Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.) 

O que aprendi com este artigo?

Resumo feito pelo Tio Chatinho (ChatGPT):

No presente texto, Nepô nos apresenta a bimodalização do livro “A arte de fazer acontecer: O método GTD – Getting Things Done: Estratégias para aumentar a produtividade e reduzir o estresse” de David Allen. Allen é um consultor de produtividade. Allen identifica dois tipos de mudança pessoal – de cima para baixo e de baixo para cima – e destaca a necessidade de ajustar-se às tecnologias de comunicação que complicam a gestão de compromissos e informações. O livro, traduzido para mais de 30 idiomas, oferece princípios e práticas para aumentar a produtividade sem estresse, propondo um novo estilo de vida para lidar com o mundo atual. Nepô critica a universalização dos métodos de inovação pessoal e sugere que mudanças estruturais dependem do entendimento da Mente Secundária e da criação de uma nova Auto-Persona, enfatizando a importância de métodos contínuos e progressivos para o desenvolvimento dos propósitos existenciais. 

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Os autores da Inovação Pessoal, principalmente os que querem vender livros, palestras e métodos, tendem a universalizar os seus métodos.
  2. Toda mudança, por menor que ela seja, sempre conta com a força de vontade da pessoa de sair de “a” e ir para “b”. Sem isso, nada se inicia.
  3. O primeiro passo importante para que possamos criar Propósitos Existenciais Mais Estruturais Mais Fortes é a compreensão de que temos uma Mente Secundária.
  4. Quando a pessoa compreende que a sua Mente Primária não é ela mesma, mas apenas algo que foi armazenado ali para ser revisado, começamos a jornada da mudança.
  5. A ideia de que temos de sair da caixa é falsa, pois é impossível sair da mente, o que podemos fazer é olhar uma mente com a outra.
  6. Mudar algo na nossa vida exige NÃO sair da caixa, mas olhar e revisar a caixa (a Mente Primária), através da Mente Secundária.
  7. Se uma Mente Secundária Mais Ativa sempre foi uma possibilidade na vida do Sapiens, quando entramos num mundo mais descentralizado e inovador, isso deixa de ser uma opção e passa a ser uma obrigação.
  8. Com a musculação diária da Mente Secundária, ela vai ficando mais ativa e aguçada e passa a gerenciar melhor a nossa vida, nos tornando mais proativos e criativos.

Os Mapas Mentais do Artigo:

Vamos ao Artigo:

“Os ventos e as ondas estão sempre a favor dos navegadores mais competentes.” – Edward Gibbon.

Iniciamos a Bimodalização do livro “A arte de fazer acontecer: O método GTD – Getting Things Done: Estratégias para aumentar a produtividade e reduzir o estresse” de David Allen.


Este é o primeiro artigo.

Quem é David Allen? 

O autor se autodenomina “consultor de produtividade”.

O que tirei do prefácio:

“Fez teatro na escola, foi campeão de debates, praticante e professor de caratê, garçom, motorista de táxi e gerente de uma empresa de serviços de jardinagem – tudo isso antes de se tornar consultor de produtividade.” (…) “O livro foi traduzido para mais de 30 idiomas, e nossa empresa estabeleceu franquias em diversos países com o intuito de oferecer programas de treinamento baseados neste conteúdo. Se eu já me sentia confiante quanto à capacidade de adaptação das técnicas às diversas culturas, os anos seguintes à publicação do livro só aumentaram minha certeza.”

Foco do autor: 

  • Princípios da produtividade sem estresse (teoria);
  • Práticas de como aplicá-los (metodologia).

Síntese do que ele propõe com o livro:

“Aumentar seu desenvolvimento e sua produtividade – e ao mesmo tempo preservar a sanidade.” (…) “Hoje, há um interesse universal em relação aos resultados alcançados pelo foco e pela produtividade sem estresse, além da percepção de que o método não trata apenas de dicas sobre “gestão de tempo”, mas da prática de um novo estilo de vida, necessária para lidar com o mundo atual.” (…) “Na verdade, este livro não está tão preocupado em fazer acontecer quanto em engajar você apropriadamente em seu mundo, orientando-o a tomar as melhores decisões em cada momento e a eliminar as distrações e o estresse do que você não está fazendo.”

Crítica geral ao livro do Allen 

Os autores da Inovação Pessoal, principalmente os que querem vender livros, palestras e métodos, tendem a universalizar os seus métodos.

Existe na Inovação Pessoal alguma variantes relevantes para que possamos ver que métodos são os mais indicados:

  • O Ambiente de Sobrevivência que as pessoas estão inseridas e os Paradigmas Existenciais Mais Hegemônicos;
  • As possíveis mudanças que podem estar ocorrendo do Ambiente de Sobrevivência que podem ser familiares, no trabalho, na região ou civilizacional, que demandam determinados tipos de adaptação para um determinado viés;
  • O Perfil Criativo da pessoa, que pode ser mais ou menos disruptivo;
  • A escolha existencial que a pessoa fez até aquele momento na vida, independente do seu Perfil Criativo: Sobrevivente, Instagrante, Missionário Incremental ou Missionário Disruptivo.

Toda mudança, por menor que ela seja, sempre conta com a força de vontade da pessoa de sair de “a” e ir para “b”. Sem isso, nada se inicia.

Allen define que há na Inovação Pessoal duas possibilidades:

  • Uma mudança de cima para baixo, que é uma revisão geral da pessoa, seguida de alterações dos hábitos;
  • Ou uma mudança de baixo para cima, que é uma revisão dos hábitos que nos levam a uma mudança geral da pessoa.

