Feed on
Posts
Comments

Quer se aproximar mais dos Bimodais, diga-me quem você é para que eu possa te conhecer.

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponível na rede.) 

Resumo feito por Tio Chatinho (ChatGPT):

No presente texto, Nepô nos apresenta uma reflexão sobre os Ambientes Conceituais, destacando as limitações dos modelos tradicionais 1.0 e as inovações proporcionadas pelos Ambientes Conceituais 2.0, como o da Bimodais. Ele argumenta que os modelos tradicionais são burocráticos, centralizados e distantes das demandas reais da sociedade, enquanto os 2.0, descentralizados e participativos, promovem maior interação com o público e produção contínua de conhecimento. A Bimodais, como exemplo desse novo modelo, destaca-se pela criação de novas ciências, como a Ciência da Inovação e a Existenciologia, e pela produção diária de conteúdo, financiada por crowdfunding, com uma abordagem didática inovadora e sem vínculos com os paradigmas tradicionais da ciência fechada.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. A Bimodais opera totalmente via crowdfunding, sem diploma, sem aula com imersões semestrais.
  2. A Bimodais descobriu um novo Motor da História, através de um Espiral Civilizacional Progressivo (demografia, mídias e cooperação).
  3. A Bimodais opera online, produz conteúdo todos os dias e criou várias novas ciências, entre elas a Ciência da Inovação e a Ciência Social 2.0.
  4. Os Ambientes Conceituais 2.0, descentralizados e com forte interação com a sociedade, tira boa parte da ciência da antiga torre de marfim que ela se meteu.
  5. No caso da Bimodais, eu, como Curador, publico artigos todos os dias, com forte interação com os alunos, o que nos faz avançar bastante as pesquisas, de forma muito mais acelerada do que um modelo conceitual tradicional.
  6. O que acabou ocorrendo com os Ambientes Conceituais 1.0 é que eles acabaram sendo atingidos pelo fenômeno do Meismo (quando os meios passam a ser os fins).
  7. Todos os Ambientes Conceituais 1.0 operavam no modelo da Gestão, com um controle grande da produção dos artigos, dentro das possibilidades orais e escritas.
  8. A Bimodais é um dos exemplos de um Ambiente Conceitual 2.0, pois há uma produção diária de conteúdo, que está sempre sendo aperfeiçoado.

Os Mapas Mentais do Artigo:

Vamos ao Artigo:

“A verdadeira viagem de descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos.”Proust.

Vamos falar um pouco da Bimodais, que fecha 2024 completando seis anos de atividades.

Fato é que tentei desenvolver a minha pesquisa em outros Ambientes Conceituais, mas não havia espaço.

Todos os Ambientes Conceituais 1.0 operavam no modelo da Gestão, com um controle grande da produção dos artigos, dentro das possibilidades orais e escritas.

Quais são as limitações dos Ambientes Conceituais 1.0?

Pesquisas mais fechadas com aprovação apenas pelos pares;
Produção mais espaçada de materiais;
Pouco envolvimento do cliente final nos processos.

Quais são as quebras de limitações dos Ambientes Conceituais 2.0 (onde se localiza a Bimodais)?
Pesquisas mais abertas com aprovação e participação dos clientes finais;
Produção mais frequente de materiais;
Maior envolvimento do cliente final nos processos.

O que acabou ocorrendo com os Ambientes Conceituais 1.0 é que eles acabaram sendo atingidos pelo fenômeno do Meismo (quando os meios passam a ser os fins).

A Bimodais é um dos exemplos de um Ambiente Conceitual 2.0, pois há uma produção diária de conteúdo, que está sempre sendo aperfeiçoado.

Ambientológico – em que tipo de ambiente hierárquico o conhecimento é produzido;

Didático – forma como se repassa o conhecimento desenvolvido para os alunos;
Metodológico – como o conhecimento é produzido e compartilhado pelos participantes da comunidade;

Estruturológico – como se reorganizam as ciências, a partir das descobertas Fenomenológicas;

Fenomenológico – o estudo do fenômeno em si com detalhamento de sua essência, explicações dos padrões e sugestões de conduta para que possamos lidar melhor com ele;

Comercial – a forma como o projeto se torna sustentável financeiramente;

Certificatório – a forma como os alunos se certificam.

Se formos refletir sobre Ambientes Conceituais, independente se são o 1.0 ou o 2.0, temos o seguinte aspectos.

Façamos uma tabela comparativa entre Ambiente Conceitual 2.0 (estilo Bimodal) e um Ambiente Conceitual 1.0 (tradicional):

Tabela comparativa entre Ambiente Conceitual 2.0 (estilo Bimodal) e um Ambiente Conceitual 1.0 (tradicional):
Ambiente Conceitual 1.0
Ambiente Conceitual 2.0
Baixa produção de artigos, devido ao modelo de aprovação dos pares, cercado de burocracias;

Alta produção de artigos;
Forte tendência de se afastar dos problemas dos clientes finais (a sociedade);
Forte tendência de se aproximar dos problemas dos clientes finais (a sociedade);
Financiamento, no caso do Brasil, fortemente estatal, com controle centralizado;

Financiamento pelos clientes finais com controle descentralizado;
Menos chance das pesquisas não ajudarem a sociedade a viver melhor;
Mais chance das pesquisas ajudarem a sociedade a viver melhor;
Menor acesso dos resultados pela sociedade;
Maior acesso dos resultados pela sociedade;
Menor liberdade para poder conectar autores de diferentes áreas, a partir da demanda do fenômeno analisado;
Maior liberdade para poder conectar autores de diferentes áreas, a partir da demanda do fenômeno analisado;
Menor liberdade para a criação de novas ciências, dentro da Estruturologia, a partir da demanda do fenômeno analisado;
Maior liberdade para a criação de novas ciências, dentro da Estruturologia, a partir da demanda do fenômeno analisado.
Longo tempo entre as novidades da pesquisa e o repasse para os alunos envolvidos;
Curto tempo entre as novidades da pesquisa e o repasse para os alunos envolvidos;

No caso da Bimodais, eu, como Curador, publico artigos todos os dias, com forte interação com os alunos, o que nos faz avançar bastante as pesquisas, de forma muito mais acelerada do que um modelo conceitual tradicional.

