O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)
Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal180723
Os Mapas Mentais do Artigo:
Síntese do Artigo:
Frases de Divulgação do Artigo:
- Assim, temos máquinas mais inteligentes, mas não tomadoras de decisão. E máquinas mais inteligentes e tomadoras de decisão, que são no popular, as IAs.
- É a chamada Inteligência Artificial – ou Máquinas Que Aprendem – que torna possível a passagem da Gestão para a Curadoria.
- A Curadoria é o novo macro modelo de sobrevivência, que só é possível por causa de máquinas que aprendem e decidem, a partir do uso dos usuários.
- Novas tecnologias geram a demanda por adaptação de uso, que precisa de um tempo para que sejam melhor utilizadas.
- Todas as tecnologias que se disseminam na sociedade de alguma forma permitem que o Sapiens viva melhor.
- Novas mídias permitem um processo de descentralização de poder e, obviamente, que usufrui da centralização do poder vai ser radicalmente contra.
- As Tecnologias Digitais – por uma série de novas características – nos permite criar uma inédita civilização – muito mais sofisticada do que as anteriores.
- Temos uma alta taxa de Tecnofobia, pois a Ciência Social 1.0 não compreende o seu papel vital para a nossa sobrevivência.
- As tecnologias foram, ao longo do tempo, ganhando mais e mais inteligência para nos ajudar a sobreviver melhor.
- A única forma sustentável de lidar com mais complexidade demográfica é através do progressivo e continuado processo de descentralização.
- Se analisarmos as tecnologias de forma geral, veremos que fomos ao longo do tempo, dando mais e mais autonomia para elas.
- Novas mídias não surgem por acaso ao longo da Macro-História, mas como uma demanda obrigatória humana para que possamos lidar com mais complexidade.
- Quanto mais gente tivemos no planeta, mais e mais precisaremos de tecnologias mais sofisticadas de processamento de dados e informação.
- A Bimodais é um Braço Conceitual da Escola de Pensamento de Toronto, que pelos novos Paradigmas Estruturais propostos, ajuda a estruturar a Ciência Social 2.0.
Vamos ao Artigo:
“O meio é a mensagem.” – McLuhan.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
A Bimodais é um Braço Conceitual da Escola de Pensamento de Toronto, que pelos novos Paradigmas Estruturais propostos, ajuda a estruturar a Ciência Social 2.0.
Em resumo, o que os Canadenses nos sugeriram sobre a nova Ciência Social – e nós concordamos com ele foi:
- Somos uma Tecnoespécie;
- Quando modificamos as mídias, alteramos a Civilização.
A Bimodal – braço conceitual da Escola de Pensamento de Toronto – melhorou a Narrativa Conceitual inaugurada por Marshall McLuhan (1911-80) de várias maneiras:
- Nos perguntamos, já que temos revoluções de mídia – um fenômeno social recorrente, por que ocorre de tempos em tempos? Qual é a causa?
- Chegamos à conclusão de que uma Tecnoespécie aumenta o tamanho da população, de forma progressiva e continuada e, por causa disso, precisa se reinventar de forma mais ou menos incremental ou mais ou menos disruptiva;
- De que a função das novas mídias é o de nos ajudar a sobreviver melhor, já influenciados por Ayn Rand (1905-82);
- E que novas mídias nos permitem experimentar sociedades mais complexas, criando novos modelos de sobrevivência mais participativos nas operações e decisões, através da progressiva descentralização.
Se analisarmos o Digital enquanto mídia, conseguimos identificar uma série de repetições que ocorrem ao longo da história.
Uma nova mídia contém sempre com mudanças aqui e ali o seguinte:
- Novas formas de armazenar informação;
- Novas linguagens;
- Novos canais.
O pacote completo das novas mídias sempre nos permitiu aprimorar a forma como processamos os dados e informações.
Eis as regras:
Quanto mais gente tivemos no planeta, mais e mais precisaremos de:
- Tecnologias mais sofisticadas de processamento de dados e informação;
- Tecnologias com mais autonomia para nos ajudar a lidar melhor com a complexidade.
O problema da análise de Toronto que nos impede de entender melhor o surgimento da Inteligência Artificial é o seguinte:
- Eles se limitaram a entender a mídia pela mídia, sem se perguntar a função dela como uma ferramenta humana de sobrevivência;
- Faltou a Toronto o aspecto demográfico, como causa central para as revoluções midiáticas.
Novas mídias não surgem por acaso ao longo da Macro-História, mas como uma demanda obrigatória humana para que possamos lidar com mais complexidade.
Como lidamos com mais complexidade?
Aí temos a influência da Escola Austríaca de Economia, que nos ensina que é preciso descentralizar as decisões para que o processo seja sustentável.
A única forma sustentável de lidar com mais complexidade demográfica é através do progressivo e continuado processo de descentralização.
Se analisarmos as tecnologias de forma geral, veremos que fomos ao longo do tempo, dando mais e mais autonomia para elas.
As tecnologias foram, ao longo do tempo, ganhando mais e mais inteligência para nos ajudar a sobreviver melhor.
Temos uma alta taxa de Tecnofobia, pois a Ciência Social 1.0 não compreende o seu papel vital para a nossa sobrevivência.
As Tecnologias Digitais – por uma série de novas características – nos permite criar uma inédita civilização – muito mais sofisticada do que as anteriores.
Novas mídias permitem um processo de descentralização de poder e, obviamente, quem usufrui da centralização do poder vai ser radicalmente contra.
Todas as tecnologias que se disseminam na sociedade de alguma forma permitem que o Sapiens viva melhor.
Obviamente, que:
Novas tecnologias geram a demanda por adaptação de uso, que precisa de um tempo para que sejam melhor utilizadas.
Do ponto de vista, da visão básica de Toronto, fica difícil entender o surgimento da Inteligência Artificial.
Todas as mídias que surgem têm a seguinte característica:
- A quebra da interação de tempo e lugar;
- A redução exponencial do custo da produção da informação, descentralizando as fontes.
A nova mídia digital nos permite, de forma inédita e nunca feita antes pelo Sapiens a Curadoria.
A Curadoria é o novo macro modelo de sobrevivência, que só é possível por causa de máquinas que aprendem e decidem, a partir do uso dos usuários.
É a chamada Inteligência Artificial – ou Máquinas Que Aprendem – que torna possível a passagem da Gestão para a Curadoria.
Já dissemos que existe uma diferença entre máquinas que aprendem com o uso coletivo e decidem e máquinas mais inteligentes, que processam cada vez melhor os dados.
Assim, temos máquinas mais inteligentes, mas não tomadoras de decisão. E máquinas mais inteligentes e tomadoras de decisão, que são no popular as IAs.
De maneira geral, para que possamos nos posicionar diante deste novo cenário é preciso entender que, em termos de Macrotendências:
- Tudo que estamos fazendo tem um foco principal: adaptar a sociedade para uma sociedade muito mais complexa em termos de demografia;
- A adaptação é marcada pela passagem de sociedades mais centralizadas e massificadas para uma nova, mais descentralizada e mais diversificada, que para que possa proceder a descentralização precisará de máquinas cada vez mais inteligentes e autônomas.
É isso, que dizes?
“Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.
“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.
Quer experimentar a Bimodais por um mês?
Inovação com Ciência
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Está começando a décima imersão (de junho a final de dezembro de 2023) – não perca! R$ 700,00 no Pix!
Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.
GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.