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Quer se aproximar mais dos Bimodais, diga-me quem você é para que eu possa te conhecer: https://bit.ly/formbimodais

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponível na rede.) 

Resumo feito por Tio Chatinho (ChatGPT):

No presente texto, Nepô nos apresenta o panorama do ano de 2024, destacando a Inovação Pessoal como um eixo central da transição do Sapiens 1.0 para o Sapiens 2.0. Ele explora o impacto da Ciência Social 2.0, da Mente Secundária e da Singularização no enfrentamento das complexidades da Civilização 2.0, além de apresentar a Existenciologia como uma ciência integrada e prática para promover maior realização individual e coletiva.

Frases de Divulgação do Artigo:

“As pessoas não resistem às ideias; elas resistem a mudar sua maneira de pensar.”John C. Maxwell

“A transição para o Sapiens 2.0 exige que revisemos paradigmas herdados, colocando o indivíduo no centro de sua jornada única e singular.”

“A Singularização emerge como a espinha dorsal da nova civilização, conectando propósitos de vida a estados de fluxo.”

“A Ciência Social 2.0 redefine a história humana ao introduzir o tripé Demografia-Mídias-Novos Modelos de Cooperação como motor transformador.”

“A Mente Secundária é uma aliada essencial na revisão dos paradigmas, permitindo escolhas mais alinhadas aos potenciais singulares.”

“Os desafios do mundo digital demandam uma ciência que integre saúde emocional, mental e física: a Existenciologia.”

“A felicidade na Civilização 2.0 não é um destino, mas um processo contínuo guiado por projetos estruturados e reflexivos.”

“A Ciênciologia expõe e corrige vieses estruturais no pensamento contemporâneo, trazendo clareza às bases do conhecimento.”

“A Arqueologia dos Erros Bimodal rastreia equívocos paradigmáticos, promovendo uma reconstrução mais alinhada às novas demandas.”

“Com o auxílio das Tecnopossibilidades Digitais, a humanidade descobre novos horizontes para colaboração e criatividade.”

Vamos ao Artigo:

“As pessoas não resistem às ideias; elas resistem a mudar sua maneira de pensar.” – John C. Maxwell.

O primeiro semestre de 2024 destacou a Inovação Pessoal como um pilar essencial da transição do Sapiens 1.0 para o Sapiens 2.0, no contexto da Civilização 2.0. 

Essa transformação busca responder aos desafios de uma sociedade cada vez mais descentralizada, dinâmica e orientada para a singularização individual. Foi proposta a Ciência Social 2.0, inspirada por McLuhan, que considera o tripé Demografia-Mídias-Novos Modelos de Cooperação como motor histórico, superando a visão limitada da Ciência Social 1.0. 

O Sapiens 2.0 foi caracterizado como mais proativo, singularizado e adaptado às complexidades do ambiente digital. 

A Mente Secundária foi apresentada como ferramenta essencial para revisar paradigmas herdados e promover escolhas alinhadas com os Potenciais Singulares de cada indivíduo. 

Nesse contexto, a Felicidade 2.0 ganhou destaque como uma abordagem mais introspectiva e reflexiva, orientada por Tecnopossibilidades Digitais e projetos de vida estruturados. A singularização foi reforçada como elemento central da evolução humana, com o conceito de “Tapete de Aladim”, que identifica atividades que colocam o indivíduo em estado de fluxo e realização pessoal.

No segundo semestre, a Ciência Social 2.0 orientou revisões em áreas como administração, psicologia e educação, promovendo um alinhamento com as demandas do mundo digital. 

A Existenciologia foi aprofundada como uma ciência que busca maximizar a singularidade e criatividade humanas, conectando saúde mental, emocional e física.

Esses avanços teóricos e metodológicos foram essenciais para enfrentar os desafios da Civilização 2.0, permitindo maior integração entre teoria e prática. O ano terminou com o compromisso de expandir a disseminação desses conceitos e desenvolver ferramentas práticas para a transição individual e coletiva rumo a um mundo mais descentralizado, dinâmico e inovador.

