Resumo do artigo feito pelo Tio Chatinho:
Neste artigo, Nepô diferencia dois tipos de aprendizado: o Original (quando aprendemos algo novo) e o Revisional (quando precisamos revisar o que já acreditamos). Ele mostra que o segundo é muito mais desafiador, pois envolve emoções, estruturas consolidadas e resistência interna. A Escola Bimodal foca no Aprendizado Revisional e, por isso, aposta no Atracionismo como forma de inspirar a mudança. O verdadeiro desafio da era digital é revisar os paradigmas antigos, não apenas adotar ferramentas novas.
Aqui estão as melhores frases do artigo de hoje:
“Aprender o novo é mais fácil. Mais difícil é revisar o velho que ainda mora dentro de você.”;
“Revisar ideias antigas é como reformar a casa morando dentro dela: exige coragem e método.”;
“Desaprender é muitas vezes mais complexo do que o próprio ato de aprender algo novo.”;
“A Mente Primária é como um território com fronteiras bem defendidas, onde cada ideia estabelecida possui um exército de emoções protegendo uma fortaleza.”;
“O papel de um atracionista não é convencer, é oferecer uma nova visão com clareza e profundidade — a vontade de revisar e mudar é do outro.”;
“Atracionismo não é convencimento: é convite respeitoso à reinvenção difícil, mas necessária.”;
“O Atracionismo não impõe uma nova verdade, apenas ilumina caminhos alternativos com intensidade suficiente para inspirar a jornada revisional.”;
“Sem isso, não há revisão verdadeira.”;
“A verdadeira revolução digital começa quando temos coragem de revisar os paradigmas analógicos que ainda nos dominam.”;
“O Sapiens 2.0 precisa reaprender a pensar.”;
“Ninguém sai de Matrix se não quiser.”;
“No Aprendizado Revisional — que é o foco da Bimodais — o Atracionismo precisa ser mais intenso.”;
“O verdadeiro desafio da era digital não é dominar novas ferramentas, mas sim revisar paradigmas consolidados que já não servem à realidade atual.”
“O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, é a ilusão do conhecimento.” – Stephen Hawking (1942–2018).
Nem todo aprendizado é igual. Às vezes, estamos diante de algo completamente novo, que nunca passou pela nossa cabeça. Outras vezes, precisamos rever o que já achávamos que sabíamos.
Precisamos separar um do outro.
Vejamos:
Aprendizado Original — o Aprendizado Original acontece quando entramos em contato com algo que ainda não está registrado na Mente Primária. É como aprender a fazer um bolo que você nunca tentou. Nesse caso, há uma abertura maior, porque não existem resistências internas, nem emoções emboladas. A Mente Secundária pode operar livremente, sem precisar desinstalar conceitos antigos. Por isso, costuma ser mais leve, mais rápido e menos emocional. A mente aceita o novo com mais leveza — mas resiste com muita força ao que ameaça suas certezas. Aprender o novo é mais fácil. Mais difícil é revisar o velho que ainda mora dentro de você;
Aprendizado Revisional — já o Aprendizado Revisional é mais desafiador. Ele exige que a pessoa entre na Mente Primária, onde já existe uma estrutura consolidada sobre aquele tema. E ali não está apenas a ideia: estão as emoções ligadas a ela. Revisar uma ideia incorporada é como reformar uma casa enquanto você ainda mora nela. Por isso, esse tipo de aprendizado é mais demorado, turbulento e resistente. Receber sugestões de refazer a receita do bolo da vovó é mais complicado. Revisar ideias antigas é como reformar a casa morando dentro dela: exige coragem e método. Desaprender é muitas vezes mais complexo do que o próprio ato de aprender algo novo.
A Mente Primária é como um território com fronteiras bem defendidas, onde cada ideia estabelecida possui um exército de emoções protegendo uma fortaleza.
Quanto mais profunda for a memória na Mente Primária, quanto mais imersa em emoções estiver, mais difícil será o processo revisional. A pessoa naturalmente se pergunta:
“Vale a pena passar por isso?”
Atracionismo e Aprendizado Revisional:
E é aqui que entra o conceito de Atracionismo. Como o Aprendizado Revisional exige mais esforço, é preciso criar um campo de atração que estimule essa revisão.
Como na cena clássica de Matrix, Morpheus oferece as duas pílulas para Neo.
A escolha de sair ou não de Matrix — abandonar antigos paradigmas armazenados — é do outro.
Ninguém sai de Matrix se não quiser.
O esforço exigido para revisar antigos paradigmas tem que vir de dentro para fora, com muita vontade e dedicação.
O papel de um atracionista não é convencer, é oferecer uma nova visão com clareza e profundidade — a vontade de revisar e mudar é do outro.
Atracionismo não é convencimento: é convite respeitoso à reinvenção difícil, mas necessária.
O Atracionismo não impõe uma nova verdade, apenas ilumina caminhos alternativos com intensidade suficiente para inspirar a jornada revisional.
