Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.) 

O que aprendi com este artigo?

Resumo feito pelo Tio Chatinho (ChatGPT):

No presente texto, Nepô nos apresenta o conceito de Cosmovisão e sua divisão em macro e microcosmovisões, destacando que vivemos a crise da Cosmovisão 1.0. Ele explora a ideia de que tecnologias e mídias, na visão tradicional, eram vistas como neutras, mas agora, através da perspectiva de McLuhan, entende-se que elas moldam a sociedade. Essa mudança, denominada de “Ferida Narcísica Mcluhaniana”, revela uma nova percepção do impacto das mídias na história humana. Nepô destaca a necessidade de novos paradigmas civilizacionais e existenciais para compreender e enfrentar a Civilização 2.0.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. O Sapiens é a única espécie que tem duas mentes.
  2. A situação hoje em dia é meio bizarra diante da Civilização 2.0: estamos vivendo dentro de um mundo que não entendemos direito.
  3. Não é à toa que as definições do cenário (tipo BANI e VUCA), que ganham escala, não são para entender o fenômeno, mas de como nos sentimos diante dele.
  4. Como não estamos baseando a análise do cenário em padrões, mas em percepções destacamos as emoções que estamos sentindo e não no que ocorre.
  5. Note que Bani e Vuca expressam nossas emoções de incompreensão: o que nos torna frágeis, ansiosos, confusos, sem lógica e com uma sensação de ambiguidade.
  6. A profusão e disseminação dos conceitos BANI e VUCA, que viraram populares, são um sintoma claro e indiscutível da crise da Ciência Social 1.0.
  7. Nós, diante da Civilização 2.0, estamos tateando no escuro com óculos escuros.
  8. Cada vez mais, vivemos em sociedades mais complexas, que exigem de nós um uso cada vez mais eficaz da nossa Mente Secundária.

Os Mapas Mentais do Artigo:

Vamos ao Artigo:

“O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas a ilusão de conhecimento.”   – Stephen Hawking.

 Ferida Narcísica McLuhaniana

Vamos primeiro definir algo importante: o conceito de Cosmovisão.

Segundo o TCP (Tio Chatinho Plus) é o seguinte:

Cosmovisão é o conjunto de crenças, valores, percepções e interpretações que uma pessoa ou grupo tem sobre o mundo e a realidade. Ela serve como uma espécie de “lente” através da qual se interpreta a existência, incluindo aspectos filosóficos, religiosos, científicos e culturais. Uma cosmovisão abrange ideias sobre a natureza do universo, o propósito da vida, as relações humanas e as explicações para questões existenciais fundamentais, como a origem do ser e o sentido da vida. Ela molda a maneira como as pessoas veem a si mesmas e os outros, influenciando decisões, comportamentos e interações sociais.

Podemos dividir as Cosmovisões em duas:

  • A Macro-cosmovisão Civilizacional – que atingiu a quase todos os Sapiens no passado, do tipo a terra é plana;
  • As micro-cosmovisões dentro da Civilização – religiosas, políticas, econômicas.

As Micro-cosmovisões envolvem conceitos, formas de pensar, formas de falar, formas de se relacionar.

As Macro-cosmovisão é algo que atinge a sociedade como um todo. 

O que vivemos hoje é a crise da Cosmovisão 1.0.

Simples assim, complexo assim.

De maneira geral, na Cosmovisão 1.0 as tecnologias sempre foram consideradas algo neutro e que não influenciam praticamente nada a história humana.

Não só as tecnologias, mas também as mídias.

Segundo a Cosmovisão 1.0, mídias vem e mídias vão e isso não influencia em nada a sociedade. 

Sigmund Freud (1856-39) criou um conceito importante sobre isso, que ele denominou Ferida Narcísica, que o TCP, nos diz:

“Momentos históricos em que a humanidade sofreu abalos em seu sentimento de importância central no universo, o que Freud chamou de golpes no narcisismo da humanidade”.

Uma Ferida Narcísica é o momento em que temos uma crise da Macro-Cosmovisão, que atinge toda a sociedade.

Ele separa as seguintes:

  • Ferida Copernicana: Refere-se à revolução científica proposta por Nicolau Copérnico, que demonstrou que a Terra não é o centro do universo, mas apenas um planeta orbitando o Sol. Esse golpe abalou a crença de que a humanidade ocupava uma posição privilegiada no cosmos.
  • Ferida Darwiniana: A teoria da evolução de Charles Darwin causou a segunda ferida ao sugerir que os seres humanos não foram criados separadamente ou de forma divina, mas que evoluíram a partir de formas de vida mais simples, como todos os outros seres vivos. Isso minou a ideia de que o homem é superior ou especial em relação à natureza.
  • Ferida Freudiana: Freud propôs que o ser humano não é mestre de sua própria mente. A partir da descoberta do inconsciente, Freud mostrou que nossos pensamentos, sentimentos e ações são em grande parte influenciados por impulsos inconscientes, sobre os quais temos pouco controle consciente. Isso abalou a crença de que o ser humano é racional e capaz de controlar sua psique totalmente (Diria que Freud criou a ideia de Duas Mentes.)

Porém, temos algo importante aqui.

