Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo

Os Mapas Mentais do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Por mais que alguém de fora tente convencer de que aquilo é bom, a pessoa tem que pedir ajuda e se esforçar muito para poder proceder a Mudança Disruptiva.
  2. Para se engajar em um processo de Mudança Disruptiva, é preciso que a pessoa realmente esteja convencida de que é preciso mudar.
  3. Há ensinamentos sobre o Métodos de Engajamento na Inovação Disruptiva interessante no AA, que serve para todas as outras áreas da inovação.
  4. Alterar determinados Paradigmas Mais Profundos exige um esforço maior tanto de quem quer mudar, mas também daqueles que são profissionais especializados no apoio daquele tipo de mudança.
  5. O que há de comum entre o movimento do AA e a Transformação Digital? Ambas as mudanças demandam alterações em Paradigmas Mais Profundos.
  6. O AA promove Mudanças Disruptivas nas pessoas e isso é bastante útil para os Profissionais da Inovação.
  7. Alterar determinados Paradigmas menos acessíveis exige um esforço maior.
  8. Quanto mais os Paradigmas estão em determinadas áreas menos acessíveis da mente, mais difícil são de serem acessados, repensados e alterados.

Vamos ao Artigo:

“A dor é a pedra de toque de todo o crescimento.”Bill Wilson.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Quando começamos a desenvolver a abordagem Bimodal da Ciência da Inovação, um dos nossos lemas foi o de trazer todos os Conceitos e Conceituadores que pudessem ajudar nossos clientes a lidar melhor com este fenômeno.

Quando pensamos em Inovação, isso vale para tudo, inclusive na construção da própria Ciência da Inovação.

Quanto mais reunirmos as ideias de Conceituadores Fortes para nos ajudar a pensar e a lidar com determinado fenômeno, melhor.

Conceituador Forte –  aquele que desenvolve conceitos que se aproximam mais da realidade e nos ajudam mais a entender e lidar melhor com os fenômenos.

Fizemos uma espécie de Liquidificador Conceitual e fomos colocando dentro dele todo mundo que pudesse ajudar as pessoas a inovar para que pudessem ter uma vida melhor – seja pessoal ou de uma organização.

Liquidificador Conceitual – (Conceito de Sala) – junção de várias vertentes de pensamento e de Conceituadores para se poder conhecer e lidar melhor com determinado fenômeno.

Uma das originalidades da Ciência da Inovação Bimodal foi a de trazer a experiência dos grupos de mútuo ajuda tal como o AA, tanto para a Inovação tanto a Organizacional, quanto à Pessoal.

O AA – Alcoólicos Anônimos – que depois se desdobrou em vários outros grupos no combate à compulsão – tem uma vasta experiência de ajudar pessoas a mudar Paradigmas Mais Profundos.

(O livro em que se pode conhecer mais a experiência é o “Levar Adiante”, que conta a história de Bill Wilson (1895-71).)

Vejamos os tipos de Paradigmas (formas de agir, pensar e agir) que temos dentro da nossa mente do ponto de vista da facilidade ou dificuldade que temos de alterá-los:

  • Paradigmas Mais Superficiais – aqueles que estão guardados em áreas da mente que podemos alterá-los;
  • Paradigmas Mais Profundos – aqueles que estão guardados em áreas da mente que temos mais dificuldade de alterá-los.

O AA promove alterações em Paradigmas Mais Profundos nas pessoas.

E neste momento precisamos criar outra divisão entre os Paradigmas, que são:

  • Paradigmas Mais Individuais – aqueles que são característicos mais das pessoas do que de toda a sociedade;
  • Paradigmas Mais Coletivos – aqueles que são característicos mais da sociedade do que das pessoas.

O problema de compulsão à bebida é um Paradigma Mais Individual do que Coletivo, pois atinge um grupo específico da sociedade.

Muita gente bebe, mas não de forma compulsiva ao ponto de atrapalhar a sua vida.

Temos também na sociedade Paradigmas Mais Coletivos, que são criados e funcionam para determinadas Conjunturas, que se modificam no tempo.

