapiens pode se reinventar – extremamente inovadora – aparece mais em ambientes mais descentralizados, quando a singularização é vista com bons olhos.
- Quantos compromissos você colocou na sua agenda voltados para projetos escolhidos por você de longo prazo?
- O Monolismo – a falta de diálogo interno – é extremamente estimulada em Ambientes de Sobrevivência Mais Centralizados.
- Colocar no Caderninho de Bordo nomes de personagens que existem dentro de nós que nos boicotam para aprender a superá-los.
- Mente Primária: elemento fundamental para a nossa saúde física e mental, desde que seja o tempo todo revisada.
- Os estudos sobre o Mundo Digital das Ciências da Educação, da Administração, da Psicologia, da Economia, entre outras, se torna inviável, pois os Paradigmas Estruturais da Ciência Social – a mãe de todas elas – estão com problemas.
- É preciso, antes de tudo, rever a Ciência Social 1.0, adotar a 2.0 e, só então, analisar os ajustes necessários em todas as Ciências Sociais correlatas.
Os Mapas Mentais do Artigo:
Vamos ao Artigo:
“Todo organismo vivo quando cresce precisa mudar de forma.” – D’Arcy Thompson.
Vamos fazer um resumo da semana Bimodal 11.6.2.
Fechando a Décima Primeira
Estamos, na verdade, fechando a cada semana a Décima Primeira Imersão, na qual passamos a ter como sistemática:
- Leitura e Bimodalização de um livro por semana;
- Fechamento da semana com um artigo consolidador.
Alometria
Logo no primeiro artigo, trouxemos para a bibliografia básica da escola o livro “On Growth and Form” de D’Arcy Thompson.
Ele é um dos Padrinhos estruturais da Bimodais, ao defender que todo organismo vivo quando cresce precisa mudar de forma.
Isso complementa o trabalho dos pesquisadores da comunicação canadenses, liderados por Marshall McLuhan (1911-80), que afirmaram que “mudou a mídia, mudou a sociedade”.
Thompson nos ajuda a entender que a mídia muda, pois há um crescimento de complexidade na sociedade humana o que nos obriga a:
- Ter um novo ambiente de comunicação;
- Que nos permite criar, na sequência, novos ambientes de cooperação.
O nome científico do padrão (mais complexidade = mudança de forma) se chama Alometria.
Entrou para o Glossário.
Sindicalização Científica
Outro conceito importante foi o da Sindicalização Científica.
A Sindicalização Científica ocorre com a limitação dos conceituadores a se prender em demasia em determinado campo.
Como nos ensinou Thomas Kuhn (1922-96) a ciência é feita de dois momentos:
- Normal – quando os Paradigmas Estruturais são válidos e se usa o método indutivo e se mergulha em um determinado campo restrito;
- Extraordinária – quando os Paradigmas Estruturais não são mais válidos e se usa o método dedutivo e se sai do campo restrito para uma visão mais global para poder fazer os ajustes nos Paradigmas Estruturais.
Há momentos de anomalia, como é o caso agora, que a compreensão do Mundo Digital não será conhecida pelas Ciências Sociais específicas, já que a Ciência Social – mãe de todas elas – está em crise.
Em outras palavras:
Os estudos sobre o Mundo Digital das Ciências da Educação, da Administração, da Psicologia, da Economia, entre outras, se torna inviável, pois os Paradigmas Estruturais da Ciência Social – a mãe de todas elas – estão com problemas.
É preciso, antes de tudo, rever a Ciência Social 1.0, adotar a 2.0 e, só então, analisar os ajustes necessários em todas as Ciências Sociais correlatas.
As duas grandes mudanças da Civilização 2.0
Outro ponto importante foi a compreensão de dois movimentos distintos na chegada da Civilização 2.0.
- Do ponto de vista estrutural – e de forma inédita – temos hoje a opção da Curadoria – um disruptivo Modelo Cooperativo nunca antes experimentado em larga escala pelo Sapiens (houve uso da mesma de forma regional e não tecnológica);
- Do ponto de vista conjuntural e com resgate de paradigmas do passado o incentivo em larga escala do Paradigma Existencial Proativo e Descentralizador, que defende uma série de posturas do Sapiens, mais Singularizadora, compatível com o novo cenário.
A tabela ilustra bem esse embate:
Os dois Paradigmas Existenciais disponíveis para o Sapiens 2.0 |
|
Paradigma Existencial Reativo (menos adequado para o Sapiens 2.0 – mais comum em Ambientes de Sobrevivência Mais Centralizados) |
Paradigma Existencial Proativo (mais adequado para o Sapiens 2.0 – mais comum em Ambientes de Sobrevivência Mais Centralizados) |
Coisitivista – Perspectiva de vida baseada em coisas (dinheiro, bens, status) – o orgulho mais exógeno – preocupado com a visão do outro; | Legadista – Perspectiva de vida baseada em legados – o orgulho mais endógeno – pouco preocupado com a visão do outro, referenciado por você mesmo; |
Reativista – atitude passiva diante dos fatos, muito influenciado pelos contextos e mais voltado para a Zona de Preocupação do que para a de Atuação, tendência ao Reclamismo, à Procrastinação e à Vitimização; | Proativista – uma atitude ativa diante dos fatos, pouco influenciado pelos contextos e mais voltado para a Zona de Atuação do que a da Preocupação, tendência à Inovação e ao Empreendedorismo; |
Pasteurizador – procura de ser parecido com os demais; | Singularizador – procura de se diferenciar dos demais; |
Curto Prazista – atitudes e pensamentos sempre voltados para o curto prazo, se deixando levar por emoções passageiras; | Longo Prazista – atitudes e pensamentos sempre voltados para o longo prazo, procurando rejeitar emoções passageiras, não compatível com um projeto mais amplo de vida; |
Instagrante – baixa capacidade de aprender com as falhas. O orgulho fica colocado nas conquistas e não no aprendizado; | Aprendiz – alta capacidade de aprender com as falhas. O orgulho fica colocado no aprendizado e não nas conquistas. |
Podemos dizer que:
Para um mundo mais descentralizado, dinâmico e inovador, o Paradigma Existencial Proativo e Singularizador vai deixando de ser uma opção e passando a ser uma obrigação.