Temos hoje uma nova Ferida Narcísica, a McLuhaniana, que poderia ser descrita da seguinte maneira:

Marshall Mcluhan (1911-80) propôs que o ser humano é fortemente influenciado pelas tecnologias, em especial as mídias. E que toda vez que temos novas mídias na sociedade, nós entramos em uma nova sociedade, na sua famosa frase: “mudou a mídia, mudou a sociedade.” 

Observe a dimensão do problema. 

Não é algo simples o que estamos passando, mas uma mudança gigante da percepção que o Sapiens tem do mundo.

Nossa atual Cosmovisão, como era no passado, não fazia a mínima ideia do poder das mídias alterar a caminhada histórica do Sapiens.

Sem essa quebra de paradigma, construindo uma nova Cosmovisão, a gente pode se relacionar com o presente e o futuro, mas sempre de uma forma parcial e não mais consciente.

Temos, assim,  um primeiro grande desafio na nova Civilização 2.0: melhorar, desenvolver e disseminar o seguinte:

  • Paradigmas Civilizacionais 2.0 – compatíveis e mais adequados com as atuais mudanças que não se explicam na obsoleta Ciência Social 1.0;
  • Paradigmas Existenciais 2.0 – compatíveis e mais adequados à nova civilização.
Os Paradigmas Civilizacionais 2.0

Falemos primeiro dos Paradigmas Civilizacionais 2.0

Primeiro, algo que dissemos sempre:

  • O Sapiens é a única espécie que tem duas mentes;
  • Por causa das duas mentes, conseguimos nos recriar ao longo da Macro História, modificando os modelos de comunicação e de cooperação, promovendo, a partir disso, sub-revoluções na energia, no comércio, na indústria, na ciência, na medicina e tantos outros.

O principal problema de entender o atual cenário é que todos nós fomos formados dentro da Ciência Social 1.0, que ignorava as alterações na demografia, nas mídias e na cooperação como os principais fatores de modificação na Macro-História. 

A situação hoje em dia é meio bizarra diante da Civilização 2.0: estamos vivendo dentro de um mundo que não entendemos direito.

Não é à toa que as definições do cenário (tipo BANI e VUCA), que ganham escala, não são para entender o fenômeno, mas de como nos sentimos diante dele.

Vejamos:

VUCA:

 

  • Volatilidade (Volatility): As mudanças ocorrem rapidamente e de forma imprevisível.
  • Incerteza (Uncertainty): Não conseguimos prever o futuro com precisão.
  • Complexidade (Complexity): Existem muitos fatores interconectados, o que torna as situações difíceis de entender.
  • Ambiguidade (Ambiguity): As informações nem sempre são claras ou precisas.

BANI:

  • Frágil (Brittle): As coisas parecem fortes, mas podem quebrar facilmente.
  • Ansioso (Anxious): A incerteza gera ansiedade constante.
  • Não-linear (Non-linear): As ações e eventos não seguem uma sequência lógica ou previsível.
  • Incompreensível (Incomprehensible): As situações muitas vezes não fazem sentido, tornando difícil entender o que está acontecendo.

Note que o eixo geral não é para explicar o que acontece, mas apresentar as emoções que estamos sentindo.

A Ciência é feita baseada sempre em três fatores:

  1. Fator Causante – O fator que desencadeia um fenômeno específico;
  2. Fator Detonante – O elemento que provoca uma mudança significativa ou aceleração do fenômeno;
  3. Fator Consequente – O resultado ou o impacto gerado pela combinação dos fatores causante e detonante.

Esses três fatores são fundamentais para entender o processo de mudanças e transformações que ocorrem nas mais diversas áreas do conhecimento científico​​.

Como não estamos baseando a análise do cenário em padrões, mas em percepções destacamos as emoções que estamos sentindo e não no que ocorre.

Note que Bani e Vuca expressam nossas emoções de incompreensão: o que nos torna frágeis, ansiosos, confusos, sem lógica e com uma sensação de ambiguidade.

A profusão e disseminação dos conceitos BANI e VUCA, que viraram populares, são um sintoma claro e indiscutível da crise da Ciência Social 1.0.

Precisamos – urgente – de uma nova formação que consiga explicar para os jovens o que está acontecendo nas várias áreas das Ciências Sociais Específicas.

Nós, diante da Civilização 2.0, estamos tateando no escuro com óculos escuros.

É isso, que dizes?

“Nepô é o filósofo (cientista da sabedoria) da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Léo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções.” – Fernanda Pompeu.

“Nepô tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos.” – Fernanda Pompeu.

Ser capaz de encontrar e inter-relacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” -Fernanda Pompeu.

Bem vindo à Bimodais – estudamos a nova Ciência da Inovação, que se divide em Inovação Civilizacional, Grupal e Pessoal.

Estamos mais focados em 2024 na Inovação Pessoal.

Estamos entrando na Décima Segunda Imersão (de julho a dezembro de 2024.)

Valor: R$ 610,00, no pix.

Bora?

Quer doar e ganhar quatro aulas de aula gravadas?

Por aqui:
https://chk.eduzz.com/2358389
Mais dúvidas?

Novos livros do Nepô/Bimodais na Amazon:
Enxuta: https://a.co/d/09P93qlg
Estendida: https://a.co/d/0gPHWMtE
Mais dúvidas?
Veja a descrição da Bimodais:
https://encurtador.com.br/yi21u
Abraços,
Nepô.

Leave a Reply