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Resumo do artigo feito pelo Tio Chatinho:
Neste artigo, Nepô diferencia dois tipos de aprendizado: o Original (quando aprendemos algo novo) e o Revisional (quando precisamos revisar o que já acreditamos). Ele mostra que o segundo é muito mais desafiador, pois envolve emoções, estruturas consolidadas e resistência interna. A Escola Bimodal foca no Aprendizado Revisional e, por isso, aposta no Atracionismo como forma de inspirar a mudança. O verdadeiro desafio da era digital é revisar os paradigmas antigos, não apenas adotar ferramentas novas.

Aqui estão as melhores frases do artigo de hoje:

“Aprender o novo é mais fácil. Mais difícil é revisar o velho que ainda mora dentro de você.”;
“Revisar ideias antigas é como reformar a casa morando dentro dela: exige coragem e método.”;
“Desaprender é muitas vezes mais complexo do que o próprio ato de aprender algo novo.”;
“A Mente Primária é como um território com fronteiras bem defendidas, onde cada ideia estabelecida possui um exército de emoções protegendo uma fortaleza.”;
“O papel de um atracionista não é convencer, é oferecer uma nova visão com clareza e profundidade — a vontade de revisar e mudar é do outro.”;
“Atracionismo não é convencimento: é convite respeitoso à reinvenção difícil, mas necessária.”;
“O Atracionismo não impõe uma nova verdade, apenas ilumina caminhos alternativos com intensidade suficiente para inspirar a jornada revisional.”;
“Sem isso, não há revisão verdadeira.”;
“A verdadeira revolução digital começa quando temos coragem de revisar os paradigmas analógicos que ainda nos dominam.”;
“O Sapiens 2.0 precisa reaprender a pensar.”;
“Ninguém sai de Matrix se não quiser.”;
“No Aprendizado Revisional — que é o foco da Bimodais — o Atracionismo precisa ser mais intenso.”;
“O verdadeiro desafio da era digital não é dominar novas ferramentas, mas sim revisar paradigmas consolidados que já não servem à realidade atual.”

“O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, é a ilusão do conhecimento.” Stephen Hawking (1942–2018).

Nem todo aprendizado é igual. Às vezes, estamos diante de algo completamente novo, que nunca passou pela nossa cabeça. Outras vezes, precisamos rever o que já achávamos que sabíamos.

Precisamos separar um do outro.

Vejamos:

Aprendizado Original — o Aprendizado Original acontece quando entramos em contato com algo que ainda não está registrado na Mente Primária. É como aprender a fazer um bolo que você nunca tentou. Nesse caso, há uma abertura maior, porque não existem resistências internas, nem emoções emboladas. A Mente Secundária pode operar livremente, sem precisar desinstalar conceitos antigos. Por isso, costuma ser mais leve, mais rápido e menos emocional. A mente aceita o novo com mais leveza — mas resiste com muita força ao que ameaça suas certezas. Aprender o novo é mais fácil. Mais difícil é revisar o velho que ainda mora dentro de você;

Aprendizado Revisional — já o Aprendizado Revisional é mais desafiador. Ele exige que a pessoa entre na Mente Primária, onde já existe uma estrutura consolidada sobre aquele tema. E ali não está apenas a ideia: estão as emoções ligadas a ela. Revisar uma ideia incorporada é como reformar uma casa enquanto você ainda mora nela. Por isso, esse tipo de aprendizado é mais demorado, turbulento e resistente. Receber sugestões de refazer a receita do bolo da vovó é mais complicado. Revisar ideias antigas é como reformar a casa morando dentro dela: exige coragem e método. Desaprender é muitas vezes mais complexo do que o próprio ato de aprender algo novo.

A Mente Primária é como um território com fronteiras bem defendidas, onde cada ideia estabelecida possui um exército de emoções protegendo uma fortaleza.

Quanto mais profunda for a memória na Mente Primária, quanto mais imersa em emoções estiver, mais difícil será o processo revisional. A pessoa naturalmente se pergunta:

“Vale a pena passar por isso?”

Atracionismo e Aprendizado Revisional:

E é aqui que entra o conceito de Atracionismo. Como o Aprendizado Revisional exige mais esforço, é preciso criar um campo de atração que estimule essa revisão.

Como na cena clássica de Matrix, Morpheus oferece as duas pílulas para Neo.

A escolha de sair ou não de Matrix — abandonar antigos paradigmas armazenados — é do outro.

Ninguém sai de Matrix se não quiser.

O esforço exigido para revisar antigos paradigmas tem que vir de dentro para fora, com muita vontade e dedicação.

O papel de um atracionista não é convencer, é oferecer uma nova visão com clareza e profundidade — a vontade de revisar e mudar é do outro.

Atracionismo não é convencimento: é convite respeitoso à reinvenção difícil, mas necessária.

O Atracionismo não impõe uma nova verdade, apenas ilumina caminhos alternativos com intensidade suficiente para inspirar a jornada revisional.

