Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo

Os Mapas Mentais do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Temos, hoje, com a chegada da Era Digital um exponencial aumento de Cooperação entre Desconhecidos.
  2. Com o crescimento populacional, temos o aumento das cidades e o consequente distanciamento das pessoas, que precisam de novas mídias para voltar a interagir.
  3. Com o tempo, a Civilização Humana acaba ficando limitada nas Barreiras Midiáticas da Mídia de plantão.
  4. A quebra das Limitações das Mídias permite que possamos superar determinadas barreiras de sobrevivência que antes eram inviáveis com as mídias que ficaram obsoletas.
  5. As Limitações das Mídias acabam por gerar uma Crise Civilizacional, pois o Modelo de Cooperação de hoje, com mais gente, fica obsoleto amanhã.
  6. Todas as novas Mídias Mais Completas que surgiram no passado abriram portas para que pudéssemos aumentar a Cooperação entre as pessoas.
  7. Quanto mais o Sapiens consegue colaborar mais apto fica para lidar com a Complexidade Demográfica Progressiva.
  8. Uma Tecnoespécie como a nossa consegue aumentar gradualmente a população, mas se vê obrigada a criar novas formas mais inteligentes de sobrevivência.

Vamos ao Artigo:

“A participação pública voluntária – depois da Internet – passou de inexistente para fundamental.” Clay Shirky.

(Da Coleção de Frases Selecionadas pelos Bimodais.)

Há uma grande novidade na forma como pensamos a Jornada Humana, a partir da chegada da Internet.

Jornada Humana – caminhada do Sapiens ao longo do tempo. Utilizamos Jornada ao invés de evolução, pois não é um processo de melhoria, mas de adaptação.

Há uma relação de causa e efeito entre população, mídias e modelos de cooperação.

Uma Tecnoespécie como a nossa consegue aumentar gradualmente a população, mas se vê obrigada, de tempos em tempos, a criar novas formas mais inteligentes de sobrevivência.

Tecnoespécie ou Tecnoespécie Progressiva – espécie que se utiliza das tecnologias como ferramenta central para sobreviver e precisa, obrigatoriamente, inovar para que possa lidar melhor com a Complexidade Demográfica Progressiva.

Formas mais inteligentes de sobrevivência se tornam possíveis quando temos novas Mídias Mais Completas.

Mídias Mais Completas – que introduzem três novas camadas midiáticas (linguagem, canal e armazenamento). A chegada do Rádio e da Televisão é um exemplo de uma Mídia Incompleta, pois não introduziu uma nova Linguagem Midiática.

O que seriam “formas mais inteligentes de sobrevivência”?

O passado nos mostra que gradualmente, ao longo do tempo, que o Sapiens tem inventado Macro Modelos de Sobrevivência cada vez mais Colaborativos.

Somos, como várias outras espécies animais, uma Espécie Social, que depende um dos outros para sobreviver.

Espécie Social – Espécies animais que dependem de outros membros do grupo para sobreviver, diferente, por exemplo, de alguns tipos de aranha, que sobrevivem praticamente sozinhas, sem precisar de outros membros da mesma espécie.

Colaborar é a junção do prefixo “co”, que significa junto, com “laborar”, que significa trabalhar. Colaborar é trabalhar junto. O mesmo dissemos de Cooperar. Cooperar é operar juntos. Cooperar e Colaborar são sinônimos.

Não existe, assim, para o Sapiens a possibilidade de sobreviver sem a cooperação ou a colaboração – a não ser em casos muito excepcionais, como vemos em filmes de naufrágio, por exemplo.

É preciso para entender para onde estamos indo, a partir da chegada da Internet, a seguinte relação de causa e efeito:

  • a principal ferramenta de sobrevivência do Sapiens é a cooperação/colaboração;
  • no epicentro da Cooperação Humana temos novas mídias, que permitem sofisticar a cooperação/colaboração;
  • novos modelos cooperativos estimulam o aumento populacional, que nos obriga a inventar novas mídias e novos Modelos de Cooperação.

Assim, o que temos na Jornada Humana é a Cooperação Progressiva, movimento de ampliação da capacidade do Sapiens de cooperar com cada vez mais Sapiens.

Podemos dizer assim que:

Quanto mais o Sapiens consegue colaborar mais apto fica para lidar com a Complexidade Demográfica Progressiva.

Todas as novas Mídias Mais Completas que surgiram no passado abriram portas para que pudéssemos aumentar a Cooperação entre as pessoas.

O surgimento de novas Mídias Mais Completas permitem que:

  • haja uma quebra de tempo e lugar tanto para as mudanças na forma de agir como na de pensar;
  • a possibilidade do surgimento, sem os filtros do passado, de novas Autoridades tanto Operadoras quanto Influenciadoras;
  • em resumo, novas Mídias Mais Completas permitem o aumento exponencial da Cooperação entre Desconhecidos.

Autoridades InfluenciadorasConceituadores, que acabam por ter papel de destaque e influenciar a forma de pensar da sociedade.

Autoridades Operadoras Empreendedores, que acabam por ter papel de destaque e influenciar a forma de agir da sociedade.

De maneira geral, as mídias criam novos Ambientes de Sobrevivência que, com o tempo, chegam a determinadas Barreiras Midiáticas.

