Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo

Os Mapas Mentais do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. “Recomendo os Bimodais a todos que precisam fazer negócios na era Pós-Netflix.” – Francisco Sarkis;
  2. “A Bimodais me dá lastro para entender o Digital.” – Fernanda Pompeu;
  3. “A Bimodais mudou o meu sistema operacional.” – Léo Almeida;
  4. “A Bimodais é o respaldo teórico para toda minha prática educacional inovadora!” – Thereza Rodrigues;
  5. “A Bimodais consegue me explicar o porquê das coisas…” – Viviane Laporti;
  6. “A escola fornece conteúdo ímpar e um ambiente de troca de ideias para quem busca inovar e sobreviver melhor na era digital.” – Rodrigo Palhano;
  7. “O lugar para quem quer trocar o vagão pela locomotiva.” – Talvacy Chaves de Freitas;
  8. “Me fornece maior clareza, inclusive para a tomada de decisões ” – Milene Spolador.

Vamos ao Artigo:

“Uma revolução não acontece quando a sociedade adota novas ferramentas, mas quando a sociedade adota novos comportamentos.”Clay Shirky.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

A Bimodais completa hoje quatro anos de existência.

Definiria a Bimodais, do ponto de vista conceitual, como uma das Escolas de Pensamento da Ciência da Inovação, que parte do seguinte Núcleo Duro:

  • conseguimos identificar na sociedade, pelo menos, Quatro Camadas Inovadoras: Civilizacional, Organizacional, Grupal e Pessoal, que são sinergéticas uma com as outras;
  • na Camada Inovadora Civilizacional, identificamos o seguinte padrão recorrente: mais Sapiens geram demanda por novas mídias para que possamos criar novos Ambientes de Cooperação Mais Participativos.

Núcleo Duro – escolhas filosóficas e teóricas, que são feitas no estudo de determinado fenômeno pelas diferentes Escolas de Pensamento (conceito apropriado de Imre Lakatos).

Definiria a Bimodais, do ponto de vista organizacional, como um Ambiente de Diálogo Progressivo Renascentista Digital.

Expliquemos.

Vivemos hoje dentro do Espiral Civilizacional Progressivo o início de mais um Ciclo Civilizacional Renascentista.

Renascenças ou Renascimentos Civilizacionais são fenômenos raros e recorrentes da jornada do Sapiens. Surgem após a chegada e massificação de novas Mídias Mais Completas, que visam criar Ambientes de Cooperação Mais Participativos, diante do novo Patamares Demográficos. Nestes momentos, há uma exponencial demanda por mais autonomia de cada pessoa. É preciso um upgrade completo na nossa forma de pensar, sentir e agir. É um momento muito particular da Macro-História do Sapiens, no qual novas Narrativas Conceituais são criadas por Conceituadores de todos os tipos, de diferentes áreas e regiões, onde se inclui também movimentos artísticos. Renascimentos Civilizacionais são movimentos que estimulam a Originalização das pessoas para que possamos colaborar mais e mais com as operações e decisões, ajudando, assim, a espécie a lidar melhor, de forma mais participativa, com o novo Patamar de Complexidade da Sobrevivência.

Nos Momentos de Renascença Civilizacional, há uma demanda para o surgimento de novos Conceituadores, que não pertencem ao Mainstream.

No passado tivemos dentro das Renascenças Civilizacionais o surgimento de Escolas de Pensamento mais independentes e de continuidade, através de um Ambiente Progressivo de Diálogo:

  • temos o exemplo das Escolas Gregas no Renascimento Civilizacional da Escrita Manuscrita;
  • das Escolas Europeias no Renascimento Civilizacional da Escrita Impressa;
  • e agora o surgimento de Escolas de Pensamento Digitais.

As Escolas de Pensamento Renascentistas não são apenas disseminadoras, mas criadoras de novas Narrativas Conceituais.

(A Singularity é um bom exemplo de uma Escola Renascentista Digital.)

Uma Escola Renascentista Digital tem as seguintes características:

  • Narrativas Conceituais mais originais, que se diferenciam dos Paradigmas mais disseminados na sociedade;
  • intenso uso das Tecnopossibilidades Digitais para as suas atividades, principalmente, sem os antigos limites territoriais;
  • atração não por sua tradição, mas pelas novas explicações que proporciona;
  • não criação de turmas, horários, mas de seguidores, que acompanham e participam do desenvolvimento das Narrativas Conceituais;
  • pouca preocupação com a forma e com burocracia, tal como diploma;
  • maior importância na qualidade dos Conceituadores do que na estrutura física;
  • sustentação financeira direta com os clientes, independente de apoios governamentais;
  • baixo ou nenhum controle governamental.

A Bimodais é um exemplo de uma Escola Renascentista Digital, que completa quatro anos de atividade.

A Bimodais é um dos Cases do mercado de uma Escola Renascentista Digital, com algumas particularidades, que podem se diferenciar de outras.

  • operamos no Brasil;
  • escolhemos mais recentemente o desenvolvimento de uma Ciência – um Ambiente de Diálogo Progressivo – e não mais nos limitamos ao estudo de um fenômeno particular com sugestões de metodologias, como foi feito até aqui;
  • optamos por compreender o fenômeno da Inovação para sugerir melhoras formas de lidar com ele dentro do novo contexto do Mundo Digital;
  • escolhemos o desenvolvimento de uma Narrativa Conceitual Progressiva, com participação dos alunos, publicada no Google Docs.;
  • desenvolvemos o conceito de Softwerização tanto para a melhoria progressiva da Narrativa Conceitual, mas também dos períodos em que os alunos se engajam na escola, através de Imersões Semestrais;
  • e, por fim, a produção diária de conteúdo nos dias úteis (tanto áudio, quanto texto).

A última versão do Verbete “Bimodais” no Glossário Progressivo da Escola:

Ambiente de Pesquisa e Aprendizado Progressivo, criado em 21 dezembro de 2018, que se utiliza dos recursos digitais para desenvolver a sua Narrativa Progressiva, tendo como Curador Carlos Nepomuceno. As pessoas que participam do projeto são também chamadas de “os Bimodais”.  A BIMODAIS tem como missão “ajudar pessoas, profissionais e organizações a entender e poder lidar melhor com o fenômeno da Inovação, tendo como cenário o novo Mundo Digital. 

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)

Está começando a nona imersão (de janeiro a julho de 2023) – não perca! R$ 700,00 no Pix!

Compre meu livro Administração 3.0, autografado: https://bit.ly/adm30autografado

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS, QUE JÁ CONSTAM NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO COM PARÁGRAFO RECUADO: FRASES QUE SERÃO USADAS NO NOVO LIVRO E/OU NA DIVULGAÇÃO DOS ARTIGOS.

GRIFOS EM NEGRITO COM AZUL E ROXO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS NOVOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS ANTIGOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: ITENS QUE SERÃO INCLUÍDOS NO NOVO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE É A NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL, QUE ESTÁ SENDO EDITADA NO GOOGLE DOCS.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO REGRAS DE CAUSA E EFEITO QUE VÃO SENDO DESCOBERTAS AO LONGO DO NOSSO PROCESSO DE TRABALHO E SÃO INCLUÍDAS NUMA ÁREA ESPECIAL DA NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS E VÃO SER INCORPORADOS EM ALGUM TÓPICO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS. 

Leave a Reply