Feed on
Posts
Comments

Quer se aproximar mais dos Bimodais, diga-me quem você é para que eu possa te conhecer.

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponível na rede.) 

Resumo feito por Tio Chatinho (ChatGPT):

No presente texto, Nepô nos apresenta a prática da escrita como um caminho essencial para reflexão, autodesenvolvimento e resolução de problemas estruturais. Inspirando-se nos estóicos, ele destaca como a escrita permite ordenar pensamentos e cultivar virtudes, indo além da fala, que tende a se perder. São sugeridos três tipos de escritos: os Cadernos de Crise, para superar desafios momentâneos; os Escritos Profissionais, focados na organização do aprendizado e compartilhamento de experiências; e os Escritos Pessoais, destinados ao aprofundamento em problemas mais estruturais. Neste último, Nepô introduz a ideia da Livroterapia, onde se estuda a fundo questões recorrentes, intensas e prejudiciais, como o “simcismo” (a dificuldade de dizer não), para transformar limitações em aprendizado e oportunidades de ajudar outros, utilizando a criação de um livro como centro desse processo transformador.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. O Sapiens quando começou, além de falar, a escrever passou a desenvolver mais e melhor a sua Mente Secundária.
  2. A escrita nos faz pensar como pensamos.
  3. Quando falamos algo, a não ser que seja gravado, não há como recuperar, revisar ou rever. A fala tende a se perder.
  4. A Livroterapia tem como proposta o desenvolvimento dos Escritos Pessoais, quando passamos a nos especializar em determinado problema.
  5. Quanto mais determinado problema é intenso, frequente e gera prejuízo, mais temos que dedicar tempo para gerenciá-lo.
  6. Por isso, a ideia da Livroterapia, que visa transformar o nosso problema estrutural limão em uma limonada.
  7. O seu esforço de superar um problema estrutural, que deve servir de base de um livro, permite que você compreenda cada vez mais o problema e, na sequência, possa ajudar mais gente.
  8. O projeto do livro passa a ser o epicentro da sua batalha para superar o problema estrutural, fazendo com que você fique cada vez mais atento para os detalhes do mesmo.

Os Mapas Mentais do Artigo:

Vamos ao Artigo:

“Escrever é uma forma de terapia; às vezes me pergunto como todos aqueles que não escrevem (…) conseguem escapar da loucura.”Graham Greene.

Os estóicos valorizavam profundamente a prática da escrita como uma forma de reflexão e autodesenvolvimento.

Para eles, a escrita era uma ferramenta poderosa para ordenar pensamentos, cultivar virtudes e buscar a clareza emocional e intelectual.

O Sapiens quando começou, além de falar, a escrever passou a desenvolver mais e melhor a sua Mente Secundária.

Quando falamos algo, a não ser que seja gravado, não há como recuperar, revisar ou rever. A fala tende a se perder.

A escrita nos faz pensar como pensamos.

Temos defendido, assim como os estóicos, a ideia de que é preciso desenvolver a prática da escrita em diversos campos:

O Caderno de Crise – para nos ajudar a superar determinada crises conjunturais;
Os Escritos Profissionais – quando procuramos organizar nosso aprendizado não só para melhorarmos, mas também para repassar a terceiros nossa experiência;
Os Escritos Pessoais – quando identificamos um problema mais estrutural e passamos a estudá-lo mais a fundo.

A Livroterapia tem como proposta o desenvolvimento dos Escritos Pessoais, quando passamos a nos especializar em determinado problema.

Como saber que um problema é mais estrutural? É preciso medir:

A intensidade – o quanto aquele problema nos mobiliza;
A frequência – a quantidade de vezes que ele ocorre;
O prejuízo – quais são os prejuízos que ele causa na nossa vida.

Quanto mais determinado problema é intenso, frequente e gera prejuízo, mais temos que dedicar tempo para gerenciá-lo.

Quando identificamos um problema estrutural no campo pessoal, é preciso estudá-lo a fundo.

Por isso, a ideia da Livroterapia, que visa transformar o nosso problema estrutural limão em uma limonada.

Digamos que você é uma pessoa que não consegue dizer não para os outros. Isso podemos chamar de um problema de Simcismo.

Simcismo é um problema que impede que a pessoa diga não para as demais.

Ao invés de você ficar se chicoteando por que tem um problema de simcismo, ao contrário, você resolve estudar o assunto e se tornar um especialista no assunto.

O seu esforço de superar um problema estrutural, que deve servir de base de um livro, permite que você compreenda cada vez mais o problema e, na sequência, possa ajudar mais gente.

O projeto do livro passa a ser o epicentro da sua batalha para superar o problema estrutural, fazendo com que você fique cada vez mais atento para os detalhes do mesmo.

É isso, que dizes?

“O Nepô e os Bimodais me ofereceram uma luz nesse caos da economia da atenção que vivemos atualmente.” -Carla Ponce de León Braga.

“Nepô tem um talento único para nos guiar em um processo de autodescoberta, ajudando-nos a enxergar o mundo sob novas perspectivas.” -Aline Staford – Advogada.

“A Bimodais me ajudou a consolidar uma ideia sobre o futuro da educação.”Suzan Costa – Professora de Biologia/Geoquímica Ambiental.

“A Bimodais agregou muito na minha vida, pois entendi que ser quem a gente é o melhor caminho e existe lugar no mundo para isso.”Anna Karenina Vieira – participante da Bimodais.

“Os conceitos da Bimodais são fundamentais para eu conseguir orientar outros pais e educadores sobre o Mundo Digital.”Thereza Rodrigues – Educadora/Diretora Executiva do Projeto Mãe Pixel.

“Na Bimodais, você não recebe aquela velha opinião formada sobre tudo.”Empresário especializado em inteligência de mercado.

“Você vai conseguir pensar muito fora da caixa o seu nível de ideia, a sua visão de mundo em termos de digital principalmente, inovação no geral, você vai estar com outro chip, você tem até que dosar para não assustar as pessoas do seu ambiente de trabalho. “David Bruno – Fundador da Crypto.

“O que gosto bastante é que os assuntos vão variando e agente tem uma informação diária, pílulas diárias de provocações. São assuntos novos que vão entrando e provocando a gente todos os dias, de uma leitura de livro a uma análise de coisas principais, ideias que a gente vai pensando e discutindo ao longo do caminho de forma variada.”Wagner Fonseca – Engenheiro Mecânico, especializado hoje em melhoria de desempenho de pessoas e equipes.

“Nepô é o filósofo (cientista da sabedoria) da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” -Léo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções.” -Fernanda Pompeu.

Bem vindo aos Bimodais – estudamos a nova Ciência da Inovação, que se divide em Inovação Civilizacional, Grupal e Pessoal.

Estamos mais focados em 2024 na Inovação Pessoal.

Estamos finalizando a Décima Segunda Imersão (que foi de julho a dezembro de 2024.)

Se você entrar agora pagará apenas R$ 150,00, no pix e terá acesso a tudo que foi produzido no semestre.

Mais dúvidas?
Veja os depoimentos dos que abraçaram a escola:
Se quiser mais detalhes, estarei à disposição, preencha este formulário para eu te conhecer:

https://bit.ly/formbimodais

Ou se preferir mande um zap: 21-996086422.

NOVIDADE:
Conheça o ChatGPT da Bimodais, pesquise e conheça, a seus critérios, nossa forma de pensar sobre a Ciência da Inovação: https://encurtador.com.br/05gDJ
Abraços, Nepô.

Leave a Reply