O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)
Link encurtado: https://encurtador.com.br/dhqF5
Os Mapas Mentais do Artigo:
Síntese do Artigo:
Resumo feito pelo Tio Bard:
O autor apresenta uma nova abordagem sobre o fenômeno da inovação, baseada na ideia de que o cérebro humano opera em duas mentes: a mente primária, que armazena os paradigmas, e a mente secundária, que os revisa e aprimora, com uma Bancada Criativa entre elas.
A abordagem da Inovação Bimodal procura identificar os Paradigmas Estruturais Limitantes, que são formas de pensar que impedem a inovação, e propor medidas para superá-los.
Frases de Divulgação do Artigo:
- Quando sugerimos a metáfora de duas mentes: a mais automática e a mais reflexiva, procuramos ajudar as pessoas a se ver melhor.
- Mas, na verdade, quando “quero falar com os meus botões”, eu vou acionar uma área diferente da minha mente mais reflexiva, menos automática e menos impulsiva.
- A dicotomia razão versus emoção não me parece adequada, pois cria uma fantasia que decisões podem ser tomadas com emoção zero.
- Não existe a possibilidade de um Sapiens tomar uma decisão com emoção zero.
- A Bancada Criativa é uma espécie de ferramenta de apoio para criar protótipos da Mente Secundária.
- Uma pessoa que não usa mais e com frequência a Mente Secundária está se deixando levar pelo que está armazenado no seu disco rígido, sem muito espaço para questionar o que está lá dentro.
- Quando queremos tomar decisões melhores o que fazemos é apenas tentar reduzir a Taxa Emocional, que nunca chega a zero.
- Refletir é reduzir a taxa das emoções sobre as decisões e não zerar as emoções.
- Quando os Cientistas da Felicidade no passado criaram a ideia de Filosofia (Amor à Sabedoria), aposto hoje, que, no fundo, se referiam ao amor à tomada de decisões mais adequadas, a partir de uma Taxa de Reflexão Maior.
- O foco da Inovação, que estará cada vez mais presente na Civilização 2.0, exige que tenhamos metáforas melhores para que possamos estar o tempo todo criando novidades.
- Quando criamos um grupo de inovadores, partimos do princípio que alguns problemas psicológicos mais estruturais e graves não farão parte do repertório dos participantes.
- Quando queremos ter um aumento da taxa da criatividade e da inovação é preciso que tenhamos uma atividade cada vez mais regular e intensa da da Mente Secundária.
- A Bancada Criativa é uma espécie de quadro em branco que vamos fazer exercícios para procurar novos Paradigmas.
- Não existe atividade operacional de ninguém que não se baseie, em algum nível, na produção conceitual de outro alguém.
- Admito que não escrevi quatro livros, mas apenas um livro que foi revisado e melhorado quatro vezes, que chegou a esta última versão.
- Um conjunto enorme de problemas que a humanidade passou a ter, principalmente criados pela nova complexidade demográfica, tem agora uma novas possibilidades de solução.
- O Sapiens 1.0 precisa se desapegar de antigos Paradigmas e encarar estes novos desafios de frente para que possamos criar uma vida bem melhor para os nossos descendentes.
- Quando falamos de Paradigmas Estruturais Limitantes diante da Inovação, estamos procurando algo parecido com o que os fundadores da acupuntura fizeram.
- Na abordagem da Inovação Bimodal, procuramos estabelecer relações de causa e efeito de formas de pensar que estão armazenadas na nossa Mente Primária que nos impedem de inovar.
- Repare que quando usamos a expressão “preciso falar com os meus botões” estamos dizendo algo parecido com: preciso sair do automatismo e refletir sobre ele.
- Sair do automatismo, significa refletir sobre as coisas que estão sem grandes reflexões e estão nos causando problemas.
- Quando usamos a expressão: vou levar tal problema para que a minha Mente Secundária trabalhe usando a sua Bancada Criativa é o mesmo que dizer “preciso falar com os meus botões”.
O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?
Vamos ao Artigo:
“Ser é se reinventar.“- Rubem Alves.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
Resumo sobre o artigo de hoje feito pelo Tio Bard, que são, na verdade, trechos do livro “A Arte Secreta do Inovador”, que está sendo produzindo dentro da Bimodais:
O autor, após 17 anos de carreira como conceituador, inicia seu segundo grande desafio intelectual: estudar o fenômeno da inovação.
Ele acredita que a inovação é um tema muito importante no início do século XXI, em função da Revolução Civilizacional iniciada pelo digital.
O autor acredita que a inovação é um fenômeno complexo e que ainda não é bem compreendido. Ele quer contribuir para o desenvolvimento de um conhecimento mais consistente sobre a inovação, tanto na área pessoal quanto grupal.
Para isso, ele pretende analisar os padrões de causa e efeito da inovação, contando com a ajuda de conceituadores fortes do passado.
Ele acredita que a inovação é essencial para a adaptação das pessoas, grupos e organizações ao novo contexto da Civilização 2.0.
O autor propõe uma série de medidas para aumentar a taxa de inovação, como a desconstrução de paradigmas limitantes e o desenvolvimento da mente secundária
O autor afirma que o cérebro humano é complexo e que não é possível definir com precisão como ele funciona. No entanto, para melhorar o potencial inovador, é útil criar metáforas simples, mas consistentes.
O autor propõe a metáfora de duas mentes: uma mais automática, que armazena nossos paradigmas, e uma mais reflexiva, que os revisa e aprimora. A bancada criativa é o espaço onde as pessoas podem refletir sobre seus paradigmas e criar novos.
O autor afirma que essa metáfora é útil para melhorar o potencial inovador porque permite que as pessoas saiam do automatismo e reflitam sobre seus paradigmas. Quando as pessoas estão presas no automatismo, elas são menos propensas a inovar. No entanto, quando elas refletem sobre seus paradigmas, elas podem identificar oportunidades de inovação.
A metáfora do autor é uma ferramenta útil para melhorar o potencial inovador. Ela é simples e consistente, e permite que as pessoas entendam melhor como funciona sua mente.
Paradigmas Limitantes
O autor compara ainda os Paradigmas Estruturais Limitantes à acupuntura. Assim como a acupuntura usa agulhas para estimular pontos específicos do corpo para aliviar a dor, os Paradigmas Estruturais Limitantes podem ser usados para estimular o potencial inovador de uma pessoa.
O autor explica que a abordagem da Inovação Bimodal procura estabelecer relações de causa e efeito entre os Paradigmas Estruturais Limitantes e o potencial inovador de uma pessoa. Ao conhecer determinadas formas de pensar de alguém, é possível definir seu potencial inovador e como ampliá-lo.
Exemplo:
Uma pessoa que acredita que “o novo é perigoso” pode ser menos propensa a inovar. Essa crença pode ser um Paradigma Estrutural Limitante que impede a pessoa de experimentar novas ideias e soluções.
A abordagem da Inovação Bimodal poderia ajudar essa pessoa a identificar esse paradigma e a desenvolver uma nova forma de pensar. Isso poderia aumentar seu potencial inovador e ajudá-la a encontrar soluções para novos problemas.
É isso, que dizes?
“Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.
“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.
Quer experimentar a Bimodais por um mês?
Inovação com Ciência
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Entre agora (de agosto a final de dezembro de 2023) – não perca! R$ 600,00 pelo Pix!
Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.
GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.