O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)
Resumo feito pelo Tio Chatinho (ChatGPT):
No presente texto, Nepô nos apresenta uma reflexão sobre os diferentes tipos de mudança na inovação, diferenciando mudanças profundas, que exigem esforço prolongado, e mudanças superficiais, que são mais rápidas e fáceis de implementar. Ele argumenta que, no contexto atual, muitas iniciativas de inovação são adaptadas ao que é aceitável, em vez de focarem no que realmente precisa ser feito. Citando exemplos como os Alcoólicos Anônimos e Matrix, Nepô destaca a importância do esforço individual em mudanças estruturais profundas, sugerindo que, nesses casos, o marketing da mudança pela atração é mais eficaz que o do convencimento.
Frases de Divulgação do Artigo:
- Inovação é o tipo de palavra que tem servido para muita coisa, mas muito pouco para mudança.
- O que vemos hoje é basicamente em boa parte dos projetos inovadores é o seguinte: Inovar pode mudar jamais!
- Quanto mais profunda for determinada mudança, mais difícil será implementá-la no curto prazo.
- Quanto mais profunda for determinada mudança, mais demorada ela será para ser implantada.
- Quanto mais profunda for determinada mudança, mais esforço por parte de quem quer mudar será exigido.
- É normal que Projetos de inovação sejam feitos não pelo que deve ser feito, mas o que é possível de ser aceito pelos participantes.
- Tanto no AA quanto em Matrix temos um indicador de que estamos diante de uma Mudança Estrutural e Profunda e que só será possível realizá-la se houver um esforço do candidato à mutação.
- Repare que, por causa do Marketing da Mudança pela Atração, não há no caso do AA panfletagem para se parar de beber em botequins.
Os Mapas Mentais do Artigo:
Vamos ao Artigo:
“Nenhuma grande coisa é criada de repente.” — Epiteto.
Inovação é o tipo de palavra que serve para muita coisa, mas muito pouco para mudança.
O que vemos hoje é basicamente em boa parte dos projetos inovadores é o seguinte: Inovar pode mudar jamais!
A Bimodais está empenhada há algum tempo a criar a Ciência da Inovação, bases mais científicas para podermos entender e melhor lidar com o fenômeno da Inovação.
Um dos pontos principais é entender a separação entre dois tipos de mudanças:
Mudanças Mais Profundas – que exige um esforço muito grande e prolongado para modificar processos;
Mudanças Mais Superficiais – que exige menos esforço e menos tempo para modificar processos.
Eis a regra:
Quanto mais profunda for determinada mudança:
Mais difícil será implementá-la no curto prazo;
Mais demorada ela precisará ser;
E Mais esforço por parte de quem quer mudar será exigido.
Por causa dessa regra da mudança, Thomas Kuhn (1922-96), um cientista da inovação na área da Ciência, nos diz que determinadas mudanças de paradigmas só serão aceitas pela geração futura e não pela atual.
Assim, por isso, que:
É normal que Projetos de inovação sejam feitos não pelo que deve ser feito, mas o que é possível de ser aceito pelos participantes.
No caso da Inovação Organizacional diante do Digital as empresas não estão pensando muito no que deve realmente ser, mas no que é possível aceitar de mudança.
Um bom case para estudar inovação pode ser visto nos Alcoólicos Anônimos.
Parar de beber não é algo simples, fácil de uma hora para outra. Existe um mega esforço de quem está no processo.
Por isso, que o primeiro passo de um grupo de mútuo ajuda é o seguinte, segundo Tio Chatinho:
“Admitimos que éramos impotentes perante o álcool — que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.”
Este passo é essencial porque representa a aceitação de que o controle foi perdido e que a pessoa precisa de ajuda para lidar com a dependência. Esse reconhecimento da própria vulnerabilidade e a rendição diante do problema é o ponto de partida para o processo de recuperação.
Note que isso lembra bastante Matrix.
Morpheus não fica tentando convencer o Neo de que ele precisa sair de Matrix, mas simplesmente diz o seguinte:
Quer sair de Matrix, é pílula vermelha, quer continuar, vai de azul.
No AA, existe algo semelhante.
“Se você bebe é um problema seu, se quer parar de beber é um problema nosso.”
O que temos aqui?
Tanto no AA quanto em Matrix temos um indicador de que estamos diante de uma Mudança Estrutural e Profunda e que só será possível realizá-la se houver um esforço do candidato à mutação.
Note que estamos diante de dois tipos de Marketing da Mudança:
O Marketing da Mudança pelo Convencimento – que funciona melhor para Mudanças Mais Superficiais e mais Conjunturais, que exigem menos esforço do candidato à mutação;
O Marketing da Mudança pela Atração – que funciona melhor para Mudanças Mais Profundas e Mais Estruturais, que exigem mais esforço do candidato à mutação.
Repare que, por causa do Marketing da Mudança pela Atração, não há no caso do AA panfletagem para se parar de beber em botequins.
Mudanças Mais Estruturais são mais Endógenas (vem de dentro para fora) e dependem muito do esforço do candidato à mutação.
Por isso, quando pensamos em Mudanças Mais Estruturais e Profundas é melhor divulgar as ideias e não se trabalhar no Marketing da Mudança pelo Convencimento.
É isso, que dizes?
“Nepô é o filósofo (cientista da sabedoria) da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” -Léo Almeida.
“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções.” -Fernanda Pompeu.
Bem vindo aos Bimodais – estudamos a nova Ciência da Inovação, que se divide em Inovação Civilizacional, Grupal e Pessoal.
Estamos mais focados em 2024 na Inovação Pessoal.