No Aprendizado Revisional — que é o foco da Bimodais — o Atracionismo precisa ser mais intenso. Quanto maior a resistência interna, mais forte tem que ser o convite. Sem isso, não há revisão verdadeira.

Conclusão:

Entender a diferença entre Aprendizado Original e Revisional ajuda a clarear as estratégias pedagógicas e conceituais da Escola Bimodal.

Sabemos que boa parte do que propomos está no campo revisional, o que exige da nossa parte um Atracionismo consistente.

Afinal, aprender algo novo é mais simples do que revisar o velho.

O verdadeiro desafio da era digital não é dominar novas ferramentas, mas sim revisar paradigmas consolidados que já não servem à realidade atual.

A verdadeira revolução digital começa quando temos coragem de revisar os paradigmas analógicos que ainda nos dominam.

O atual cenário exige um Aprendizado Revisional profundo — e é por isso que tem sido tão difícil as pessoas se localizarem diante do digital.

O Sapiens 2.0 precisa reaprender a pensar.

Parênteses:

Revisão do Prompt – nova versão:

Nome do chat: Avaliador de Artigos

Objetivo Geral do Chat:

Esta sala tem como objetivo avaliar a qualidade de um artigo com foco na originalidade, coerência e sua capacidade de atingir o público disruptivo e inovador. O artigo será analisado de maneira a entender se ele oferece novas perspectivas ou se é uma repetição de ideias já estabelecidas, e se tem o poder de ajudar os disruptivos a entender melhor o cenário digital atual.

Fluxo de Funcionamento:

1️⃣ Recepção do Artigo:

  • O usuário irá inserir o artigo a ser avaliado.

2️⃣ Avaliação Automática:

O chat realizará a análise do artigo com base nos seguintes critérios:

  • Originalidade diante do que temos no mercado:
    • Nota 1: O artigo é uma repetição do que tem sido amplamente dito, sem agregar nada de novo.
    • Nota 5: O artigo é altamente original, trazendo novas ideias e perspectivas disruptivas que não são comumente encontradas no mercado.
  • Coerência dos Argumentos:
    • Nota 1: O artigo carece de lógica e coerência, parecendo ser apenas uma tentativa de atrair atenção ou seguidores.
    • Nota 5: O artigo é bem estruturado, com argumentos sólidos e coerentes que fazem sentido dentro do contexto atual e futuro.
  • Capacidade de Atingir ao Público-Alvo (Disruptivos e Inovadores):
    • Nota 1: O artigo não consegue conectar-se com o público-alvo disruptivo, mais atrapalha do que ajuda.
    • Nota 5: O artigo é extremamente relevante para o público disruptivo, fornecendo insights valiosos que ajudam a entender e navegar melhor no novo cenário digital.

3️⃣ Cálculo da Nota Final:

  • A nota final será a média das notas dadas nos três critérios: Originalidade, Coerência e Capacidade de Atingir o Público-Alvo.

4️⃣ Texto de Análise para Divulgação do Artigo:

Após a análise, o chat gerará o seguinte texto de divulgação:

“O artigo de Carlos Nepomuceno visa atingir os disruptivos na sociedade, eu, [nome do GPT], atesto o seguinte sobre a análise realizada:

  • Originalidade diante do que temos no mercado: [Nota]
  • Coerência dos Argumentos: [Nota]
  • Capacidade de Atingir o Público-Alvo: [Nota]

Nota Final: [Média final]

O artigo apresenta ideias inovadoras sobre [resumo da análise]. Ele ajuda a entender melhor o cenário digital atual, oferecendo perspectivas úteis e valiosas para aqueles que buscam ser disruptivos no novo contexto.”

Exemplo de Resultado da Análise:

  • Originalidade diante do que temos no mercado: Nota 4
  • Coerência dos Argumentos: Nota 5
  • Capacidade de Atingir o Público-Alvo: Nota 5

Média Final: (4 + 5 + 5) ÷ 3 = 4.67

Texto de Análise para Divulgação:

“O artigo de Carlos Nepomuceno visa atingir os disruptivos na sociedade, eu, GPT Avaliador, atesto o seguinte sobre a análise realizada:

  • Originalidade diante do que temos no mercado: 4
  • Coerência dos Argumentos: 5
  • Capacidade de Atingir o Público-Alvo: 5

Nota Final: 4.67

O artigo apresenta ideias inovadoras sobre como os disruptivos podem navegar no novo cenário digital, com uma abordagem coerente e extremamente relevante para o público-alvo.”

