Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal180123
Frases de Divulgação do Artigo:
- Ao servir a qualquer cliente, o fim é sempre aumentar a Taxa de Felicidade de Terceiros e o meio é o produto e serviço oferecido.
- Quando entendemos que o foco de qualquer ser humano é viver melhor, temos mais facilidade para nos posicionar no mercado.
- O principal foco tanto da Inovação Profissional, quanto da Organizacional é entregar mais felicidade para o cliente.
- O cliente, após consumir o que se oferece a ele, tem que ser mais feliz amanhã do que era ontem.”
- Ninguém, assim, é profissional de um serviço ou de um produto, mas do resultado de melhoria objetiva e ou subjetiva que isso leva para alguém.
- Qualquer profissional ou organização entrega melhorias de vida, através de produtos e serviços. Simples assim.
- É da qualidade das nossas decisões que podemos ter uma vida melhor ou pior.
- Viver é escolher.
Vamos ao Artigo:
“Um homem aponta para a lua. O tolo olha para o dedo e o sábio para a lua.” – Provérbio Chinês.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
Viver é escolher.
É da qualidade das nossas decisões que podemos ter uma vida melhor ou pior.
Temos, entretanto, dois tipos de escolhas na vida:
- as Escolhas Conjunturais – aquelas que, em geral, têm impactos no curto prazo;
- as Escolhas Estruturais – aquelas que, em geral, têm impactos no longo prazo.
Temos algumas escolhas estruturais na vida, tais como:
- a decisão de ter ou não ter filhos;
- de casar ou não casar e que tipo de casamento adotamos;
- do estilo de vida que adotamos com impactos na saúde;
- dos riscos que corremos e colocamos nossa vida em perigo;
- e de como encaramos a nossa missão de vida, principalmente, a profissional.
Aqui, vamos falar sobre as Escolhas Estruturais Profissionais.
Escolhas Estruturais Profissionais – as que fazemos ligadas a nossa atividade profissional.
Abro um parênteses:
Vimos ontem o seguinte…
Qual é a diferença entre hobbie e profissão?
- Escolhas de Hobbies – você não serve ninguém e não tem perspectiva de ganhar dinheiro com eles e temos que agradar apenas o nosso Cachorrinho Interno;
- Escolhas Profissionais – quando escolhemos uma profissão temos que agradar também o Cachorrinho Interno de terceiros, o que aumenta muito o grau de complexidade.
Não se pode confundir hobbie com trabalho, pois são coisas completamente distintas.
Quando queremos transformar hobbie em trabalho, é preciso entender que estamos aumentando a Taxa de Complexidade, pois passamos a envolver a melhoria da qualidade de vida de terceiros.
Fecho o parênteses.
No fundo, no fundo, temos o seguinte.
Qualquer profissional ou organização entrega melhorias de vida, através de produtos e serviços. Simples assim.
Ninguém, assim, é profissional de um serviço ou deu um produto, mas do resultado de melhoria objetiva e ou subjetiva que isso leva para alguém.
Isso nos leva para o seguinte.
Ao definir a sua atividade não se olhe para “dedo” – como sugere o provérbio chinês – mas a lua – a melhoria que leva para alguém.
“Um homem aponta para a lua. O tolo olha para o dedo e o sábio para a lua.” – Provérbio Chinês.
O cliente, após consumir o que se oferece a ele, tem que ser mais feliz amanhã do que era ontem.
Assim, temos o seguinte:
O principal foco tanto da Inovação Profissional, quanto da Organizacional é entregar mais felicidade para o cliente.
Temos, entretanto, que definir o que estamos chamando de “felicidade”.
Felicidade é a sensação que temos de bem estar na vida, mais ou menos continuado, diante dos diferentes problemas que enfrentamos.
Temos, assim, duas grandes Encruzilhadas Profissionais:
- conseguir, claramente, separar o que será hobbie e o que vai ser trabalho;
- e que tipo de produto e serviço vou oferecer para que eu consiga uma Alta Taxa de Sustentabilidade dentro do Mercado, seja ela Organizacional ou Profissional.
Muita gente se confunde quando vai definir a sua atividade profissional, pois acabar por se prende ao meio e não ao fim.
Vamos a um exemplo.
Um possível cliente me disse que o seu principal foco era o desenvolvimento da “Inovação Aberta”.
É como se ele fosse especialista da Inovação Aberta.
Inovação Aberta, entretanto, é uma metodologia que prevê utilizar dentro da Inovação Organizacional dentro de Organizações Estabelecidas pessoas de fora da para promover mudanças.
O objetivo de um organização não deve ser implantar a Inovação Aberta, mas passar a oferecer serviços e produtos que deixem seus clientes mais felizes.
A Inovação Aberta, como qualquer outro serviço, deve ser vista como uma ferramenta de ampliação da Taxa de Felicidade dos Clientes.
Um profissional ou uma organização que começa a ver cair a sua Taxa de
Digamos que alguém se especializou em “Inovação Aberta”.
Este profissional não pode perder o foco que o que ele está oferecendo é uma melhoria da capacidade do seu cliente em gerar felicidade.
Ao servir a qualquer cliente, o fim é sempre aumentar a Taxa de Felicidade de Terceiros e o meio é o produto e serviço oferecido.
Isso vale para várias outras coisas.
Ninguém estuda para ter conhecimento, mas para ser mais feliz, a partir do conhecimento objetivo.
Ninguém faz uma terapia para ser melhor analisado, mas para ser mais feliz.
Quando entendemos que o foco de qualquer ser humano é viver melhor, temos mais facilidade para nos posicionar no mercado.
Não se pode confundir, portanto, o dedo com a lua.
É isso, que dizes?
Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Está começando a nona imersão (de janeiro a julho de 2023) – não perca! R$ 700,00 no Pix!
Compre meu livro Administração 3.0, autografado: https://bit.ly/adm30autografado
GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS
GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS, QUE JÁ CONSTAM NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.
GRIFOS EM ITÁLICO COM PARÁGRAFO RECUADO: FRASES QUE SERÃO USADAS NO NOVO LIVRO E/OU NA DIVULGAÇÃO DOS ARTIGOS.
GRIFOS EM NEGRITO COM AZUL E ROXO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS NOVOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.
GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS ANTIGOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.
GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.
GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: ITENS QUE SERÃO INCLUÍDOS NO NOVO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE É A NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL, QUE ESTÁ SENDO EDITADA NO GOOGLE DOCS.
GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO REGRAS DE CAUSA E EFEITO QUE VÃO SENDO DESCOBERTAS AO LONGO DO NOSSO PROCESSO DE TRABALHO E SÃO INCLUÍDAS NUMA ÁREA ESPECIAL DA NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL.
GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS E VÃO SER INCORPORADOS EM ALGUM TÓPICO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.