Feed on
Posts
Comments

Quer se aproximar mais dos Bimodais, diga-me quem você é para que eu possa te conhecer.

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponível na rede.) 

O que aprendi com este artigo?

Resumo feito por Tio Chatinho (ChatGPT):

No presente texto, Nepô nos apresenta uma visão otimista sobre o futuro da civilização, argumentando que o pior cenário já ficou para trás. Baseado na teoria de Thomas Malthus sobre crises demográficas, ele destaca como o Sapiens supera esses desafios por meio da criação de novos Modelos de Sobrevivência impulsionados por revoluções tecnológicas. Nepô identifica um “novo Motor da História”, caracterizado pela capacidade única do Sapiens de promover mudanças disruptivas e reflexivas nos seus modelos, contrastando com as mudanças incrementais e instintivas das outras espécies. Ele menciona exemplos históricos como as revoluções de mídia oral e escrita, que descentralizaram as civilizações e aumentaram sua capacidade de lidar com a complexidade demográfica. O autor prevê que a próxima revolução será marcada pela Curadoria 2.0, que ampliará a descentralização das plataformas e da participação, reforçando o papel do Sapiens como uma Tecnoespécie.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. O pior cenário para a civilização já passou.
  2. O aumento populacional nos obriga a criar novas formas de sobreviver, através de Revoluções Civilizacionais.
  3. Somos a única espécie capaz de modificar, de forma disruptiva, o seu Modelo de Sobrevivência.
  4. Quanto mais gente temos no mundo, mais descentralizado ele tem que ser.
  5. O Sapiens é uma Tecnoespécie, capaz de superar crises demográficas com novas tecnologias.
  6. As revoluções de mídia oral, escrita e impressa criaram civilizações mais descentralizadas e resilientes.
  7. A chegada da Curadoria 2.0 promete descentralizar ainda mais plataformas e processos sociais.
  8. As novas tecnologias são as ferramentas que faltavam para gerenciar melhor a explosão demográfica e seus desafios.

Os Mapas Mentais do Artigo:

Vamos ao Artigo:

“Estamos vivendo o início de uma era onde a tecnologia pode resolver problemas que antes pareciam intransponíveis.”Marc Andreessen.

Aqui na Escola, o futuro é visto de uma forma otimista.

Nosso otimismo se baseia na seguinte crença: o pior cenário para a civilização já passou.

Vamos de Malthus?

Thomas Malthus (1766-1834) via as crises demográficas como inevitáveis e até mesmo necessárias para restabelecer o equilíbrio entre população e recursos disponíveis.

Segundo ele, mais gente nos leva a crises sociais.

Não estava errado.

O Sapiens, porém, diferente do que Malthus previu, consegue superar as crises demográficas com novos Modelos de Sobrevivência.

Esta, inclusive, é a grande contribuição da Bimodais para a sociedade:

A percepção de um novo Motor da História, no qual:

O Sapiens tem a capacidade de reinventar o seu Modelo de Sobrevivência, de tempos em tempos, via novas tecnologias.

O aumento populacional nos obriga a criar novas formas de sobreviver, através de Revoluções Civilizacionais.

Somos a única espécie do planeta que consegue modificar, de forma disruptiva, o seu Modelo de Sobrevivência. Vejamos:

  • As outras espécies fazem mudanças incrementais no Modelo de Sobrevivência, de forma instintiva;
  • Nós conseguimos fazer mudanças disruptivas no Modelo de Sobrevivência, de forma reflexiva.

Novos Modelos de Sobrevivência do Sapiens, que criam novas civilizações, nos permitem aumentar a participação de cada pessoa nos processos da sociedade. 

Quanto mais gente temos no mundo, mais descentralizado ele tem que ser!

Você pergunta:

O que exatamente faz a Escola acreditar que o pior cenário para a civilização já passou? Quais são os indicadores ou eventos que sustentam essa visão?

As revoluções de mídia oral, escrita (manuscrita e impressa) que permitiram ao Sapiens criar civilizações mais descentralizadas e mais capazes de lidar com mais complexidade demográfica.

