“O Atracionismo é uma metodologia de mudança mais adequada a alterações mais profundas na nossa vida, que exigem um esforço de dentro para fora muito grande, tanto em esforço quanto de tempo.”;
• “Quanto mais uma mudança altera nosso Prompt Existencial, mais ela precisa vir de dentro para fora do que de fora para dentro.”;
• “No mundo das ideias e das grandes transformações, encontramos resistência o tempo todo.”;
• “Muitos acreditam que inovar significa convencer os outros a enxergarem o novo.”;
• “A essência do Atracionismo é simples: gastar energia tentando convencer quem resiste é inútil. O foco deve estar em quem já demonstra vontade de mudar.”;
• “A transformação mais disruptiva acontece quando as pessoas percebem valor no novo, não porque alguém impôs uma mudança externa.”;
• “Enquanto os convencionistas batem na porta, os atracionistas deixam a janela aberta – e esperam que o vento do interesse faça o resto.”;
• “No Atracionismo, o papel do inovador não é convencer, mas tornar o novo tão irresistível que aqueles prontos para a mudança queiram fazer parte dela.”;
“Um demonstrador não vai ao cliente para convencê-lo, mas para apresentar apenas os benefícios.” – Appolinário.
Parênteses:
Como estou dentro de um curso de pós, falando das bases da Bimodais, estou revendo conceitos antigos.
Além disso, estou dentro do Nomismo, aproveitando para dar nomes a propostas que sempre falamos, mas não tinham nomes.
Vejamos aqui as escolhas da Bimodais dentro da Ciência da Inovação:
- Midiatismo (na Inovação Civilizacional) – escolha, a partir do Padronismo Bimodal, que percebe que são as mídias o principal Fator Causante das principais Revoluções Civilizacionais que já tivemos;
- Bimentalismo Administrativo (Inovação Grupal) – a percepção que diante do atual cenários de dois Modelos de Cooperação, as organizações tradicionais devem optar pelo Bimentalismo Administrativo, tendo os dois modelos administrativos, um dando continuidade ao existente e outro já no outro contexto;
- Potencialismo (Inovação Pessoal) – a escolha de que a forma mais adequada do Sapiens definir o seu propósito de vida é através da Singularização, procurando desenvolver o seu potencial único, gerando energias positivas para ele e para os outros.
Vamos ao artigo.
Quando falamos em mudar qualquer coisa na vida é preciso separar dois tipos de mudanças:
Mudanças mais profundas – que envolvem revisões mais amplas na nossa forma de sentir, pensar e agir, tais como mudar de emprego, cidade, parar de beber ou de fumar;
Mudanças mais superficiais – que envolvem revisões mais simples, tais como na nossa forma de sentir, pensar e agir, tais como deixar de comprar pão na padaria e passar a comprar no mercado.
O Atracionismo é uma metodologia de mudança mais adequada a alterações mais profundas na nossa vida, que exigem um esforço de dentro para fora muito grande, tanto em esforço quanto de tempo.
Por isso, convencer pessoas a parar de fumar, beber, de engordar não são feitas, via convencimento, mas a partir da atração.
Como o esforço é grande, a pessoa precisa ter energias internas que permitam ter a determinação para que isso seja feito.
O Atracionismo é um princípio essencial no universo da inovação.
Ele parte da ideia de que mudanças mais profundas não podem ser impostas. Para que sejam eficazes, precisam nascer de um esforço genuíno de dentro para fora.
Eis a regra:
Quanto mais uma mudança altera nosso Prompt Existencial, mais ela precisa vir de dentro para fora do que de fora para dentro.
Os grupos de mútua ajuda, como o AA (Alcoólicos Anônimos), são um ótimo exemplo de Atracionismo:
“Se você bebe é problema seu, mas se quiser parar de beber é problema nosso!”
No mundo das ideias e das grandes transformações, encontramos resistência o tempo todo.
Muitos acreditam que inovar significa convencer os outros a enxergarem o novo.
Mas os Atracionistas pensam diferente:
A inovação acontece quando há curiosidade, desejo e disposição interna para mudar.
Não adianta tentar enfiar uma mudança goela abaixo, meu amigo. Se a pessoa não estiver disposta por dentro, vai ser empurrão em vão.
A essência do Atracionismo é simples: gastar energia tentando convencer quem resiste é inútil. O foco deve estar em quem já demonstra vontade de mudar.