Barreiras Midiáticas – limitações que cada uma das mídias têm em diferentes aspectos – daquele ponto em diante, ela não é mais capaz de ir além.

Como surgem as Crises Civilizacionais, como a que estamos saindo agora?

  • Novas Mídias Mais Completas geraram novos Modelos Cooperativos;
  • os novos Modelos Cooperativos nos permitiram aumentar exponencialmente a população;
  • e acabamos por esbarrar em uma Barreira Civilizacional: temos mais Sapiens, mais complexidade, mas faltam novas mídias para que possamos resolver problemas de forma mais adequada.

Com o tempo, a Civilização Humana acaba ficando limitada nas Barreiras Midiáticas da Mídia de plantão.

As Limitações Cooperativas das Mídias impedem, assim, que tenhamos uma expansão da Interação entre mais pessoas.

As Limitações das Mídias acabam por gerar uma Crise Civilizacional, pois o Modelo de Cooperação de hoje, com mais gente, fica obsoleto amanhã.

Limitações das Mídias – limites que uma determinada mídia tem para permitir a cooperação entre mais pessoas.

Revoluções de Mídia vêm para a sociedade para aumentar a Taxa de Cooperação entre Desconhecidos, facilitando, assim, nossa capacidade de lidar com a Complexidade Progressiva.

Novas mídias tem como função principal permitir o aumento da Cooperação entre Conhecidos e Desconhecidos que não podiam interagir antes ou que interagiam menos antes.

Com o crescimento populacional, temos o aumento das cidades e o consequente distanciamento das pessoas, que precisam de novas mídias para voltar a interagir.

A quebra das Limitações das Mídias permite que possamos superar determinadas barreiras de sobrevivência que antes eram inviáveis com as mídias que ficaram obsoletas.

Temos, hoje, com a chegada da Era Digital um exponencial aumento de Cooperação entre Desconhecidos.

Era Digital – Era Civilizacional marcada pela chegada da Mídia Digital, que nos permite uma disrupção na forma de sobrevivência.

Se você observar, todas as grandes Inovações que temos assistido na sociedade hoje, verá que por trás dela há, em alguma medida, a possibilidade de um novo tipo de cooperação, que antes não era possível em função da obsolescência da antiga mídia.

Temos hoje a criação de novos Rastros Midiáticos, que permitem ampliar a Cooperação Humana.

Rastros Midiáticos – informações que ficam armazenadas em algum lugar, conforme a mídia disponível, que permitem que possamos sobreviver.

Tivemos no passado os seguintes Rastros Midiáticos, que foram acumulados em diferentes lugares:

  • Rastros Midiáticos Gestuais e Orais – que foram e continuam sendo armazenados na memória;
  • Rastros Midiáticos Escritos – que foram e continuam sendo armazenados em diferentes suportes e organizados em grandes repositórios escritos, tais como bibliotecas;
  • Rastros Midiáticos Digitais –  que estão sendo armazenados em Bancos de Dados Digitais.

Temos dois tipos de Rastros Midiáticos:

  • os Rastros Midiáticos de Sobrevivência – mais diretamente ligados à sobrevivência, tais como preços, tipos de produto e serviço, reputações de pessoas e organizações;
  • os Rastros Midiáticos Genéricos – indiretamente ligados à Sobrevivência, tais como filmes e novelas.

Quando abordamos o tema da Inovação, o que faz a maior diferença são os Rastros Midiáticos de Sobrevivência.

Com a chegada da Internet, temos os seguinte quadro:

  • os Rastros Midiáticos de Sobrevivência Sonoros – conjunto de indicações de sobrevivência produzidas nos limites do armazenamento gestual, orais e escritos;
  • os Rastros Midiáticos de Sobrevivência Digitais – conjunto de indicações de sobrevivência produzidas nas novas Tecnopossibilidades Digitais.

A grande novidade dos Rastros Midiáticos de Sobrevivência Digitais é a possibilidade de:

  • acesso a produtos e serviços a distância;
  • acesso a avaliação de cada fornecedor e de cada bem de consumo por outros consumidores;
  • geração de reputação digital de consumidores e fornecedores para que se possa ampliar a Cooperação entre Desconhecidos.

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)

Compre meu livro Administração 3.0, autografado: https://bit.ly/adm30autografado

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS, QUE JÁ CONSTAM NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO COM PARÁGRAFO RECUADO: FRASES QUE SERÃO USADAS NO NOVO LIVRO E/OU NA DIVULGAÇÃO DOS ARTIGOS.

GRIFOS EM NEGRITO COM AZUL E ROXO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS NOVOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS ANTIGOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: ITENS QUE SERÃO INCLUÍDOS NO NOVO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE É A NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL, QUE ESTÁ SENDO EDITADA NO GOOGLE DOCS.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO REGRAS DE CAUSA E EFEITO QUE VÃO SENDO DESCOBERTAS AO LONGO DO NOSSO PROCESSO DE TRABALHO E SÃO INCLUÍDAS NUMA ÁREA ESPECIAL DA NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS E VÃO SER INCORPORADOS EM ALGUM TÓPICO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS. 

Leave a Reply