O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)
Link encurtado: https://encurtador.com.br/cgi35
Os Mapas Mentais do Artigo:
Síntese do Artigo:
Resumo feito pelo Tio Bard:
Todas as espécies vivas precisam inovar para sobreviver, mas a inovação humana é diferente da inovação das outras espécies. As demais espécies praticam a Inovação Instintiva, baseada em um processo instintivo mais lento e dependente das situações do ambiente. Os humanos, por outro lado, praticam a Inovação Reflexiva, baseada em um processo de pensamento e de repensamento mais consciente, mais dinâmico e menos dependente das situações do ambiente.
A Inovação Reflexiva do Sapiens nos leva a constante procura por melhores conceitos, métodos, operações e tecnologias. Essa inovação segue determinados padrões, formando um Espiral Inovador Progressivo.
As inovações criadas pelo Sapiens avançam, portanto, como se fossem um exército, e vão criando “Zonas de Experimentação”, que passam a atrair o interesse de cada vez mais gente. O processo de inovação é sempre em espiral, sempre na direção de melhorias que ajudam o Sapiens a viver melhor dentro das mudanças constantes do ambiente.
Frases de Divulgação do Artigo:
- Os paradigmas do Mainstream passam a ser armazenados em lugares mais profundos do nosso cérebro e, por causa disso, são tão difíceis de serem modificados.
- O que diferencia o Sapiens das outras espécies, do ponto de vista inovador, portanto, é a nossa capacidade de reflexão.
- Muito do que funciona no contexto de hoje se torna, por diversos motivos, obsoleto amanhã.
- Como é possível abordar o tema da Inovação Grupal e Pessoal se não temos o contexto geral de onde estamos e para onde vamos em termos civilizacionais?
- Não é possível operar com o fenômeno da inovação sem que tenhamos uma articulação forte e consistente entre estas três camadas inovadoras (pessoal, grupal e civilizacional).
- Inovar, assim, não é uma opção de nenhum ser vivo, incluindo o Sapiens, mas uma OBRIGAÇÃO!
- Quanto mais uma inovação nos ajuda a viver melhor, mais ela tem chance de prosperar e vice-versa.
O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?
Vamos ao Artigo:
“A inovação é a mãe do progresso.” – Schumpeter.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
Resumo feito pelo Tio Bard, baseado em texto que escrevi no nosso novo livro “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais descentralizado e inovador?”:
O autor Carlos Nepomuceno começa o texto explicando que a inovação é um processo universal, mas que a inovação humana é diferente da inovação das outras espécies.
Ele explica que as demais espécies praticam a inovação instintiva, enquanto os humanos praticam a inovação reflexiva.
A inovação instintiva é baseada em um processo instintivo mais lento e mais dependente das situações do ambiente. Já a inovação reflexiva é baseada em um processo de pensamento e de repensamento mais consciente, mais dinâmico e menos dependente das situações do ambiente.
Nepomuceno também explica que a inovação é importante para o Sapiens porque nos permite adaptar-nos a um ambiente em constante mudança, solucionar problemas e melhorar a nossa qualidade de vida.
Por fim, ele explica que as inovações criadas pelo Sapiens avançam, portanto, como se fossem um exército, e vão criando “Zonas de Experimentação”.
Ele define as três zonas na relação do Sapiens com a inovação:
- Zonas do Mainstream: o ambiente que se tornou natural e invisível e aceito pela maioria.
- Zonas de Experimentação: o lugar onde novas ideias são criadas e testadas.
- Zonas de Atração: quando determinadas inovações geram um upgrade considerado positivo pela maioria.
Ele conclui o texto afirmando que a inovação é uma ferramenta vital e obrigatória para o Sapiens. É o que nos permite viver melhor em um mundo em constante mudança.
É isso, que dizes?
“Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.
“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Se quiser pegar a parte final da décima imersão, aproveite a promoção: R$ 250,00 no pix.
https://a.co/d/3r3rGJ0
Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.
GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.