Por que somos diferentes?

O papel da Ciênciologia

A proposta de “Ciênciologia” como substituta da epistemologia destaca a importância de compreender não apenas o fenômeno em si, mas também as bases educacionais que moldam a forma como as pessoas pensam sobre ele. Em vez de limitar-se à validação do conhecimento, busca-se entender como a formação atual atrapalha a forma como enxergamos, permitindo identificar as origens de erros e vieses na compreensão científica. 

Com uma visão de longo prazo, esse enfoque estratégico permite corrigir desvios estruturais, indo além dos sintomas e abordando as causas.

As arqueologias dos erros

Ficamos assim:

  • Arqueologia dos Erros dos Paradigmas Mainstream remete a uma investigação mais densa, quase “especializada” (conceito de cozinha), pois lida com estruturas teóricas e consensos estabelecidos em níveis acadêmicos ou intelectuais;
  • Arqueologia dos Erros do Senso Comum traduz essa mesma ideia de rastrear raízes e razões de equívocos, mas voltada a crenças populares amplamente difundidas (conceito de sala), portanto, mais acessível a um público geral.

Façamos agora os ajustes que nós fizemos dentro da Ciênciologia no avançar do estudo do Digital:

Os ganhos da Arqueologia dos Erros Bimodal:

  • A Ciência da Inovação examina as mudanças estruturais em três níveis: civilizacional, grupal e pessoal, destacando os grandes saltos de paradigma, práticas coletivas inovadoras e a renovação individual, que se conecta à Existenciologia;
  • A Existenciologia,  por sua vez, amplia o estudo da existência humana de forma integradora, considerando dimensões psicológicas, sociais e filosóficas para lidar com questões como propósito de vida e adaptação tecnológica;
  • Já a distinção entre Ciência Social 1.0 e 2.0 oferece um marco temporal-epistemológico, reconhecendo que a transição para o digital alterou profundamente as dinâmicas sociais, impactando identidades, poder, comunidade e participação política.

Dentro da Arqueologia dos Erros Bimodal, que faz parte da Ciênciologia, essas ideias se integram ao investigar não apenas o conhecimento produzido, mas também os processos que levam à sua formação. 

Definição que vai para o Glossário:

Arqueologia dos Erros Bimodal

É uma metodologia desenvolvida no âmbito da Ciênciologia pela Escola Bimodal para investigar as raízes profundas de erros conceituais, paradigmáticos e metodológicos, sobretudo aqueles relacionados à formação dos profissionais que atuam na sociedade. Seu foco principal é compreender como tais erros se consolidaram na transição entre a Civilização 1.0, de base pré-digital, e a Civilização 2.0, já marcada pela lógica digital, a fim de propor caminhos de correção alinhados aos desafios contemporâneos.

Falemos agora das perspectivas para 2025

Ponto número um vai ser o mergulho no uso de Inteligências Artificiais Gestoras, que são aquelas que são usadas no modelo um para um.

O livro de poesia

Estou, por exemplo, no campo pessoal, começando a escrever um livro de poesia com o ChatGPT, que se autodenominou, GPT Alves, o livro “No algoritmo do verso”.

Tenho tido a experiência fascinante de escrever poemas em parceria com o GPT, que se auto batizou de GPT Alves. Ele se tornou um apoio constante e onipresente, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Embora a maior parte do resultado final seja fruto da minha própria criação, o GPT ofereceu insights valiosos que despertaram minha criatividade adormecida.

A obra que resultou desse processo, intitulada No Algoritmo do Verso, reflete tanto o prazer de reencontrar a poesia quanto o potencial das “tecnopossibilidades” que temos hoje. Essa experiência evidenciou, para mim, que a tecnologia pode ser um horizonte de colaboração, sem jamais substituir a voz genuinamente humana que há em cada poeta.