Em que medida as previsões de Malthus ainda podem ser úteis ou relevantes para compreender desafios contemporâneos, como mudanças climáticas ou desigualdade social?

As novas tecnologias vão ser as ferramentas que faltavam para permitir mais acesso às pessoas a produtos e serviços que não eram possíveis antes. O problema do aquecimento global ou da relação ruim com o planeta se deve à explosão demográfica. Isso agora pode ser melhor gerenciado. 

O texto menciona um “novo Motor da História”. Poderia explicar mais detalhadamente o que caracteriza esse motor e como ele difere dos motores históricos anteriores?

No passado, não víamos as tecnologias como upgrades na nossa forma de sobreviver. Nem as tecnologias no gera e nem a mídia no particular. Pela primeira vez, temos um Motor da História, que abraça o Sapiens como uma Tecnoespécie.

Quais foram os principais exemplos históricos de revoluções civilizacionais que surgiram para lidar com crises demográficas? Existe uma previsão de qual será a próxima?

As revoluções de mídia oral, escrita (manuscrita e impressa). No futuro curto, percebemos a chegada da Curadoria 2.0, que é a descentralização não só da participação, mas das plataformas, que se espalham e impedem um controle central sobre os processos.

É isso, que dizes?

“Na Bimodais, eu entendi que a mente primária é algo espontâneo e automático, onde tem um “cofre” e o Nepo nos ajuda a abri-lo.”    – Fernanda Pompeu – Escritora.

“O Nepô e os Bimodais me ofereceram uma luz nesse caos da economia da atenção que vivemos atualmente.” – Carla Ponce de León Braga.

“Nepô tem um talento único para nos guiar em um processo de autodescoberta, ajudando-nos a enxergar o mundo sob novas perspectivas.” – Aline Staford – Advogada.

“A Bimodais me ajudou a consolidar uma ideia sobre o futuro da educação.”Suzan Costa – Professora de Biologia/Geoquímica Ambiental.

“A Bimodais agregou muito na minha vida, pois entendi que ser quem a gente é o melhor caminho e existe lugar no mundo para isso.”Anna Karenina Vieira – participante da Bimodais.

“Os conceitos da Bimodais são fundamentais para eu conseguir orientar outros pais e educadores sobre o Mundo Digital.”Thereza Rodrigues – Educadora/Diretora Executiva do Projeto Mãe Pixel.

“Na Bimodais, você não recebe aquela velha opinião formada sobre tudo.”Empresário especializado em inteligência de mercado.

“Você vai conseguir pensar muito fora da caixa o seu nível de ideia, a sua visão de mundo em termos de digital principalmente, inovação no geral, você vai estar com outro chip, você tem até que dosar para não assustar as pessoas do seu ambiente de trabalho. “David Bruno – Fundador da Crypto.

“O que gosto bastante é que os assuntos vão variando e agente tem uma informação diária, pílulas diárias de provocações. São assuntos novos que vão entrando e provocando a gente todos os dias, de uma leitura de livro a uma análise de coisas principais, ideias que a gente vai pensando e discutindo ao longo do caminho de forma variada.”Wagner Fonseca – Engenheiro Mecânico, especializado hoje em melhoria de desempenho de pessoas e equipes.

Bem vindo aos Bimodais – estudamos a nova Ciência da Inovação, que se divide em Inovação Civilizacional, Grupal e Pessoal.

Estamos começando a Décima Terceira Imersão (que vai de janeiro a julho de 2025.)

Se você entrar agora pagará no pix apenas R$ 750,00 e terá acesso a tudo que foi produzido no último semestre de 2024.

Mais dúvidas?
Veja os depoimentos dos que abraçaram a escola:
Se quiser mais detalhes, estarei à disposição, preencha este formulário para eu te conhecer:

https://bit.ly/formbimodais

Ou se preferir mande um zap: 21-996086422.

NOVIDADE:
Conheça o ChatGPT da Bimodais, pesquise e conheça, a seus critérios, nossa forma de pensar sobre a Ciência da Inovação: https://encurtador.com.br/05gDJ
Abraços, Nepô.

Leave a Reply