Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.) 

Resumo feito pelo Tio Chatinho (ChatGPT):

No presente texto, Nepô nos apresenta um panorama sobre a transformação na educação, destacando que não se trata apenas de uma revolução tecnológica, mas de uma mudança profunda na essência do aprender e ensinar. Integrando conceitos da Ciência Social 2.0, ele argumenta que a educação deve evoluir para atender às demandas de um mundo mais complexo e descentralizado. A influência das mídias na educação, o aumento da autonomia e responsabilidade dos alunos, e a importância do desenvolvimento de habilidades socioemocionais são pontos centrais. Além disso, enfatiza a necessidade de preparar os jovens para um modelo de cooperação global, promovendo um futuro sustentável e harmonioso. A educação deve estimular competências como responsabilidade pessoal, aprendizado autônomo e a capacidade de filtrar conteúdos, adaptando-se continuamente às mudanças da sociedade cada vez mais frequentes e rápidas.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Eu faço o seguinte apelo para os educadores: ajudem os jovens a poder viver melhor em um mundo mais descentralizado!
  2. O primeiro problema para entender o futuro da educação é compreender que não podemos usar os teóricos da educação para isso.
  3. Os teóricos da educação são Pré-Mcluhaninanos. Ou seja, não tiveram a possibilidade de compreender o papel das mídias nas guinadas humanas.
  4. A educação familiar e a mais formal (escola) tem um papel de formatadora do Sapiens para que ele possa viver, da melhor forma possível, dentro de um determinado Ambiente de Sobrevivência.
  5. A escola é uma preparadora de jovens para que eles possam viver bem dentro do Ambiente de Sobrevivência – que é mutante.
  6. Quando muda as mídias e o sistema de cooperação do Sapiens , o modelo educacional precisa ser modificado.
  7. A diferença agora é que o Digital inaugura não mais uma Revolução Radical na Civilização, mas uma Revolução Disruptiva.
  8. Pela primeira vez, estamos começando a nos utilizar de um Modelo de Cooperação similar ao das formigas – e não mais dos lobos – que nos permite um exponencial e rápido processo de descentralização do Sapiens.

Os Mapas Mentais do Artigo:

Vamos ao Artigo:

“Os alunos do futuro serão mais autônomos e responsáveis por sua própria aprendizagem.”Clay Shirky​.

Semana que vem farei uma palestra para o Sinepe – Sindicato de Estabelecimentos Particulares de Ensino, abordando o futuro da educação.

O texto abaixo é um resumo feito pelo Tio Chatinho do novo livro que estou escrevendo a quatro mãos com o Fernando Marinho, que deve ficar pronto até o final do ano.

Eis um resumo da versão atual do livro feito pelo ChatGpt Plus:

A transformação que estamos presenciando na educação é não apenas uma revolução tecnológica, mas uma mudança profunda na essência do que significa aprender e ensinar. 

Ao integrar os conceitos da Ciência Social 2.0, reconhecemos que a educação deve evoluir para atender às demandas de um mundo cada vez mais complexo e descentralizado. 

Como Marshall McLuhan postulou, as mídias são fundamentais para moldar nossa percepção e interação com o mundo, e, portanto, a educação deve se adaptar a essas mudanças midiáticas para preparar os alunos para a sociedade do futuro.

A educação do futuro será caracterizada por um aumento na autonomia e responsabilidade dos alunos, conforme sugerido por Clay Shirky. 

Os educadores terão um papel crucial em orientar os jovens para que possam viver melhor em um mundo mais descentralizado, onde a cooperação, a flexibilidade e a capacidade de autoaprendizagem serão essenciais. 

Essa nova abordagem educacional deve focar não apenas no desenvolvimento cognitivo, mas também nas habilidades socioemocionais, promovendo um aprendizado holístico que integra aspectos emocionais e intelectuais.

A Ciência Social 2.0 propõe que a educação deve considerar a influência das mídias, demografia e ambientes de cooperação na formação dos indivíduos. 

A mudança estrutural que estamos vivenciando é definitiva, e a educação precisa se reinventar continuamente para permanecer relevante. Isso inclui preparar os jovens para um modelo de cooperação que valoriza a interdependência e a colaboração global, promovendo um futuro mais sustentável e harmonioso.

Ademais, a responsabilidade pessoal, a visão empreendedora, o aprendizado autônomo e continuado, e a capacidade de filtrar conteúdos são competências fundamentais para o Sapiens 2.0. 

A educação deve estimular essas habilidades, preparando os indivíduos para enfrentar os desafios de um mundo em constante evolução. O aprendizado em rede e o desenvolvimento de uma Mente Secundária Mais Reflexiva são igualmente importantes para a adaptação e inovação.

Por fim, a disseminação de Paradigmas Existenciais Mais Fortes na linha Missionária enfatiza a importância de valores e princípios que orientem os indivíduos em direção a propósitos maiores. Essa abordagem fortalece a coesão social e promove um ambiente onde a colaboração e o suporte mútuo são valorizados, contribuindo para uma sociedade melhor.

Em suma, a educação do futuro, conforme delineada pela Ciência Social 2.0, deve ser uma força transformadora que prepara os indivíduos para um mundo complexo e interconectado, onde a capacidade de adaptação, aprendizado contínuo e cooperação são essenciais para a prosperidade e o bem-estar coletivo.

É isso, que dizes?

“Nepô é o filósofo (cientista da sabedoria) da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Léo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções.” – Fernanda Pompeu.

“Nepô tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos.” – Fernanda Pompeu.

Ser capaz de encontrar e inter-relacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” -Fernanda Pompeu.

Bem vindo à Bimodais – estudamos a nova Ciência da Inovação, que se divide em Inovação Civilizacional, Grupal e Pessoal.

Estamos mais focados em 2024 na Inovação Pessoal.

Estamos entrando na Décima Segunda Imersão (de julho a dezembro de 2024.)

Valor: R$ 610,00, no pix.

Bora?

Quer doar e ganhar quatro aulas de aula gravadas?

Por aqui:
https://chk.eduzz.com/2358389
Mais dúvidas?

Novos livros do Nepô/Bimodais na Amazon:
Enxuta: https://a.co/d/09P93qlg
Estendida: https://a.co/d/0gPHWMtE
Mais dúvidas?
Veja a descrição da Bimodais:
https://encurtador.com.br/yi21u
Abraços,
Nepô.

Leave a Reply