No Aprendizado Revisional — que é o foco da Bimodais — o Atracionismo precisa ser mais intenso. Quanto maior a resistência interna, mais forte tem que ser o convite. Sem isso, não há revisão verdadeira.
Conclusão:
Entender a diferença entre Aprendizado Original e Revisional ajuda a clarear as estratégias pedagógicas e conceituais da Escola Bimodal.
Sabemos que boa parte do que propomos está no campo revisional, o que exige da nossa parte um Atracionismo consistente.
Afinal, aprender algo novo é mais simples do que revisar o velho.
O verdadeiro desafio da era digital não é dominar novas ferramentas, mas sim revisar paradigmas consolidados que já não servem à realidade atual.
A verdadeira revolução digital começa quando temos coragem de revisar os paradigmas analógicos que ainda nos dominam.
O atual cenário exige um Aprendizado Revisional profundo — e é por isso que tem sido tão difícil as pessoas se localizarem diante do digital.
O Sapiens 2.0 precisa reaprender a pensar.
Parênteses:
Revisão do Prompt – nova versão:
Nome do chat: Avaliador de Artigos
Objetivo Geral do Chat:
Esta sala tem como objetivo avaliar a qualidade de um artigo com foco na originalidade, coerência e sua capacidade de atingir o público disruptivo e inovador. O artigo será analisado de maneira a entender se ele oferece novas perspectivas ou se é uma repetição de ideias já estabelecidas, e se tem o poder de ajudar os disruptivos a entender melhor o cenário digital atual.
Fluxo de Funcionamento:
Recepção do Artigo:
- O usuário irá inserir o artigo a ser avaliado.
Avaliação Automática:
O chat realizará a análise do artigo com base nos seguintes critérios:
- Originalidade diante do que temos no mercado:
- Nota 1: O artigo é uma repetição do que tem sido amplamente dito, sem agregar nada de novo.
- Nota 5: O artigo é altamente original, trazendo novas ideias e perspectivas disruptivas que não são comumente encontradas no mercado.
- Coerência dos Argumentos:
- Nota 1: O artigo carece de lógica e coerência, parecendo ser apenas uma tentativa de atrair atenção ou seguidores.
- Nota 5: O artigo é bem estruturado, com argumentos sólidos e coerentes que fazem sentido dentro do contexto atual e futuro.
- Capacidade de Atingir ao Público-Alvo (Disruptivos e Inovadores):
- Nota 1: O artigo não consegue conectar-se com o público-alvo disruptivo, mais atrapalha do que ajuda.
- Nota 5: O artigo é extremamente relevante para o público disruptivo, fornecendo insights valiosos que ajudam a entender e navegar melhor no novo cenário digital.
Cálculo da Nota Final:
- A nota final será a média das notas dadas nos três critérios: Originalidade, Coerência e Capacidade de Atingir o Público-Alvo.
Texto de Análise para Divulgação do Artigo:
Após a análise, o chat gerará o seguinte texto de divulgação:
“O artigo de Carlos Nepomuceno visa atingir os disruptivos na sociedade, eu, [nome do GPT], atesto o seguinte sobre a análise realizada:
- Originalidade diante do que temos no mercado: [Nota]
- Coerência dos Argumentos: [Nota]
- Capacidade de Atingir o Público-Alvo: [Nota]
Nota Final: [Média final]
O artigo apresenta ideias inovadoras sobre [resumo da análise]. Ele ajuda a entender melhor o cenário digital atual, oferecendo perspectivas úteis e valiosas para aqueles que buscam ser disruptivos no novo contexto.”
Exemplo de Resultado da Análise:
- Originalidade diante do que temos no mercado: Nota 4
- Coerência dos Argumentos: Nota 5
- Capacidade de Atingir o Público-Alvo: Nota 5
Média Final: (4 + 5 + 5) ÷ 3 = 4.67
Texto de Análise para Divulgação:
“O artigo de Carlos Nepomuceno visa atingir os disruptivos na sociedade, eu, GPT Avaliador, atesto o seguinte sobre a análise realizada:
- Originalidade diante do que temos no mercado: 4
- Coerência dos Argumentos: 5
- Capacidade de Atingir o Público-Alvo: 5
Nota Final: 4.67
O artigo apresenta ideias inovadoras sobre como os disruptivos podem navegar no novo cenário digital, com uma abordagem coerente e extremamente relevante para o público-alvo.”
Vejam como ficou:
Texto de Análise para Divulgação:
O artigo de Carlos Nepomuceno visa atingir os disruptivos na sociedade, eu, GPT Avaliador, atesto o seguinte sobre a análise realizada:
- Originalidade diante do que temos no mercado: 5
- Coerência dos Argumentos: 5
- Capacidade de Atingir o Público-Alvo: 5
- Nota Final: 5.0
O artigo apresenta ideias inovadoras sobre a diferença entre Aprendizado Original e Revisional, destacando o papel essencial do Atracionismo nesse processo. Ele ajuda a entender melhor o cenário digital atual, oferecendo perspectivas úteis e valiosas para aqueles que buscam ser disruptivos no novo contexto.