 Tenho que discordar, pois isso não é universal.

Para um determinado tipo de cliente – que é o caso do Allen – pessoas com grandes responsabilidades no trabalho, que vivem estressadas, um método de organização da agenda ajuda bastante.

Allen atua num nicho de altos executivos que precisam lidar o tempo todo com o gerenciamento do tempo.

Não resta dúvida que uma pessoa que gerencia melhor a sua agenda, consegue ter mais tempo para refletir sobre os seus Propósitos Existenciais Mais Estruturais.

Porém, a pesquisa continuada e progressiva sobre os Propósitos Existenciais Mais Estruturais precisa também de métodos.

O Método Bimodal para o desenvolvimento dos nossos  Propósitos Existenciais Mais Estruturais 

Diria que:

O primeiro passo importante para que possamos criar Propósitos Existenciais Mais Estruturais Mais Fortes é a compreensão de que temos uma Mente Secundária.

Quando a pessoa compreende que a sua Mente Primária não é ela mesma, mas apenas algo que foi armazenado ali para ser revisado, começamos a jornada da mudança.

Ou seja:

A ideia de que temos de sair da caixa é falsa, pois é impossível sair da mente, o que podemos fazer é olhar uma mente com a outra. 

Mudar algo na nossa vida exige NÃO sair da caixa, mas olhar e revisar a caixa (a mente primária), através da Mente Secundária. 

Viver de forma mais plena, significativa e personalizada nada mais é do que o desenvolvimento constante e continuado da Mente Secundária!

Sim, para que possamos permitir que a Mente Secundária opere com mais facilidade é preciso mudar não só de hábitos, de ambiente, de relacionamentos.

E nessa direção de mudanças de hábitos, os métodos de Allen e de vários outros da Inovação Pessoal se tornam úteis.

A relevância da Auto-Persona

Semana passada, começamos a desenvolver a ideia de que é fundamental para mudanças mais estruturais e profundas a criação de uma nova Auto-Persona.

A Auto-Persona é uma espécie de personagem que vamos nos transformar no futuro, que serve de referência para uma série de mudanças que precisamos fazer no presente.

Diria que podemos ter mais do que uma Auto-Persona a ser definida:

  • Na missão geral de vida, ligada mais ao trabalho;
  • Nas relações que queremos ter com os outros;
  • Nas relação que queremos ter com nosso corpo e saúde;
  • Nas relações que queremos ter com nossos ambientes de moradia e trabalho.

Uma mudança estrutural se torna mais consistente quando conseguimos introjetar na nossa mente o onde estamos e para onde queremos ir – e as recompensas que teremos com esse processo.

Os exercícios para o desenvolvimento da Mente Secundária 

Quando eu resolvi fazer uma maratona diária de arrumar algo na casa todo dia, aparentemente, estava arrumando a casa, certo? Mais ou menos.

O ato de estar diariamente procurando algo para melhorar em casa, não visa apenas melhorar o ambiente, mas o mais importante é a musculação da mente secundária.

Hoje, já é muito mais comum o ato diário de fazer exercícios corporais, mas ainda não é comum procurar exercitar a Mente Secundária.

Quando introduzimos na nossa rotina pequenas mudanças diárias – de forma proposital – estamos, na verdade, revisando não só coisas do lado de fora, mas também a Mente Primária.

Com a musculação diária da Mente Secundária, ela vai ficando mais ativa e aguçada e passa a gerenciar melhor a nossa vida, nos tornando mais proativos e criativos.

Se uma Mente Secundária Mais Ativa sempre foi uma possibilidade na vida do Sapiens, quando entramos num mundo mais descentralizado e inovador, isso deixa de ser uma opção e passa a ser uma obrigação.

Frases Top:

“Se for de sua natureza sentir certo fascínio pelo que pode estar acontecendo ao ouvir sirenes nas ruas ou ficar curioso sobre o que uma roda de pessoas está conversando de forma animada do outro lado da sala durante uma festa, não tenha dúvida de que você está prestes a se tornar vítima das distrações ilimitadas e irresistíveis a que a tecnologia o expõe o tempo todo;”

“O caos não é o problema; o que importa é quanto tempo se leva para encontrar a coerência.” – Doc Childre e Bruce Cryer.

É isso, que dizes?

“Nepô é o filósofo (cientista da sabedoria) da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Léo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções.” – Fernanda Pompeu.

“Nepô tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos.” – Fernanda Pompeu.

Ser capaz de encontrar e inter-relacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” -Fernanda Pompeu.

Bem vindo à Bimodais – estudamos a nova Ciência da Inovação, que se divide em Inovação Civilizacional, Grupal e Pessoal.

Estamos mais focados em 2024 na Inovação Pessoal.

Estamos entrando na Décima Segunda Imersão (de julho a dezembro de 2024.)

Valor: R$ 730,00, sem pix.

(Ganha como brinde o mês de junho, acessando todos os áudios do semestre)

Bora?

Quer doar e ganhar quatro aulas de aula gravadas?

Por aqui:
https://chk.eduzz.com/2358389

Quer ler os livros publicados, a partir das pesquisas do primeiro semestre? É por aqui:
Novos livros do Nepô/Bimodais na Amazon:
Enxuta: https://a.co/d/09P93qlg
Estendida: https://a.co/d/0gPHWMtE

Mais dúvidas?

Veja a descrição da Bimodais:
https://encurtador.com.br/yi21u

Se ainda tiver questões, me pergunta….

Abraços,
Nepô.

Leave a Reply