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O áudio do artigo

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal170622

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#Adam_Grant  – dialogando com este autor.

Quais são as questões do artigo?

  1. o que aprender com Grant sobre reaprendizagem?

Qual o tema do artigo?

Os Mapas Mentais do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

Historietas para ilustrar os áudios:

Vamos ao Artigo:

“xxx”Grant.

O presente artigo falará mais da Visão de Cenário.

Por que acredito que o livro de Grant é tão relevante e tem merecido diversos artigos aqui da Bimodais?

Ele toca numa questão central para que possamos ir, aos poucos, superando a Macro Crise Civilizacional que nos metemos.

Fato é:

A sociedade humana precisa de um novo tipo de Formatação Básica para viver num Ambiente de Sobrevivência Mais Mutante.

Nossa Formatação Básica foi toda preparada para viver no Ambiente de Sobrevivência Sonoro e agora precisamos nos adaptar para o Digital.

O ritmo de mudanças na Civilização 1.0 era bem menor do que o da 2.0.

Qual é a grande demanda da Civilização 2.0?

Precisamos aumentar a taxa do Pensamento Epistemológico na sociedade.

O Pensamento Epistemológico é aquele que reflete sobre a nossa reflexão, sobre o repensar.

O livro de Grant, no final das contas, é um livro basicamente Epistemológico, pois nos incentiva a pensar sobre como pensamos.

A Epistemologia é a reflexão sobre a reflexão.

Temos uma Taxa de Cientificidade no Ambiente de Sobrevivência 1.0, que deixou de ser suficiente para lidar com o 2.0.

Mergulhemos no passado.

Quando analisamos o esforço de René Descartes (1596 – 1650) com o livro do “Discurso do Método” temos ali um livro Epistemológico.

Uma demanda humana da passagem do Ambiente de Sobrevivência 1.2 para o 1.3 (da escrita manuscrita para a impressa).

Descartes com seu livro aumentou a Taxa de Cientificidade da sociedade – necessária para que pudéssemos lidar com o novo Patamar de Complexidade de Sobrevivência, fruto do aumento populacional naquele período.

Foi um livro relevante para refletir sobre a passagem de menos para mais Cientificidade.

Quando falamos em aumento da Taxa de Cientificidade – nossa capacidade de pensar como nós pensamos – passamos a conhecer mais o histórico do conhecimento passado, mas também obtendo ferramentas para repensá-lo.

Temos hoje a demanda na Civilização 2.0 por um exponencial aumento da Taxa de Cientificidade.

Que tem dois aspectos:

  • Conhecer mais o conhecimento acumulado;
  • Refletir mais sobre como pensamos.

Temos, assim, um fenômeno da Jornada Humana que podemos chamar de Epistemologia Progressiva.

A Epistemologia Progressiva é uma demanda humana de que os Sapiens pensem cada vez mais em como  pensam.

Assim, um dos Macro Desafios da Civilização 2.0 é o aumento gradual da Taxa da Mentalidade Científica de maneira geral na sociedade (como vimos no Artigo 2 desta série.)

Quando abordamos a questão da Mentalidade Científica por sugestão de Grant, por outro lado, estamos sugerindo, basicamente, o aumento da Taxa da Visão Epistemológica.

A Visão Epistemológica é aquela que NÃO se preocupa em analisar apenas os fatos, mas TAMBÉM o COMO analisamos os fatos.

A Epistemologia é o campo de estudo da Metapercepção.

Grant defende a ideia da Metapercepção (ele chama de metacognição) o desenvolvimento de pensar o tempo todo como pensamos.

Metapercepção é a capacidade que temos de pensar como pensamos.

Quando olhamos para os fenômenos diretamente, como se não houvesse a necessidade de refletir sobre as ferramentas (objetivas e subjetivas) que usamos aumentamos a Taxa de Emocionalismo Não Reflexivo

A Epistemologia é o campo da filosofia justamente criado para que possamos sempre operar em duas frentes de forma adequada:

  • na Fenomenologia (olhar para os fatos)
  • e na Epistemologia (como olhamos para os fatos).

O que inclui dois tipos de Epistemologia:

  • a Epistemologia do Ambiente – o espaço no qual o conhecimento é produzido e sinergia que existe entre os dois;
  • a Epistemologia da Análise – as ferramentas filosóficas, teóricas e metodológicas utilizadas na análise.

Nossas mentes foram preparadas para um tipo de sociedade e hoje estamos diante de uma nova, que demanda um novo tipo de formação – algo que já ocorreu no passado.

Podemos dizer que a Formatação Básica para o Sapiens 2.0 é o aumento radical do Ferramental Epistemológico de cada pessoa.

Temos hoje diante da Civilização 2.0 a passagem de um Sapiens mais Místico para um ainda mais Científico.

Neste aspecto, vivemos sob a égide da Mentalidade Científica Progressiva.

Diagnostica Grant a baixa taxa da Mentalidade Científica nos seguintes sintomas:

  1. “Escutamos opiniões que nos satisfazem, mas não ideias que nos levem a reflexões intensas.”;
  2. Uma vez que aceitamos algo como verdadeiro, raramente nos damos ao trabalho de questionar essa verdade.”;
  3. “Formas de pensar se tornam hábitos que nos atrasam, e só nos damos o trabalho de questioná-las quando é tarde demais. Esperamos.”.

