Teorizar é amadurecer sentimentos, criando um conjunto de conceitos encadeados, que constrói uma narrativa que procura explicar as forças de determinado fenômeno e como se comportam em diferentes contextos.
O ser humano tem contato com o ambiente e isso provoca emoções e intuições. Digamos que essa relação com o ambiente provoca primeiras impressões.
Quando refletimos sobre estas percepções estamos amadurecendo e nos conhecendo melhor.
Teorias, assim, não é uma ferramenta da razão versus a emoção, mas um trabalho de reflexão sobre as percepções preliminares, onde as primeiras emoções e intuições são amadurecidas.
Uma boa teoria é aquela que passou por um longo período de intuições, emoções e foi separando traços que se repetiam para reduzir a taxa de ilusão que as percepções nos pregam.
Assim, teorizar é amadurecer sentimentos, criando um conjunto de conceitos encadeados, que constrói uma narrativa que procura explicar as forças de determinado fenômeno e como se comportam em diferentes contextos.
Quanto mais essas metodologias teóricas avançam, menos estaremos sujeitos às primeiras impressões, sendo, portanto, mais eficaz.
É isso, que dizes?
[…] Como disse aqui, teorias são sentimentos amadurecidos. […]