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#Joel_Moraes – dialogando com este autor.
Frases de Divulgação do Artigo:
- Sucesso não é um lugar que vamos chegar lá e ser felizes para sempre. Isso é completamente falso!
- Quando se começa a querer uma vida mais significativa, de forma consciente ou não, você está abraçando algum tipo de Filosofia de Vida que foi pensada por alguém.
- Não confunda Filosofia de Vida, com Escolhas da Vida e com Metodologia da Vida – são coisas completamente diferentes.
- Temos um amplo mercado de Filosofias de Vida e você vai ter que saber qual delas vai “comprar”.
- Numa fase prolongada de centralização de mídia temos uma visão mais massificada de sucesso e felicidade.
- Vivemos hoje a passagem de uma Taxa Menor da Coragem Existencial para uma maior.
- Dentro do Mundo Pós-Digital há um forte incentivo para que as pessoas se originalizem, criem, inovem, pois a Civilização 2.0 demanda uma maior participação de cada Sapiens.
- O objetivo da vida não pode ser chegar a lugar nenhum, mas o de se recriar todos os dias, através do Aprendizado Progressivo.
Vamos ao Artigo:
“Aqueles que não são capazes de mudar sua própria mente não podem mudar nada.” – George Bernard Shaw.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
Voltemos ao Joel Moraes, no sexto artigo do nosso diálogo com o livro “O sucesso é treinável”.
Em síntese, o livro de Joel é mais Metodológico do que Filosófico e mais voltado para um Perfil Inovador Mais Incremental do que Mais Disruptivo.
O livro questiona filosoficamente pouco os principais conceitos estruturantes da Inovação Pessoal, que são: Felicidade, Sucesso, Talento e Sonho.
Apresenta, entretanto, de forma bem clara e nítida o mainstream da Inovação Pessoal – o que nos ajuda a entender onde estamos e para onde podemos ir.
Num mundo mais inovador, não basta ter uma Filosofia de Vida Mais Fraca é preciso uma Mais Forte.
Vejamos agora meus comentários pinçados sobre as frases dos Mentorandos de Moraes,
FABIO CESCHINI
Diz ele:
“A maioria das pessoas foi ensinada que há apenas um único caminho para o sucesso.”
Sim, mas é preciso entender que:
Sucesso não é um lugar que vamos chegar lá e ser felizes para sempre. Isso é completamente falso!
Assim, não só não temos apenas uma Filosofia de Vida, mas várias, que acabam por definir os nossos critérios de sucesso, felicidade, sonho, talento, fama e criatividade.
De maneira geral, muitas vezes, as pessoas desenvolvem metodologias, tal como esta “o sucesso é treinável”, evitando a reflexão filosófica sobre o que é treinável.
É uma adaptação direta, no caso de Joel, de metodologias do esporte para a vida – o que acaba deixando brechas relevantes.
É preciso entender que tivemos um longo período de centralização de mídia, que nos levou a uma massificação da informação.
A massificação da informação nos leva a uma pasteurização das Filosofia de Vida das pessoas.
Numa fase prolongada de centralização de mídia temos uma visão mais massificada de sucesso e felicidade.
Como esta padronização ocorre?
Há um afunilamento dos Conceitos Estruturantes da vida, tal como Sucesso, Felicidade, Talento e Sonho.
Parece que tudo converge para o mesmo caminho.
Anote algumas Regras Bimodais sobre a relação da Filosofia de Vida e Mídias:
- Quando temos o aumento da centralização da informação, há, ao mesmo tempo, um afunilamento do conceito de Felicidade e Sucesso e vice-versa;
- Numa sociedade mais descentralizada, as pessoas têm menos receio de se originalizar e criar e vice-versa;
- Numa sociedade mais centralizada, os conceitos de sucesso e felicidade tendem a ser aqueles definidos por quem controla a informação;
- Numa sociedade mais centralizada, haverá o estímulo para a redução da Taxa da Coragem Existencial e vice-versa.
Vivemos hoje a passagem de uma Civilização Mais Centralizada para uma mais Horizontalizada, o que nos leva de um Sapiens Menos para Mais Originalizado.
