Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal070623
Os Mapas Mentais do Artigo:
Frases de Divulgação do Artigo:
- Os Ubers transferiram para os usuários a fiscalização do desempenho dos fornecedores e consumidores do centro para as pontas.
- A maior parte das organizações que hoje lideram o mercado, já se utilizam da Curadoria, no qual há a transferência de diversos controles do centro para as pontas.
- Hoje, com as novas Tecnopossibilidades Digitais passamos a poder resolver problemas de qualidade em grande quantidade que antes eram impossíveis.
- O Digital promove a mais disruptiva revolução midiática de toda a história.
- Quando mudam as tecnologias, o Sapiens muda. E quando mudam as mídias, muda ainda mais.
- Vivemos hoje uma mudança disruptiva e estrutural no Ambiente de Sobrevivência do Sapiens, que afeta todas as áreas da sociedade.
- Uma Revolução Midiática – fenômeno estrutural e recorrente da Jornada do Sapiens – promove diversas mudanças disruptivas no nosso Ambiente de Sobrevivência.
- Finalmente, estamos conseguindo novas formas de resolver, de forma mais sofisticada e inteligente, as novas complexidades que apareceram quando chegamos na marca de 8 bilhões de membros.
Vamos ao Artigo:
“A verdadeira revolução causada pela internet mal começou.” – Pakes.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
As Revoluções Midiáticas e as Mudanças Estruturais no Ambiente de Sobrevivência do Sapiens
Vivemos hoje a maior Revolução Civilizacional da história do Sapiens.
Já tivemos quatro Revoluções Midiáticas na História, com a chegada:
- Dos Gestos;
- Da Oralidade;
- Das Escritas Manuscrita e Impressa;
- E agora do Digital.
Uma Revolução Midiática – fenômeno estrutural e recorrente da Jornada do Sapiens – promove diversas mudanças disruptivas no nosso Ambiente de Sobrevivência.
A chegada de uma Mídia Mais Descentralizadora permite de forma direta:
- Quebra das barreiras de tempo e lugar;
- A expansão das fontes de informação;
- Novas formas de armazenamento de informação e de interação humana.
A chegada de uma Mídia Mais Descentralizadora permite de forma indireta:
- A descentralização de poder, com o aumento da participação das pessoas nas operações e nos processos;
- O aumento exponencial da inovação, da originalização e da competição;
- O surgimento de novas formas de cooperação humana, gerando novos modelos estruturais de negócio.
Vivemos hoje uma mudança disruptiva e estrutural no Ambiente de Sobrevivência do Sapiens, que afeta todas as áreas da sociedade.
Tais mudanças são características de TODAS as Revoluções Midiáticas que já tivemos no passado.
Quando mudam as tecnologias, o Sapiens muda. E quando mudam as mídias, muda ainda mais.
Vamos ver agora as mudanças específicas do Mundo Digital, que inaugura a Civilização 2.0.
As mudanças na sociedade na Civilização 2.0
O Digital promove a mais disruptiva revolução midiática de toda a história.
Além de todas as mudanças que sempre vêm com as novas mídias, temos como grandes novidades:
- A chegada da Curadoria, que nos permite gerenciar processos de uma forma completamente inédita – muito mais próxima das formigas do que dos mamíferos;
- A possibilidade de criação de máquinas que aprendem, via Inteligência Artificial.
Hoje, com as novas Tecnopossibilidades Digitais passamos a poder resolver problemas de qualidade em grande quantidade que antes eram impossíveis.
Diversas organizações que hoje lideram o mercado, já se utilizam da Curadoria, no qual há a transferência de diversos controles do centro para as pontas.
Os Ubers transferiram para os usuários a fiscalização do desempenho dos fornecedores e consumidores do centro para as pontas.
Com a Curadoria consegue-se obter um exponencial ganho de escala, que permite atender muito mais gente, com mais qualidade, a baixo custo.
Se compararmos com o passado, o que há de REALMENTE novo no Mundo Digital é esta possibilidade de uma nova forma COMPLETAMENTE nova de resolver problemas em larga escala.
Além de se contar com o apoio de máquinas cada vez mais inteligentes, que passam, inclusive, a aprender sozinhas.
Finalmente, estamos conseguindo novas formas de resolver, de forma mais sofisticada e inteligente, as novas complexidades que apareceram quando chegamos na marca de 8 bilhões de membros.
Vejamos agora como tudo isso afeta os negócios.
O que é um negócio?
Segundo a primeira resposta do Google é o seguinte:
“Negócio é uma ideia central de algum empreendimento, uma ideia mestra ou ainda um plano para um negócio que visa solucionar problemas em um mercado. Ou seja, visa vender alguma forma de resolver uma necessidade, com produtos ou com serviços.”
Vamos arrumar o conceito.
Negócios são atividades que resolvem necessidades humanas, através de um produto ou serviço, que visam a geração de dinheiro.
Vejamos a definição de produto:
“Produto é tudo aquilo que pode ser oferecido a um mercado visando sua atenção, aquisição, uso ou consumo, de forma a satisfazer um desejo ou uma necessidade.”
Note que a ideia de que um produto é algo tangível e o serviço é algo intangível é confuso.
Se formos utilizar um Vocabulário Mais Científico é preciso especificar:
- Produto Tangível – é algo que envolve átomos, que se pode tocar (um carro, um celular, uma cadeira);
- Produto Intangível – é algo que NÃO envolve átomos, que não se pode tocar (uma consulta médica, uma fisioterapia, um curso de inglês).
O que há de comum nos Produtos sejam eles Tangíveis ou Intangíveis?
Eles precisam ser:
- Concebidos;
- Colocados à venda;
- Comercializados;
- Usados;
- Com uma ação maior ou menor do pós-venda.
Negócios na Civilização 2.0
Quando vamos pensar no futuro dos negócios é preciso, portanto, definir de que futuro estamos falando?
- De uma escola, que basicamente é um Ambiente de Negócios que só comercializa Produtos Intangíveis?
- Ou de um produtor de soja, que é basicamente um Ambiente de Negócios que só comercializa Produtos Tangíveis?
A chegada do Mundo Digital altera profundamente os Ambientes de Negócios sejam eles quais forem.
O que temos de novo na Civilização 2.0, que afeta a todos os ambientes de negócio?
- O uso do processamento de dados que pode ser utilizado em todos as etapas dos negócios;
- A possibilidade de comercialização de Produtos Tangíveis e Intangíveis sem as antigas barreiras de tempo e lugar;
- A criação de áreas de comercialização, chamadas de Marketplaces, que permitem ter o controle de qualidade de forma muito mais distribuída, através da avaliação constante dos participantes dos ecossistemas;
- O surgimento da Inteligência Artificial, que passam a tomar decisões, a partir de cada vez mais dados;
- O aumento exponencial da inovação em todos os setores dos negócios;
- Uma mudança profunda da mão de obra, que se torna mais independente, mais dinâmica e com a possibilidade do trabalho sem as antigas barreiras de tempo e lugar;
- Um consumidor mais bem informado e mais exigente.
É isso, que dizes?
“A Bimodais me dá um background filosófico e psicológico sobre inovação, que me ajuda na minha vida e no meu trabalho.” – José Flávio Albernaz Mundim.
“Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.
“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.
Quer experimentar a Bimodais por um mês?
Inovação com Ciência
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Está começando a décima imersão (de junho a final de dezembro de 2023) – não perca! R$ 700,00 no Pix!
Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.
GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.