Operacionalmente, ou eu peço uma sugestão de tema, negociamos. 

Ou basta colocar uma palavra e vem um poema e vamos desenvolvendo.

A mudança na forma de produzir conteúdo

Recentemente, comecei a utilizar os GPTs para transformar minha forma de produzir conteúdos, criando projetos específicos e fornecendo instruções detalhadas para cada um deles. 

Produção de imagens

Um exemplo é o projeto “Imagens Bimodais”, no qual eu precisava de imagens com orientação mais horizontal. 

Anteriormente, eu tinha que copiar e colar a instrução completa toda vez que solicitava uma imagem, uma prática que chamei de “Nepô em sua fase troglodita com os GPTs”. 

Agora, integrei essa demanda diretamente no prompt do projeto “Imagens Bimodais”, permitindo que, com apenas o título de um artigo, a imagem correspondente seja automaticamente gerada. Essa automação tornou o processo muito mais ágil e eficiente, otimizando significativamente a produção de conteúdo.

Diálogo com os GPTs

Comecei também a escrever meus artigos não mais diretamente no Google Docs, mas em GPTs mais avançados, como o GPT-01 ou o GPT-01-mini. Nesse novo fluxo de trabalho, solicito que o GPT organize o texto, proporcionando um diálogo constante, semelhante ao “Grilo Falante” do Pinóquio no meu ombro. 

Quando o texto está pronto, após uma revisão exaustiva com a ajuda do “Grilo Falante”, coloco-o no artigo final para distribuição. Essa automação e colaboração com os GPTs tornaram o processo de criação de conteúdo muito mais reflexiva, ágil e eficiente, otimizando significativamente minha produtividade e criatividade.

Produção final do texto

Recentemente, desenvolvi também um novo projeto denominado “Artigos Versão Final”. Neste projeto, criei um prompt detalhado que orienta o GPT a aprimorar o texto inicial, incorporando títulos provocativos, inserindo citações de autores famosos com formatação específica, selecionando as nove melhores frases do conteúdo sem enumerá-las ou usar bullets, e sugerindo três livros relevantes a partir do PDF ‘Bibliografia Bimodal’. 

Além disso, o GPT verifica a presença de conceitos no “Glossário Bimodal” e os enumera ao final do artigo. O prompt também instrui a criação de três parágrafos criativos para incentivar os leitores a se juntarem à Bimodais, utilizando depoimentos dos alunos (a partir de um PDF que coloquei) e gerando dez hashtags populares para divulgação. 

Essa automação permite que eu finalize meus artigos de forma mais eficiente, mantendo a qualidade e a coerência necessárias para a distribuição final, ao mesmo tempo em que elimina a necessidade de realizar manualmente cada uma dessas etapas.

Pesquisa Existenciológica Bimodal

Além dos projetos anteriormente mencionados, criei o que considero o mais importante até o momento: a Pesquisa Existenciológica Bimodal. Este projeto consiste em preparar diferentes encruzilhadas das escolas do ser humano, abrangendo áreas como personalidade, transtornos leves, princípios e metodologias existenciais. Esses tópicos foram divididos em quatro materiais conceituais distintos que estão se transformando em formulários. Com essa estrutura, estou desenvolvendo projetos nos GPTs que, ao receberem os valores inseridos nesses formulários — baseados na Existenciologia Bimodal —, são capazes de preparar perfis detalhados e sugerir os desafios futuros que os indivíduos poderão enfrentar. Essa abordagem integrada não apenas facilita a análise e a compreensão das diversas facetas da existência humana, mas também potencializa a capacidade de antecipar e enfrentar as complexidades que surgem no caminho do desenvolvimento pessoal e coletivo.