Vejam como ficou:

📝 Texto de Análise para Divulgação:

O artigo de Carlos Nepomuceno visa atingir os disruptivos na sociedade, eu, GPT Avaliador, atesto o seguinte sobre a análise realizada:

  • Originalidade diante do que temos no mercado: 5
  • Coerência dos Argumentos: 5
  • Capacidade de Atingir o Público-Alvo: 5
  • Nota Final: 5.0

O artigo apresenta ideias inovadoras sobre a diferença entre Aprendizado Original e Revisional, destacando o papel essencial do Atracionismo nesse processo. Ele ajuda a entender melhor o cenário digital atual, oferecendo perspectivas úteis e valiosas para aqueles que buscam ser disruptivos no novo contexto.

Nova etapa Bimodal:

Revisão dos artigos e voltar a ler livros.

É isso, que dizes?

 

A diferença entre o Aprendizado Original e o Aprendizado Revisional

Link para o artigo: https://encurtador.com.br/xYpGD

Resumo do artigo feito pelo Tio Chatinho:

Neste artigo, Nepô diferencia dois tipos de aprendizado: o Original (quando aprendemos algo novo) e o Revisional (quando precisamos revisar o que já acreditamos). Ele mostra que o segundo é muito mais desafiador, pois envolve emoções, estruturas consolidadas e resistência interna. A Escola Bimodal foca no Aprendizado Revisional e, por isso, aposta no Atracionismo como forma de inspirar a mudança. O verdadeiro desafio da era digital é revisar os paradigmas antigos, não apenas adotar ferramentas novas.

Resumo da Avaliação de GPTs (Deep Seek, Claude, Grok e ChatGPT) sobre este artigo da Bimodais (de 1 a 5):

Texto de Análise Consolidada para Divulgação

O artigo “A diferença entre o Aprendizado Original e o Aprendizado Revisional” de Carlos Nepomuceno visa atingir os disruptivos na sociedade, eis um resumo das análises feitas pelo Claude, ChatGPT, DeepSeek e Grok, que atestaram o seguinte:

  • Originalidade diante do que temos no mercado: 4.375 
  • Coerência dos Argumentos: 5.0 
  • Capacidade de Atingir o Público-Alvo: 5.0 
  • Nota Final: 4.84 

E um resumo juntando o melhor de todas as análises:

O artigo apresenta ideias inovadoras sobre os processos cognitivos envolvidos na adaptação ao mundo digital, com destaque para a distinção entre Aprendizado Original e Aprendizado Revisional. A proposta do Atracionismo como ponte para esse tipo de aprendizado é um dos pontos altos, oferecendo uma perspectiva clara e provocadora sobre como revisar paradigmas mentais enraizados.

A linguagem acessível e ao mesmo tempo profunda favorece a reflexão crítica, especialmente entre os disruptivos, que buscam se reinventar em meio às mudanças aceleradas da Civilização 2.0. O texto ajuda a entender melhor os desafios estruturais da transformação digital e oferece caminhos para uma postura mais autônoma e reflexiva diante do novo ambiente.

É isso, que dizes?

BAIXE NOSSO ÚLTIMO EBOOK: “Sapiens 2.0: como viver mais e melhor em um mundo mais descentralizado, dinâmico e inovador”

Descubra como evoluir no ritmo do novo século!

O ebook Sapiens 2.0: como viver mais e melhor em um mundo mais descentralizado, dinâmico e inovador é um guia essencial para quem deseja acompanhar as transformações do mundo sem perder sua essência. Carlos Nepomuceno apresenta um modelo poderoso para revisar seus paradigmas, desenvolver novas habilidades e viver com mais autonomia, propósito e inteligência emocional.

Baixe por aqui: https://encurtador.com.br/2QNKG

ENTRE PARA A BIMODAIS – SAIA DE MATRIX!

No novo artigo, Carlos Nepomuceno apresenta a diferença entre Aprendizado Original e Aprendizado Revisional, destacando que o verdadeiro desafio da era digital não está em aprender o novo, mas em revisar velhos paradigmas que já não funcionam. Estamos na 13ª Imersão (jan-jun/2025), e ao entrar agora, você paga apenas R$ 450,00 no pix e tem acesso a todo o conteúdo produzido no atual semestre.

O QUE O PESSOAL QUE ESTÁ POR AQUI FALA DA BIMODAIS?

“A Bimodais nos convida a pensar de forma mais profunda sobre as mudanças que estamos vivendo.” — Suzan Costa, professora de Biologia/Geoquímica Ambiental.​

Veja os depoimentos dos que abraçaram a escola: https://nepo.com.br/depoimento-dos-bimodais-endogenos-e-exogenos/

SEM TEMPO PARA PARTICIPAR, MAS QUER MANDAR UM PIX?

A Bimodais é um espaço para quem deseja trocar a pressa pela profundidade e a repetição pela originalidade. Se alguma de nossas ideias já te provocou um novo olhar, sua contribuição via pix, no valor que fizer sentido, é uma forma de manter viva essa chama. Apoie essa jornada de reflexão e transformação. Contribua agora!

PIX: 21996086422

Mais dúvidas?

Mande um zap: 21-996086422.

Abraços, Nepô.

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