Nova etapa Bimodal:
Revisão dos artigos e voltar a ler livros.
É isso, que dizes?
A diferença entre o Aprendizado Original e o Aprendizado Revisional
Link para o artigo: https://encurtador.com.br/xYpGD
Resumo do artigo feito pelo Tio Chatinho:
Neste artigo, Nepô diferencia dois tipos de aprendizado: o Original (quando aprendemos algo novo) e o Revisional (quando precisamos revisar o que já acreditamos). Ele mostra que o segundo é muito mais desafiador, pois envolve emoções, estruturas consolidadas e resistência interna. A Escola Bimodal foca no Aprendizado Revisional e, por isso, aposta no Atracionismo como forma de inspirar a mudança. O verdadeiro desafio da era digital é revisar os paradigmas antigos, não apenas adotar ferramentas novas.
Resumo da Avaliação de GPTs (Deep Seek, Claude, Grok e ChatGPT) sobre este artigo da Bimodais (de 1 a 5):
Texto de Análise Consolidada para Divulgação
O artigo “A diferença entre o Aprendizado Original e o Aprendizado Revisional” de Carlos Nepomuceno visa atingir os disruptivos na sociedade, eis um resumo das análises feitas pelo Claude, ChatGPT, DeepSeek e Grok, que atestaram o seguinte:
- Originalidade diante do que temos no mercado: 4.375
- Coerência dos Argumentos: 5.0
- Capacidade de Atingir o Público-Alvo: 5.0
- Nota Final: 4.84
E um resumo juntando o melhor de todas as análises:
O artigo apresenta ideias inovadoras sobre os processos cognitivos envolvidos na adaptação ao mundo digital, com destaque para a distinção entre Aprendizado Original e Aprendizado Revisional. A proposta do Atracionismo como ponte para esse tipo de aprendizado é um dos pontos altos, oferecendo uma perspectiva clara e provocadora sobre como revisar paradigmas mentais enraizados.
A linguagem acessível e ao mesmo tempo profunda favorece a reflexão crítica, especialmente entre os disruptivos, que buscam se reinventar em meio às mudanças aceleradas da Civilização 2.0. O texto ajuda a entender melhor os desafios estruturais da transformação digital e oferece caminhos para uma postura mais autônoma e reflexiva diante do novo ambiente.
É isso, que dizes?
BAIXE NOSSO ÚLTIMO EBOOK: “Sapiens 2.0: como viver mais e melhor em um mundo mais descentralizado, dinâmico e inovador”
Descubra como evoluir no ritmo do novo século!
O ebook Sapiens 2.0: como viver mais e melhor em um mundo mais descentralizado, dinâmico e inovador é um guia essencial para quem deseja acompanhar as transformações do mundo sem perder sua essência. Carlos Nepomuceno apresenta um modelo poderoso para revisar seus paradigmas, desenvolver novas habilidades e viver com mais autonomia, propósito e inteligência emocional.
Baixe por aqui: https://encurtador.com.br/2QNKG
ENTRE PARA A BIMODAIS – SAIA DE MATRIX!
No novo artigo, Carlos Nepomuceno apresenta a diferença entre Aprendizado Original e Aprendizado Revisional, destacando que o verdadeiro desafio da era digital não está em aprender o novo, mas em revisar velhos paradigmas que já não funcionam. Estamos na 13ª Imersão (jan-jun/2025), e ao entrar agora, você paga apenas R$ 450,00 no pix e tem acesso a todo o conteúdo produzido no atual semestre.
O QUE O PESSOAL QUE ESTÁ POR AQUI FALA DA BIMODAIS?
“A Bimodais nos convida a pensar de forma mais profunda sobre as mudanças que estamos vivendo.” — Suzan Costa, professora de Biologia/Geoquímica Ambiental.
Veja os depoimentos dos que abraçaram a escola: https://nepo.com.br/depoimento-dos-bimodais-endogenos-e-exogenos/
SEM TEMPO PARA PARTICIPAR, MAS QUER MANDAR UM PIX?
A Bimodais é um espaço para quem deseja trocar a pressa pela profundidade e a repetição pela originalidade. Se alguma de nossas ideias já te provocou um novo olhar, sua contribuição via pix, no valor que fizer sentido, é uma forma de manter viva essa chama. Apoie essa jornada de reflexão e transformação. Contribua agora!
PIX: 21996086422
Mais dúvidas?
Mande um zap: 21-996086422.
Abraços, Nepô.
#Bimodais #Nepô #Criatividade #MenteSecundária #Reflexão #InovaçãoPessoal #Autoconhecimento #Descentralização #MenteRevisora #Civilizacao20 #ExerciciosMentais #Lucidez