 

Frases Tops do Autor:

  1. “Rever nossos pensamentos pode ajudar a encontrar novas soluções para problemas antigos e redescobrir soluções antigas para problemas novos.”
  2. “O ritmo acelerado das mudanças nos obriga a, mais do que nunca, aprender a questionar rapidamente nossas crenças.”
  3. “Quanto mais capaz você é, mais difícil é enxergar as próprias limitações. Ser bom em pensar pode nos tornar ruins em repensar.”

Destaque (azul) – Página 14

Uma vez que aceitamos algo como verdadeiro, raramente nos damos ao trabalho de questionar essa verdade.

Destaque (azul) – Página 18

Formas de pensar se tornam hábitos que nos atrasam, e só nos damos o trabalho de questioná- las quando é tarde demais. Esperamos

Destaque (laranja) – Página 18

Este livro trata da importância de repensar certezas.

Destaque (laranja) – Página 18

Fala sobre como adotar o tipo de flexibilidade mental que salvou a vida de Wagner Dodge. E sobre como ter êxito no ponto em que ele falhou: incentivar essa mesma capacidade nos outros.

Destaque (amarelo) – Página 18

Algumas não são apenas parte do seu trabalho– são parte da sua identidade.

Destaque (amarelo) – Página 20

Meu trabalho é repensar nossa maneira de trabalhar, liderar e viver–

Destaque (azul) – Página 20

 

Destaque (amarelo) – Página 22

Meu objetivo neste livro é explorar como se dá a reavaliação de um pensamento.

Destaque (amarelo) – Página 22

maiores repensadores do mundo.

Destaque (amarelo) – Página 22

comunidades de aprendizado vitalício.

Destaque (laranja) – Página 23

Este livro é um convite para que você se desfaça de conhecimentos e opiniões que não o ajudam mais e ancore sua identidade na flexibilidade, não na consistência. Se

Destaque (azul) – Página 24

Rever nossos pensamentos pode ajudar a encontrar novas soluções para

Destaque (laranja) – Página 23
Este livro é um convite para que você se desfaça de conhecimentos e opiniões que não o ajudam mais e ancore sua identidade na flexibilidade, não na consistência. Se
Destaque (azul) – Página 24
Rever nossos pensamentos pode ajudar a encontrar novas soluções para problemas antigos e redescobrir soluções antigas para problemas novos.
Destaque (azul) – Página 24
Uma marca da sabedoria é identificar a hora de abandonar algumas das ferramentas que nos são mais preciosas

Pense de novo

“Repensar é uma habilidade, mas também uma mentalidade. Muitas das ferramentas mentais de que precisamos nós já temos, só precisamos nos lembrar de pegá-las lá no fundo do armário e tirar a ferrugem.”

“Precisamos desenvolver o hábito de formar nossa própria “segunda opinião””.

“Se você for um cientista profissional, repensar é essencial ao seu trabalho. A ciência exige uma percepção constante dos limites da sua compreensão.”

O ritmo acelerado das mudanças nos obriga a, mais do que nunca, aprender a questionar rapidamente nossas crenças.

Diamante:

Mas ser cientista não se trata apenas de uma profissão. É um estado de espírito – uma forma de pensar diferente de pregar, de advogar e de fazer política.

Dão uma guinada para o terreno político quando permitem que suas visões sejam influenciadas por popularidade, não por precisão

Quanto mais capaz você é, mais difícil é enxergar as próprias limitações. Ser bom em pensar pode nos tornar ruins em repensar.

Quando estamos no modo cientista, nos recusamos a deixar nossas ideias se transformarem em ideologias.

Aqui, é preciso reposicionar a relação com o ego

Pensar como um cientista exige mais do que apenas reagir com a mente aberta. Exige manter a mente aberta ativamente. Exige procurar motivos pelos quais podemos estar errados – não motivos pelos quais devemos estar certos – e revisar nossas opiniões com base no que descobrimos.

Afinal de contas, o propósito de aprender não é confirmar nossas crenças, e sim fazê-las evoluir.

O que distinguia os grandes presidentes era o interesse e a disposição para assimilar ideias novas.

Se conhecimento é poder, saber o que não sabemos é sabedoria.

Encaravam muitas das suas posições como experimentos a serem testados, não como pontos a serem ganhos.

O problema de alguém entrar numa área que não conhece se achando o conhecedor porque é bom em outra.

O pensamento científico prefere a humildade ao orgulho, a dúvida à certeza, a curiosidade à conclusão.

Quando saímos do modo cientista, o ciclo do repensar é quebrado, passando para o ciclo da confiança excessiva.

Diamante

Opinião Exógena

Viramos políticos, ignorando ou descartando o que não é bem-visto por nossos eleitores – nossos pais, nosso chefe ou os colegas de escola que ainda tentamos impressionar.

Nós nos dedicamos tanto ao show que a verdade acaba relegada aos bastidores.

Temos o ego aprendiz (Endógeno) e o aparecedor (Exógeno).

 

Pesquisas mostram que, quando estamos lidando com alguém que resiste a transformações, é importante reforçar o que vai permanecer igual. Pensar em mudanças se torna mais interessante quando se inclui continuidade. Apesar de nossa estratégia ser capaz de evoluir, nossa identidade persiste.

Equilibrar as alterações.

É isso, que dizes?

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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL:NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.

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