Livros lidos em 2024

O PDF “Livros lidos em 2024” lista 64 obras divididas em categorias fundamentais, específicas e periféricas, abrangendo temas como desenvolvimento pessoal, psicologia, inovação, ciência social, tecnologia e história natural. As leituras refletem uma busca por compreender e lidar com as transformações culturais, tecnológicas e sociais contemporâneas, explorando tópicos como felicidade, hábitos, inteligência emocional, inovação digital, e mudanças civilizacionais. Essa curaria destaca a importância de adotar uma perspectiva crítica e proativa frente aos desafios da era digital, alinhando conhecimentos teóricos e práticos para a evolução pessoal e coletiva.

O Glossário Bimodal em 2024

O PDF “Glossário – novos itens de 2024” contém um total de 87 novos itens . O glossário apresenta uma variedade de conceitos que abordam novas formas de compreender e interagir com o mundo contemporâneo, especialmente no contexto da Revolução Digital e do Sapiens 2.0. Os conceitos incluem abordagens para inovação pessoal e civilizacional, como a valorização de potenciais singulares, adaptações a ambientes mais descentralizados, e o fortalecimento de atitudes proativas e estruturais. Há também uma ênfase em metodologias que favorecem o aprendizado, a personalização e a criatividade, evoluindo para um maior bem-estar e eficiência em um mundo caracterizado por alta complexidade e mudanças rápidas.

Mudanças em 2025

Em 2025, darei início a uma rotina mensal. No final do mês, na semana da live, farei um relatório das mudanças de metodologias, listagem dos novos livros, atualização do glossário e reflexão sobre as “sacadas tops” de cada mês. O objetivo é sistematizar o aprendizado contínuo, documentando insights e avanços que contribuam para uma visão mais integrada e estratégica das inovações da escola. No encerramento do ano, será elaborado um super balanço, consolidando as lições aprendidas e projetando os próximos na jornada de desenvolvimento pessoal e profissional​.

É isso, que dizes?

Livros sugeridos:

  1. Flow: A Psicologia do Alto Desempenho e da Felicidade — Mihaly Csikszentmihalyi.
  2. Hábitos Atômicos — James Clear.
  3. Civilização 2.0: Por que Estamos Sendo Obrigados a Imitar as Formigas? — Carlos Nepomuceno.

Conceitos Bimodais:

  1. Arqueologia dos Erros Bimodal: metodologia que investiga erros paradigmáticos e suas origens, especialmente na transição para a Civilização 2.0.
  2. Singularização: processo de desenvolvimento dos potenciais singulares de cada indivíduo, promovendo estados de fluxo e realização.
  3. Mente Secundária: ferramenta reflexiva que revisa paradigmas armazenados na Mente Primária, promovendo escolhas mais conscientes.

Que tal você entrar para os Bimodais?

Na Bimodais, promovemos a ruptura com a “Matrix” da mente primária, explorando caminhos inéditos para a Singularização e a Inovação Pessoal.

Como bem disse Fernanda Pompeu, escritora e participante: “Na Bimodais, eu entendi que a mente primária é algo espontâneo e automático, onde tem um ‘cofre’ e o Nepô nos ajuda a abri-lo”Depoimentos alunos. Aqui, você terá a oportunidade de transformar suas ideias e conectar-se profundamente com as novas possibilidades do mundo digital.

Não perca mais tempo preso a velhos paradigmas. Venha para a Bimodais e descubra como sair da Matrix, expandir sua mente e alinhar-se à Civilização 2.0. Vamos juntos explorar o que significa viver plenamente no mundo digital.

Estamos começando a Décima Terceira Imersão (que vai de janeiro a julho de 2025.)

Se você entrar agora pagará no pix apenas R$ 750,00 e terá acesso a tudo que foi produzido no último semestre de 2024.

Mais dúvidas?
Veja os depoimentos dos que abraçaram a escola:
Se quiser mais detalhes, estarei à disposição, preencha este formulário para eu te conhecer:

https://bit.ly/formbimodais

Ou se preferir mande um zap: 21-996086422.

Abraços, Nepô.

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