Há um forte estímulo para a Coragem Existencial, na direção contrário do passado, quando isto não era incentivado.
Note que não estamos falando de sociedades, mas da Civilização como um todo.
Permitam um parênteses.
Uma Revolução de Mídia é tão difícil de ser entendida, pois é um fenômeno raro e recorrente com as seguintes características:
- Macro-Histórico, quando vivemos dentro da Hiper-Micro História;
- atinge toda a Civilização, quando estamos acostumados a pensar sempre de forma mais regional;
- e modifica o Sapiens de forma profunda, quando não estamos acostumados a pensar no Sapiens enquanto espécie.
Vivemos hoje a passagem de uma Taxa Menor da Coragem Existencial para uma maior.
Dentro do Mundo Pós-Digital há um forte incentivo para que as pessoas se originalizem, criem, inovem, pois a Civilização 2.0 demanda uma maior participação de cada Sapiens.
Diz Ceschini:
“Sucesso é a somatória de conhecimento, habilidades, competências, ações na direção certa, constância e paciência. E todos esses ingredientes são treináveis.”
Assim, podemos dizer que o Sucesso e a Felicidade não são, estão.
Sucesso e a Felicidade não são uma estação de trem, mas estão na própria estrada.
Para se conseguir estender um estado de Bem Estar Mais Continuado, é preciso, antes de tudo uma filosofia adequada.
Antes de tudo é preciso entender que dentro do mercado de Conceituadores da Inovação Pessoal temos dois tipos:
- os Mais Metodológicos – que se preocupam mais com o “Como?” e menos com o questionamento filosófico dos conceitos sobre felicidade e sucesso;
- os Mais Filosóficos – que se preocupam menos com o “Como?” e mais com o questionamento filosófico dos conceitos sobre felicidade e sucesso;
- e, por fim, os Filosóficos/Metodológicos – que refletem e sugerem mudanças na forma de pensar e agir, na filosofia e na metodologia.
Assim, não temos uma visão única sobre Filosofia de Vida, mas várias.
Quando se começa a querer uma vida mais significativa, de forma consciente ou não, você está abraçando algum tipo de Filosofia de Vida que foi pensada por alguém.
Temos, assim, ao longo da história, um leque enorme de Filosofias de Vida, que procuram definir sucesso e felicidade.
É a base da conversa filosófica sobre o Sapiens.
Quando falamos de Inovação Pessoal, assim, é preciso entender o seguinte:
- você tem que definir se quer algo mais superficial ou mais profundo, mais próximo ou mais distante do mainstream;
- se vai se limitar a mudar métodos ou vai entrar no campo da filosofia;
- ao entrar no campo da filosofia, saber que não existe uma proposta de Filosofia de Vida, mas várias, que definem o que é sucesso, felicidade, fama, criatividade;
- e, a partir do conhecimento das várias, escolher uma que você considere mais forte e mais adequada;
- e, por fim, a partir dela, definir métodos para que, baseado nesta Filosofia de Vida, possa praticá-la no dia a dia.
Assim, o que temos que entender é que temos um amplo mercado de Filosofias de Vida e você vai ter que saber qual delas vai “comprar”.
A Bimodais procura ser uma Escola que se propõe a ser Filosófica/Metodológica e não apenas uma ou outra.
Mais ainda.
A Bimodais escolheu, depois das leituras neste campo, uma Filosofia de Vida, que denominamos Filosofia de Vida do Aprendizado (Conceito de cozinha) e Filosofia de Vida do Apito (Conceito de Sala).
A Bimodais deixa claro que no campo da Inovação Pessoal:
- sabemos que existem várias propostas de Filosofia de Vida no mercado;
- temos consciência de que as pessoas abraçam alguma delas, de forma mais ou menos conscientes;
- e sugerimos a nossa, que consideramos uma Filosofia de Vida Mais Forte;
- e passamos, a partir daí, a disseminá-la e defendê-la, cabendo aos nossos clientes adotá-la, ou não, a partir de seus critérios.
