No diálogo, a taxa do ego baixa, no bate-boca, ela sobe!
Viver o diálogo é algo que exige bastante.
Quando abrimos para que todos possam conversar – e isso é o que estamos vivendo agora com a Internet – precisamos ter boa vontade.
Isso envolve duas coisas:
- – escolher com quem vai dialogar;
- – e o interlocutor praticar a boa vontade que é (entender o ponto de vista antes de argumentar contra ou a favor.)
Se você não quer entender o ponto de vista de alguém, simplesmente não se manifeste, não concorda totalmente, mas não quer discutir, ignore.
Muitas vezes não há o esforço de compreender o ponto de vista e o outro lado já está discordando.
O discordar deve passar por:
- Ouviu ->
- Perguntou em caso de dúvida ->
- Entendeu o ponto de vista ->
- Refletiu sobre ele ->
- Questionou.
Normalmente, quem tem má vontade salta direto do Ouviu para o Questionou, sem perguntar ou se dar o tempo de entender e refletir.
Dialogar é um jogo que você é convidado para participar. A aceitação implica em regras, que se você não tiver disposto a seguir, é melhor recusar o convite.
O problema é que as pessoas querem discordar, sem entender.
Querem opinar sem se aprofundar.
Esta incapacidade de diálogo é fruto do fim de uma Ditadura Cognitiva que ficamos décadas sem conversar.
Você só deve se dedicar a diálogos quando sente que será ouvido e está disposto a ouvir.
Se isso não procede, você deve abortar a conversa, pois se não há a boa vontade – condição fundamental para o diálogo – não é conversa é outra coisa, tal como bate-papo de surdos (um finge que escuta o outro), ou bate-boca (ambos se xingando).
Um diálogo pede confiança de que ambos estão com vontade de evoluir seu pensamento e conversar e isso implica seguir a regra que vou repetir: ouvir, checar se houve entendimento, refletir e, só então, discordar, se for o caso.
Se você não confia na qualidade do diálogo deve abortar a conversa.
#Fato: não se pode conversar com todo mundo, isso é algo que eu aprendi ao longo de vários anos. É preciso selecionar aqueles que querem trocar e avançar, os outros, passe batido, pois vai sobrar mais tempo para dialogar com quem está disposto.
É isso, que dizes?
Excelente texto… aplausos.
#Fato: não se pode conversar com todo mundo, isso é algo que eu aprendi ao longo de vários anos. É preciso selecionar aqueles que querem trocar e avançar, os outros, passe batido, pois vai sobrar mais tempo para dialogar com quem está disposto.
[…] Ilustração: baixada na Web> […]
Conviver é uma trama em que cada um atua mediante regras que se deve ter em diálogos; se não segui-las o respeito não se fará presente.