O papel da autonomia na inovação
Os Atracionistas sabem que mudanças mais radicais exigem um primeiro passo essencial: a pessoa precisa querer mudar!
Em vez de insistir, os Atracionistas criam ambientes propícios para a mudança, despertando o interesse natural de quem está pronto para evoluir. Isso significa que:
- A transformação mais disruptiva acontece quando as pessoas percebem valor no novo, não porque alguém impôs uma mudança externa;
- A curiosidade e a busca pessoal, de dentro para fora, são os motores reais da inovação disruptiva;
- Quem não deseja mudar tem o direito de permanecer como está, sem pressão ou julgamentos.
As vantagens do Atracionismo
Os Atracionistas possuem um diferencial estratégico:
- Não desperdiçam energia tentando convencer resistentes radicais, mas focam em quem já demonstra abertura para o novo;
- Aceleram o processo de inovação ao concentrar esforços em quem está pronto para transformar;
- Entendem que quanto mais disruptiva a mudança, mais essencial é que ela aconteça de dentro para fora.
Enquanto os convencionistas batem na porta, os atracionistas deixam a janela aberta – e esperam que o vento do interesse faça o resto.
Conclusão: a inovação como um chamado, não uma imposição
O mundo da inovação disruptiva não pertence a quem tenta impor mudanças, mas àqueles que criam as condições certas para que a transformação ocorra de forma natural.
No Atracionismo, o papel do inovador não é convencer, mas tornar o novo tão irresistível que aqueles prontos para a mudança queiram fazer parte dela.
É isso, que dizes?
POR QUE VOCÊ DEVE ENTRAR NA BIMODAIS?
Convencer alguém a mudar raramente funciona. Mudanças profundas exigem um esforço de dentro para fora, e é aí que entra o Atracionismo: em vez de tentar impor algo, o foco está em criar condições para que a transformação aconteça naturalmente. No mundo da inovação, os Atracionistas não gastam energia tentando convencer quem resiste, mas despertam o interesse daqueles que já demonstram abertura para o novo.
Na Bimodais, seguimos esse princípio: não tentamos convencer, apenas mostramos o valor do que fazemos. Se você sente que está pronto para uma nova visão sobre inovação, aprendizado e futuro, venha para a Bimodais!
O QUE O PESSOAL QUE ESTÁ POR AQUI FALA DA BIMODAIS?
“A Bimodais é uma oportunidade preciosa que a gente tem para interagir e para aprofundar a reflexão sobre o novo cenário.” — Pedro Flexa Ribeiro, diretor do Colégio Andrews
Veja os depoimentos dos que abraçaram a escola: https://nepo.com.br/depoimento-dos-bimodais-endogenos-e-exogenos/
QUANTO CUSTA?
Estamos começando a Décima Terceira Imersão (que vai de janeiro a julho de dois mil e vinte e cinco).
Se você entrar agora pagará no pix apenas R$ 650,00 e terá acesso a tudo que foi produzido no último semestre de dois mil e vinte e quatro.
SEM TEMPO, MAS QUER MANDAR UM PIX?
A Bimodais é um ponto de encontro para mentes inquietas que querem compreender o futuro de forma mais estratégica. Se nossas reflexões já fizeram diferença na sua visão de mundo, considere apoiar esse projeto com um pix no valor que fizer sentido para você. Sua contribuição nos ajuda a seguir compartilhando conhecimento e expandindo essa comunidade. Participe dessa jornada e contribua agora!
PIX: 21996086422
BAIXE NOSSO ÚLTIMO EBOOK:
Reprograme sua mente para a Civilização 2.0!
O ebook Redefinindo seu Prompt Existencial é um guia essencial para quem deseja ajustar seus paradigmas internos e se adaptar ao novo mundo digital. Carlos Nepomuceno apresenta um modelo inovador para você desenvolver mais clareza, autonomia e propósito em um cenário cada vez mais dinâmico e descentralizado.
Baixe por aqui: https://bit.ly/promptbaixar
Mais dúvidas?
Mande um zap: 21-996086422.
Abraços, Nepô.
#MotorDaHistória #RevoluçãoDigital #CiênciaSocial20 #Paradigmas #TransformaçãoCognitiva #NovaCivilização #Bimodais #InovaçãoEstrutural #MídiasDigitais #PensamentoCrítico