Como Filosofia de Vida Mais Forte mais adequada, sugerimos ser a Filosofia de Vida do Assobio:
- que procura o Aprendizado Progressivo;
- que tem como Métrica da Felicidade e do Sucesso a motivação diária;
- que traça objetivos de curto, médio e longo prazo, sempre sendo revistos, a partir das respostas que vamos recebendo do ambiente.
Assim, questiono isso:
“É tudo questão de treino. Assim como acontece com os atletas, também acontece na vida: quem treina mais e com os melhores chega mais rápido ao objetivo.”
Este é um problema dos Conceituadores da Inovação Pessoal, que vem do esporte.
Um nadador não tem uma questão filosófica pela frente.
O negócio é cair na piscina e chegar na frente, ganhar o troféu, ou melhorar a cada prova.
Outra coisa é a vida.
Temos três instâncias bem distintas na Inovação Pessoal:
- a Filosofia de Vida – que define os critérios de sucesso e felicidade;
- as Escolhas da Vida – que envolve a pergunta foco ou as perguntas focos que você pretende responder ao longo da sua existência;
- Metodologia de Vida – que implica em como você vai fazer para que a Filosofia e as Escolhas de vida passem a ser operacionalizadas.
Hoje, temos uma confusão generalizada no campo da Inovação Pessoal.
Note que cabe a cada um definir os seus critérios de sucesso e felicidade, mas é preciso entender que temos as três instâncias acima, que são sinergéticas entre si.
Podemos, a partir daí, defender que temos Filosofias de Vida Mais Fracas e Mais Fortes:
- Filosofias de Vida Mais Fracas – são aquelas que ignoram alguns fatores estruturais da vida do Sapiens, tal como a morte e nossa característica sempre mutante de estarmos nos recriando o tempo todo;
- Filosofias de Vida Mais Fortes – são aquelas que passam a levar em conta alguns fatores estruturais da vida do Sapiens, tal como a morte e nossa característica sempre mutante de estarmos nos recriando o tempo todo.
O primeiro passo da Inovação Pessoal é adotar uma Filosofia de Vida Mais Forte:
- que coloque a finitude da vida como uma referência, pois todos, por mais que não se queira, vamos morrer;
- que não coloque a métrica no que é transitório e mais ao permanente;
- que não enxergue o Sapiens como uma coisa, mas uma espécie viva que tem a capacidade de se recriar o tempo todo.
Escolhida a Filosofia de Vida Mais Forte, passamos as Escolhas de Vida e, só então, às Metodologias de Vida.
A saber.
Dentro das Escolhas de Vida, baseada e influenciada pela Filosofia de Vida do Aprendizado, temos:
- qual é a sua pergunta-foco?;
- o quanto você tem vontade e coragem para ser mais ou menos original ou criativo, incremental ou disruptivo para respondê-la;
- e qual o seu apetite para aprimorar e modificar a pergunta foco e em que áreas da sua vida pessoal?
Só então, podemos definir e alinhar a Metodologia de Vida e definir:
- como se disciplinar para ter uma Rotina Criativa;
- que tipo de Rotina Criativa vai adotar;
- e como aperfeiçoá-la ao longo do tempo.
É isso, que dizes?
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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS
GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS, QUE JÁ CONSTAM NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.
GRIFOS EM ITÁLICO COM PARÁGRAFO RECUADO: FRASES QUE SERÃO USADAS NO NOVO LIVRO E/OU NA DIVULGAÇÃO DOS ARTIGOS.
GRIFOS EM NEGRITO COM AZUL E ROXO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS NOVOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.
GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS ANTIGOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.MENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.
GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.
GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: ITENS QUE SERÃO INCLUÍDOS NO NOVO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE É A NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL, QUE ESTÁ SENDO EDITADA NO GOOGLE DOCS.
GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO REGRAS DE CAUSA E EFEITO QUE VÃO SENDO DESCOBERTAS AO LONGO DO NOSSO PROCESSO DE TRABALHO E SÃO INCLUÍDAS NUMA ÁREA ESPECIAL DA NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL.
GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS E VÃO SER INCORPORADOS EM ALGUM TÓPICO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.