Os Ambientes Conceituais 2.0, descentralizados e com forte interação com a sociedade, tira boa parte da ciência da antiga torre de marfim que ela se meteu.
Sem um Ambiente Conceitual 2.0 a Bimodais não chegaria onde chegou, inovando em todos os campos, a saber:

Ambientológico – totalmente online, utilizando da simplicidade de comunicação, via Whatsapp, principalmente e, alternativamente, Telegram;
Didático – material produzido todos os dias, com textos e áudios sendo enviados para os alunos;
Metodológico – uso intenso das mídias digitais, com artigos e áudios sendo compartilhados todos os dias para os Bimodais Endógenos e textos todos os dias e áudios uma vez por semana para os Bimodais Exógenos;
Estruturológico – a criação dos seguintes campos: Ciência Social 2.0, Ciência da Inovação (Civilizacional, Grupal e Pessoal), Existenciologia como sinônimo da Inovação Pessoal, Ciênciologia o estudo das ciências;
Fenomenológico – a descoberta de um novo Motor da História, que é resultado das seguintes forças dentro de um Espiral Civilizacional Progressivo (demografia, mídias e cooperação) e a inclinação obrigatória do Sapiens na direção de cada vez mais descentralização e singularidade;
Comercial – financiamento, via Crowdfunding;
Certificatório – sem diploma, sem aulas, com inscrições através de imersões semestrais, renovadas a critérios de cada aluno.

Para efeito de frases, podemos dizer que:

A Bimodais opera online, produz conteúdo todos os dias e criou várias novas ciências, entre elas a Ciência da Inovação e a Ciência Social 2.0.
A Bimodais descobriu um novo Motor da História, através de um Espiral Civilizacional Progressivo (demografia, mídias e cooperação).
A Bimodais opera totalmente via crowdfunding, sem diploma, sem aula e com imersões semestrais.

Por não estar presa a uma ciência fechada, a Bimodais conseguiu unir diversos autores que nunca dialogaram como fizeram por aqui.

Por fim, entre as novas ciências criadas, temos a Existenciologia (voltada para o sapiens viver mais e melhor) uma junção de conceitos da ética filosófica, religiosa, educacional, além de sugestões do bem viver da psicologia, da medicina e da literatura de “auto-ajuda”.

É isso, que dizes?

 

É isso, o que dizes?

“O Nepô e os Bimodais me ofereceram uma luz nesse caos da economia da atenção que vivemos atualmente.” -Carla Ponce de León Braga.

“Nepô tem um talento único para nos guiar em um processo de autodescoberta, ajudando-nos a enxergar o mundo sob novas perspectivas.” -Aline Staford – Advogada.

“A Bimodais me ajudou a consolidar uma ideia sobre o futuro da educação.”Suzan Costa – Professora de Biologia/Geoquímica Ambiental.

“A Bimodais agregou muito na minha vida, pois entendi que ser quem a gente é o melhor caminho e existe lugar no mundo para isso.”Anna Karenina Vieira – participante da Bimodais.

“Os conceitos da Bimodais são fundamentais para eu conseguir orientar outros pais e educadores sobre o Mundo Digital.”Thereza Rodrigues – Educadora/Diretora Executiva do Projeto Mãe Pixel.

“Na Bimodais, você não recebe aquela velha opinião formada sobre tudo.”Empresário especializado em inteligência de mercado.

“Você vai conseguir pensar muito fora da caixa o seu nível de ideia, a sua visão de mundo em termos de digital principalmente, inovação no geral, você vai estar com outro chip, você tem até que dosar para não assustar as pessoas do seu ambiente de trabalho. “David Bruno – Fundador da Crypto.

“O que gosto bastante é que os assuntos vão variando e agente tem uma informação diária, pílulas diárias de provocações. São assuntos novos que vão entrando e provocando a gente todos os dias, de uma leitura de livro a uma análise de coisas principais, ideias que a gente vai pensando e discutindo ao longo do caminho de forma variada.”Wagner Fonseca – Engenheiro Mecânico, especializado hoje em melhoria de desempenho de pessoas e equipes.

“Nepô é o filósofo (cientista da sabedoria) da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” -Léo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções.” -Fernanda Pompeu.

Bem vindo aos Bimodais – estudamos a nova Ciência da Inovação, que se divide em Inovação Civilizacional, Grupal e Pessoal.

Estamos mais focados em 2024 na Inovação Pessoal.

Estamos finalizando a Décima Segunda Imersão (que foi de julho a dezembro de 2024.)

Se você entrar agora pagará apenas R$ 150,00, no pix e terá acesso a tudo que foi produzido no semestre.

Mais dúvidas?
Veja os depoimentos dos que abraçaram a escola:
Se quiser mais detalhes, estarei à disposição, preencha este formulário para eu te conhecer:

https://bit.ly/formbimodais

Ou se preferir mande um zap: 21-996086422.

NOVIDADE:
Conheça o ChatGPT da Bimodais, pesquise e conheça, a seus critérios, nossa forma de pensar sobre a Ciência da Inovação: https://encurtador.com.br/05gDJ
Abraços, Nepô.

Leave a Reply