Quando há mudanças que ocorrem no Ambiente de Sobrevivência, por exemplo, diante da chegada de determinadas tecnologias, temos o desafio de ter que modificar Paradigmas Mais Coletivos.

Temos ainda dois tipos de mudança necessárias nas pessoas para que possam viver melhor:

  • Mudanças Mais Incrementais – aquelas que alteram Paradigmas (formas de sentir, pensar e agir) Mais Acessíveis;
  • Mudanças Mais Disruptivas – aquelas que alteram Paradigmas (formas de sentir, pensar e agir) Menos Acessíveis.

Por fim, temos a seguinte divisão quando analisamos de onde parte a demanda pela mudança:

  • Mudança Mais Exógena – aquela que tem a motivação mais de fora para dentro do que de dentro para fora como uma demissão, no caso individual, ou uma Pandemia, no caso coletivo;
  • Mudança Mais Endógena – aquela que tem a motivação mais de dentro para fora do que de fora para  dentro como um pedido da pessoa para sair do emprego.

Temos ainda as mudanças pelo tipo de emergência:

  • Mudança Mais Emergencial – pois há o risco mais grave para a qualidade de vida, inclusive de acidentes, o que encurta a necessidade de uma ação;
  • Mudança Menos Emergencial – pois NÃO há o risco mais grave para a qualidade de vida, inclusive de acidentes, o que prolonga a necessidade de uma ação.

O movimento do AA, dentro das classificações da Ciência da Inovação Bimodal, se caracteriza pelas seguintes mudanças:

  • Mudança Mais Endógena – que parte mais do indivíduo do que da alteração de cenário e da conjuntura;
  • Mudança Mais Disruptiva – que demanda alterações em Paradigmas Mais Profundos;
  • Mudança Mais Emergencial – pois há o risco mais grave para a qualidade de vida, inclusive de acidentes.

Se analisarmos a chegada do Digital, podemos classificar da seguinte maneira a demanda por mudança:

  • Mudança Mais Exógena – que parte mais da conjuntura do que do indivíduo;
  • Mudança Mais Disruptiva – que demanda alterações em Paradigmas Mais Profundos;
  • Mudança Mais Emergencial – pois há o risco mais grave para a qualidade de vida, tanto para pessoas quanto organizações.

O que há de comum entre o movimento do AA e a Transformação Digital? Ambas as mudanças demandam alterações em Paradigmas Mais Profundos.

E aí cabe a pergunta: como podemos aprender com o AA, quando se trata de alterações de Paradigmas Mais Profundos?

Note que temos a seguinte Regra Bimodal:

Quanto mais os Paradigmas estão em determinadas áreas menos acessíveis da mente, mais difícil são de serem acessados, repensados e alterados.

Obviamente, que Mudanças Incrementais são mais fáceis de ocorrer e as Mudanças Disruptivas mais difíceis.

Por quê?

Alterar determinados Paradigmas Mais Profundos exige um esforço maior tanto de quem quer mudar, mas também daqueles que são profissionais especializados no apoio daquele tipo de mudança.

E aí temos um importante ensinamento do AA sobre os Métodos de Engajamento na Inovação:

  • Métodos de Engajamento na Inovação por Atração – aquele que a pessoa procura ajuda e está mais pronta para mudar e em geral é mais adequado para Mudanças Mais Disruptivas;
  • Métodos de Engajamento na Inovação por Convencimento – aquele que a pessoa é procurada e acaba se convencendo – mais adequado para Mudanças Mais Incrementais.

Métodos de Engajamento na Inovação – forma mais adequada para envolver as pessoas na mudança, conforme o tipo de mudança necessária.

Seria natural que o AA, pela qualidade e quantidade de seus resultados, ao longo do tempo, fizesse uma forte campanha de convencimento para que todo mundo ingressasse nos grupos.

Mas isso não ocorre.

Por quê?

Há ensinamentos sobre o Métodos de Engajamento na Inovação Disruptiva interessante no AA, que serve para todas as outras áreas da inovação.

Dizem eles:

“Se você quer beber, é problema seu. Se quer parar de beber, é problema nosso.”