Ele sempre foi usado no passado com sucesso e permitiu que as pessoas vivessem mais e melhor com a sua adoção.
O que muda é que ele passa a ter uma exponencial demanda em função do novo Ambiente de Sobrevivência mais Descentralizado.
Tudo que temos lido no campo da Inovação Pessoal, na verdade, é a defesa dos Paradigmas Existenciais Descentralizadores.
Bimentalidade
Tivemos com Dweck, mais uma vez o reforço, da Bimentalidade e uma novidade.
A ideia de que a Mente Primária pode ser bastante útil, desde que seja o tempo todo revisada pela Mente Secundária, sendo a responsável pelos nossos Automatismos Saudáveis.
Façamos uma separação:
- Automatismos Saudáveis – hábitos que estão alinhados com um projeto de vida mais saudável;
- Automatismos Tóxicos- hábitos que NÃO estão alinhados com um projeto de vida mais saudável.
Mindset do Sangue Azul
O conceito Mindset de Sangue Azul faz parte dos Paradigmas Existenciais Centralizadores.
Há aqui uma defesa de um Sapiens mais imutável, no qual heranças genéticas e culturais definem o futuro das pessoas.
O Mindset do Sangue Azul é extremamente benéfico para o centro na defesa de um Ambiente de Sobrevivência mais verticalizado.
A ideia de que o Sapiens pode se reinventar – extremamente inovadora – aparece mais em ambientes mais descentralizados, quando a singularização é vista com bons olhos.
A pergunta campeã
Surgiu na mentoria com a Aline.
Como descobrir com mais facilidade o seu Ikigai?
Se imagine rico, sem problema com dinheiro, você deixaria de fazer o que e faria mais o que?
Isso nos dá a liberdade de atender os nossos clientes internos.
Muito do que nos atrapalha a escolher nosso Ikigai é a demanda que temos para pagar os boletos.
Acabamos mais atendendo o que há de demanda no mercado e deixamos de procurar nossas vocações.
Na proposta Ikigai se procura alinhar de maneira inteligente para se chegar a um meio termo entre quatro pontos:
- Vocação;
- Paixão;
- Demanda do mercado;
- E viabilidade financeira.
Quem manda na sua agenda?
Outro ponto importante, como diagnóstico para saber que tipo de Paradigma Existencial é hegemônico na sua vida (Reativo ou Proativo) é analisar a sua agenda.
Quantos compromissos você colocou na sua agenda voltados para projetos escolhidos por você de longo prazo?
Quanto menos você colocou, mais os seus Paradigmas são mais reativos do que Proativos.
PEMD e PEMC
Consolidamos a ideia de que na história do Sapiens temos dois Paradigmas Existenciais Mais Centralizados, que tendem a Reatividade e os mais Descentralizados, que tendem à Proatividade.
Polilismo e Monolismo
Abordamos também o Polilismo (curadoria dos nossos vários Eus) e Monolismo (ignorando que eles existem).
O Monolismo – a falta de diálogo interno – é extremamente estimulada em Ambientes de Sobrevivência Mais Centralizados.
Eus Boicotadores
Sugestão de:
Colocar no Caderninho de Bordo nomes de personagens que existem dentro de nós que nos boicotam para aprender a superá-los.
Revisão do Papel da Mente Primária
Mente Primária: elemento fundamental para a nossa saúde física e mental, desde que seja o tempo todo revisada.
Frases de destaque do Nepô da semana:
- O Mindset Missionário foca no processo e não no resultado. O que lhe dá a resiliência de aceitar resultados ruins e aprender com eles.
- Automatizar hábitos é algo extremamente positivo (o que é feito pela Mente Primária), desde que estejam cada vez mais alinhados com a nossa saúde física e mental.
- Nos Paradigmas Existenciais Mais Centralizadores há um baixo incentivo a qualquer inovação que não parta do centro para as pontas.
- Nossa Cabeça 1.0 foi preparada para um mundo com muito menos escolhas e quando temos um aumento exponencial de opções, simplesmente ficamos perdidos.
- O Sapiens 2.0 precisa aprender a lidar com um mundo, no qual as escolhas, informações e opções deram um salto quântico!
- A Singularização e a Responsabilização do Sapiens 2.0 não é mais uma escolha, virou uma obrigação!
- Se você se imaginar rico – depois de ganhar na loteria – e querer continuar determinada atividade na sua vida: isso é o seu Ikigai!
- O diferencial na vida não vem do que herdamos, mas com aquilo que fazemos com o que foi herdado.
É isso, que dizes?
“Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.
“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.
Bem vindo à Bimodais – estudamos a nova Ciência da Inovação, que se divide em Inovação Civilizacional, Grupal e Pessoal.
Estamos mais focados em 2024 na Inovação Pessoal.
Estamos entrando na Décima Primeira Imersão (de maio a junho de 2024.)
Valor: R$ 200,00, no pix.
Bora?
Quer doar e ganhar quatro aulas de aula gravada?
Por aqui:
https://chk.eduzz.com/2358389
Mais dúvidas?
Me pergunta….
Abraços,
Nepô.
Com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon: https://a.co/d/3r3rGJ0