O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)
Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal190723
Frases de Divulgação do Artigo:
- Ser humano é estar humano.
- Sem padrões, não temos boas explicações.
- Se a Ciência Social está em crise TODAS as demais Ciências Sociais estão em crise!
- A Educação é uma das Ciências Sociais, que fica abaixo de um guarda-chuva maior que é a Ciência Social.
- Quem deveria trazer explicação sobre o novo cenário, está gerando mais confusão!
- Fato é que temos hoje um Ambiente Educacional que foi preparado para formar Sapiens 1.0 e não 2.0.
- O Sapiens 1.0 viveu num mundo com escassez de conteúdo, menor quantidade de escolhas e mudanças na sociedade muito mais lentas.
- O Sapiens, infelizmente, estão sendo preparado para sobreviver em um mundo que está acabando.
- Temos hoje um Ambiente Educacional massificador, quando precisamos de uma originalizador.
- Sem um critério claro do que lhe traz mais felicidade, fica muito difícil filtrar o que é e o que não é válido.
- O papel da educação é, em última instância, educar para que as pessoas possam tomar melhores decisões nas suas vidas.
- Mudou a mídia, mudou a educação!
- Toda vez que alteramos as mídias, há uma série de reverberações no fazer educacional para que possamos preparar um Sapiens mais sofisticado, apto a lidar com mais complexidade.
- Para se pensar o futuro da Educação, é preciso “subir um degrau” e questionar e procurar novas respostas da Ciência Social para, só então, entender os rumos que a Educação terá no futuro.
- Há aspectos na Formatação Básica Obrigatória que são válidos e outros inválidos, que cabe a cada Sapiens ir, aos poucos, revisando e aprimorando para se tornar cada vez mais humano.
- O Sapiens tem potenciais, características herdadas, de vários tipos, que vão se relacionando e questionando a Formatação Básica Obrigatória, através da Mente Secundária.
- Educar é, querendo ou não, formatar as pessoas para que elas possam viver em sociedade.
- Nós criamos uma Mente Secundária, que reflete sobre a primária para que possamos nos recriar, melhorar e nos reinventar.
- Do dia que nasce até poder ter uma certa autonomia na vida, todo o Sapiens passa por um longo processo de Formatação Básica Obrigatória.
- O Sapiens é a espécie mais artificial do planeta.
- Até as sugestões de mudança do novo Motor da História feitas pelos canadenses da Escola de Comunicação de Toronto, no século passado, as mídias eram ignoradas como o fator principal das guinadas civilizacionais.
- A Ciência Social 1.0, ao não entender o papel das mídias nas guinadas civilizacionais, não é mais suficiente para entender o nosso futuro.
- Precisamos entender que a forma como pensamos a trajetória humana estava equivocada e isso impacta diretamente TODAS as Ciências Sociais, na qual se inclui a Educação.
- Quando as mídias se alteram, temos uma verdadeira Revolução Civilizacional, que demanda ajustes Paradigmáticos em todas as atividades humanas.
- Toda vez que alteramos as mídias, há uma série de reverberações no fazer educacional.
Vamos ao Artigo:
“O analfabeto do século 21 não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender.” – Alvin Toffler.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
Primeiro, antes de tudo, será necessário entender quem é o Jovem 2.0, Quais são as suas demandas, que justifique uma mudança disruptiva na sua formação.
O Sapiens 2.0 precisará ser muito mais do que foi o 1.0:
- Empreendedor;
- Criativo;
- Filtrador;
- Originalizado;
- Padronista.
A partir de agora, um Sapiens 2.0 terá de diferente dos 1.0, pré digitais?
- Acesso a um conteúdo inimaginável, exponencialmente maior do que no passado;
- O desafio de ter um conjunto enorme de mais escolhas, o que os obriga a aprender a decidir muito mais e melhor;
- Uma atualização da sociedade muito mais rápida, que exige uma taxa muito maior de resiliência e adaptação.
O Sapiens 1.0 viveu num mundo com escassez de conteúdo, menor quantidade de escolhas e mudanças na sociedade muito mais lentas.
O papel da educação formal é o de suprir o Sapiens 2.0 de ferramentas para que possa viver, da forma mais adequada possível, na sociedade que eles vão enfrentar.
Hoje, basicamente os Ambientes Educacionais 1.0 são:
- Muito mais conteudistas do que incentivadores da filtragem;
- Mais massificadores do que originalizadores;
- Mais percepcionista do que padronista;
- Mais preparadores para se acostumar do que mudar;
- Mais repassam conhecimento e menos sabedoria.
Os Ambientes Educacionais do futuro precisam ser muito mais preparadores de pessoas em continuado processo do que de pessoas que conhecem determinados conteúdos.
Os Ambientes Educacionais 2.0 precisarão ser:
- Mais Incentivadores da filtragem do que conteudistas;
- Mais Originalizadores do que massificadores;
- Mais Padronistas do que Percepcionista;
- Mais preparadores para mudar do que para se acostumar;
- Mais repassar sabedoria do que conhecimento.
Vejamos os detalhes das demandas para a Educação 2.0:
- Mais Incentivadores da filtragem do que conteudistas – Hoje, o conhecimento está disponível, o que temos como demanda é filtrá-lo;
- Mais Originalizadores do que Massificadores – Hoje, a Curadoria permite um exponencial aumento da originalização e as pessoas precisam ser preparadas para isso;
- Mais Padronistas do que Percepcionista – Há uma demanda por superar determinados pensamentos míticos, não baseados em padrões históricos;
- Mais preparadores para mudar do que para se acostumar – a mudança será muito mais acelerada e as pessoas precisam ser muito mais resilientes;
- Mais repassar sabedoria do que conhecimento – é preciso aprofundar bastante a conversa sobre personal felicidade, tanto do ponto de vista conceitual quanto operacional.
É isso, que dizes?
“Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.
“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.
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