Note que se opta pelo Método de Engajamento na Inovação por Atração.

Como os Paradigmas para parar de beber são mais Profundos, há que se ter uma alta Taxa de Esforço Endógeno (de dentro para fora) de quem abraça o AA.

Portanto:

Para se engajar em um processo de Mudança Disruptiva, é preciso que a pessoa realmente esteja convencida de que é preciso mudar.

Por mais que alguém de fora tente convencer de que aquilo é bom, a pessoa tem que pedir ajuda e se esforçar muito para poder proceder a Mudança Disruptiva.

Quando procuramos transcender esta experiência do AA para outras inovações, o que podemos aproveitar?

  1. Mudanças Disruptivas precisam de um Método de Engajamento na Inovação não do convencimento, mas da atração;
  2. nem todo mundo que está com determinado problema e precisa disruptar, é cliente, pois o cliente para uma Mudança Mais Disruptiva precisa dar “o primeiro passo” – e dizer: “eu quero mudar e preciso de ajuda”;
  3. do ponto de vista do longo prazo, uma pessoa que está com uma demanda de uma Mudança Mais Emergencial, precisa se convencer, “batendo no poste” de que precisa mudar – é algo que tem que vir de dentro para fora.

Tais regras devem guiar o trabalho dos Profissionais da Inovação:

  • se você optou por se especializar em Mudanças Mais Incrementais, pode se utilizar mais do Método de Engajamento do Convencimento, pois as mudanças que você vai administrar são de Paradigmas Mais Acessíveis;
  • se você optou por se especializar em Mudanças Mais Disruptivas, deve se utilizar do Método de Engajamento da Atração, pois as mudanças que você vai administrar são de Paradigmas Menos Acessíveis.

Um Profissional da Inovação Mais Disruptiva precisa encontrar clientes com dois perfis e pela ordem:

  • Clientes com Mais Facilidade de Revisão Paradigmática – aqueles que pelo seu Perfil Individual Mais Estrutural tem uma mente com mais facilidade de rever Paradigmas;
  • Clientes Conjunturalmente Prontos para Mudarmuitas vezes alguém tem mais facilidade de rever paradigmas, mas o seu momento de vida não pede mudanças.

Para fechar.

Diz o Primeiro Passo do AA:

“Admitimos que éramos impotentes perante o álcool – que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.”

No caso da Inovação Disruptiva, como se encaixa o primeiro passo do engajamento no processo de mudança?

  • Na Inovação Pessoal – admitimos que os nossos Paradigmas não são suficientes para que possamos ter uma vida mais saudável – é preciso alterá-los e eu vou me engajar nesse processo;
  • Na Inovação Organizacional – admitimos que os nossos Paradigmas não são suficientes para que possamos continuar competindo – é preciso alterá-los e a organização vai se engajar neste processo.

É isso, que dizes?

“A Bimodais me dá um background filosófico e psicológico sobre inovação, que me ajuda na minha vida e no meu trabalho.”José Flávio Albernaz Mundim.

Quer experimentar a Bimodais por um mês?

Paga R$ 100,00, se quiser ficar paga apenas mais R$ 300,00 e fica até o final de junho. Vai ter acesso ao novo livro em produção “Ciência da Inovação”. Me zapeia: 21-99608-6422

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS, QUE JÁ CONSTAM NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO COM PARÁGRAFO RECUADO: FRASES QUE SERÃO USADAS NO NOVO LIVRO E/OU NA DIVULGAÇÃO DOS ARTIGOS.

GRIFOS EM NEGRITO COM AZUL E ROXO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS NOVOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS ANTIGOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: ITENS QUE SERÃO INCLUÍDOS NO NOVO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE É A NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL, QUE ESTÁ SENDO EDITADA NO GOOGLE DOCS.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO REGRAS DE CAUSA E EFEITO QUE VÃO SENDO DESCOBERTAS AO LONGO DO NOSSO PROCESSO DE TRABALHO E SÃO INCLUÍDAS NUMA ÁREA ESPECIAL DA NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS E VÃO SER INCORPORADOS EM ALGUM TÓPICO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS. 

Leave a Reply