Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo

Os Mapas Mentais do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Ao servir a qualquer cliente, o fim é sempre aumentar a Taxa de Felicidade de Terceiros e o meio é o produto e serviço oferecido.
  2. Quando entendemos que o foco de qualquer ser humano é viver melhor, temos mais facilidade para nos posicionar no mercado.
  3. O principal foco tanto da Inovação Profissional, quanto da Organizacional é entregar mais felicidade para o cliente.
  4. O cliente, após consumir o que se oferece a ele, tem que ser mais feliz amanhã do que era ontem.”
  5. Ninguém, assim, é profissional de um serviço ou de um produto, mas do resultado de melhoria objetiva e ou subjetiva que isso leva para alguém.
  6. Qualquer profissional ou organização entrega melhorias de vida, através de produtos e serviços. Simples assim.
  7. É da qualidade das nossas decisões que podemos ter uma vida melhor ou pior.
  8. Viver é escolher.

Vamos ao Artigo:

“Um homem aponta para a lua. O tolo olha para o dedo e o sábio para a lua.” Provérbio Chinês.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Viver é escolher.

É da qualidade das nossas decisões que podemos ter uma vida melhor ou pior.

Temos, entretanto, dois tipos de escolhas na vida:

  • as Escolhas Conjunturais – aquelas que, em geral, têm impactos no curto prazo;
  • as Escolhas Estruturais – aquelas que, em geral, têm impactos no longo prazo.

Temos algumas escolhas estruturais na vida, tais como:

  • a decisão de ter ou não ter filhos;
  • de casar ou não casar e que tipo de casamento adotamos;
  • do estilo de vida que adotamos com impactos na saúde;
  • dos riscos que corremos e colocamos nossa vida em perigo;
  • e de como encaramos a nossa missão de vida, principalmente, a profissional.

Aqui, vamos falar sobre as Escolhas Estruturais Profissionais.

Escolhas Estruturais Profissionais – as que fazemos ligadas a nossa atividade profissional.

Abro um parênteses:

Vimos ontem o seguinte…

Qual é a diferença entre hobbie e profissão?

  • Escolhas de Hobbies – você não serve ninguém e não tem perspectiva de ganhar dinheiro com eles e temos que agradar apenas o nosso Cachorrinho Interno;
  • Escolhas Profissionais – quando escolhemos uma profissão temos que agradar também o Cachorrinho Interno de terceiros, o que aumenta muito o grau de complexidade.

Não se pode confundir hobbie com trabalho, pois são coisas completamente distintas.

Quando queremos transformar hobbie em trabalho, é preciso entender que estamos aumentando a Taxa de Complexidade, pois passamos a envolver a melhoria da qualidade de vida de terceiros.

Fecho o parênteses.

No fundo, no fundo, temos o seguinte.

Qualquer profissional ou organização entrega melhorias de vida, através de produtos e serviços. Simples assim.

Ninguém, assim, é profissional de um serviço ou deu um produto, mas do resultado de melhoria objetiva e ou subjetiva que isso leva para alguém.

Isso nos leva para o seguinte.

Ao definir a sua atividade não se olhe para “dedo” – como sugere o provérbio chinês – mas a lua – a melhoria que leva para alguém.

“Um homem aponta para a lua. O tolo olha para o dedo e o sábio para a lua.” Provérbio Chinês.

O cliente, após consumir o que se oferece a ele, tem que ser mais feliz amanhã do que era ontem.

Assim, temos o seguinte:

O principal foco tanto da Inovação Profissional, quanto da Organizacional é entregar mais felicidade para o cliente.

Temos, entretanto, que definir o que estamos chamando de “felicidade”.

Felicidade é a sensação que temos de bem estar na vida, mais ou menos continuado, diante dos diferentes problemas que enfrentamos.

Temos, assim, duas grandes Encruzilhadas Profissionais:

  • conseguir, claramente, separar o que será hobbie e o que vai ser trabalho;
  • e que tipo de produto e serviço vou oferecer para que eu consiga uma Alta Taxa de Sustentabilidade dentro do Mercado, seja ela Organizacional ou Profissional.

Muita gente se confunde quando vai definir a sua atividade profissional, pois acabar por se prende ao meio e não ao fim.

Vamos a um exemplo.

Um possível cliente me disse que o seu principal foco era o desenvolvimento da “Inovação Aberta”.

É como se ele fosse especialista da Inovação Aberta.

Inovação Aberta, entretanto, é uma metodologia que prevê utilizar dentro da Inovação Organizacional dentro de Organizações Estabelecidas pessoas de fora da para promover mudanças.

O objetivo de um organização não deve ser implantar a Inovação Aberta, mas passar a oferecer serviços e produtos que deixem seus clientes mais felizes.

A Inovação Aberta, como qualquer outro serviço, deve ser vista como uma ferramenta de ampliação da Taxa de Felicidade dos Clientes.

Um profissional ou uma organização que começa a ver cair a sua Taxa de

Digamos que alguém se especializou em “Inovação Aberta”.

Este profissional não pode perder o foco que o que ele está oferecendo é uma melhoria da capacidade do seu cliente em gerar felicidade.

Ao servir a qualquer cliente, o fim é sempre aumentar a Taxa de Felicidade de Terceiros e o meio é o produto e serviço oferecido.

Isso vale para várias outras coisas.

Ninguém estuda para ter conhecimento, mas para ser mais feliz, a partir do conhecimento objetivo.

Ninguém faz uma terapia para ser melhor analisado, mas para ser mais feliz.

Quando entendemos que o foco de qualquer ser humano é viver melhor, temos mais facilidade para nos posicionar no mercado.

Não se pode confundir, portanto, o dedo com a lua.

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)

Está começando a nona imersão (de janeiro a julho de 2023) – não perca! R$ 700,00 no Pix!

Compre meu livro Administração 3.0, autografado: https://bit.ly/adm30autografado

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS, QUE JÁ CONSTAM NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO COM PARÁGRAFO RECUADO: FRASES QUE SERÃO USADAS NO NOVO LIVRO E/OU NA DIVULGAÇÃO DOS ARTIGOS.

GRIFOS EM NEGRITO COM AZUL E ROXO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS NOVOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS ANTIGOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: ITENS QUE SERÃO INCLUÍDOS NO NOVO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE É A NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL, QUE ESTÁ SENDO EDITADA NO GOOGLE DOCS.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO REGRAS DE CAUSA E EFEITO QUE VÃO SENDO DESCOBERTAS AO LONGO DO NOSSO PROCESSO DE TRABALHO E SÃO INCLUÍDAS NUMA ÁREA ESPECIAL DA NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS E VÃO SER INCORPORADOS EM ALGUM TÓPICO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS. 

Leave a Reply