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Os Mapas Mentais do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Uma Revolução Midiática nos traz um tipo de Mudança DRED (Disruptiva, Rápida, Estrutural e Desconhecida).”
  2. Há uma infinidade de Conceituadores que preparam livros, palestras e cursos que vendem muito, mas explicam muito pouco o novo cenário.
  3. Hoje, no Mercado de Conceitos, estamos tratando teorias como se fossem cuecas ou calcinhas e não teorias que precisam se afinar com os fatos.
  4. Temos, assim, uma profunda Crise Conceitual, pois as bases de todas as Subciências Sociais foram construídas pela Ciência Social 1.0, que ficou obsoleta.
  5. A maior parte dos Conceituadores da Ciência Social 1.0 ignoravam e continuam ignorando solenemente o papel das mídias na sociedade.
  6. Hoje, se procura entender o Digital se utilizando de antigos paradigmas, que não estão mais válidos, gerando uma tremenda confusão.
  7. O primeiro passo para podermos nos relacionar com o novo Cenário Digital é admitir que precisamos rever paradigmas bem arraigados sobre o Sapiens.
  8. A chegada da Internet e suas respectivas consequências bagunçaram completamente a forma como pensávamos o Sapiens e a sua jornada.

Vamos ao Artigo:

“Se uma revolução na sociedade fosse facilmente compreendida de imediato, não seria uma revolução.”Shirky.

A maior crise que vivemos hoje diante do inusitado Mundo Digital é a conceitual, por causa dela, temos, na sequência, uma crise Psicológica.

A chegada da Internet e suas respectivas consequências bagunçaram completamente a forma como pensávamos o Sapiens e a sua jornada.

Até aqui, não tínhamos a clara noção do papel das mídias nas mudanças que provocavam na sociedade humana.

A maior parte dos Conceituadores da Ciência Social 1.0 ignoravam e continuam ignorando solenemente o papel das mídias na sociedade.

O que estamos descobrindo agora na tentativa de compreender o Mundo Digital é que:

  • as mídias são a “espinha dorsal” da sociedade humana;
  • quando elas se modificam, temos mudanças significativas na sociedade. Como nos ensinou Marshall McLuhan (1911-80) “mudou a mídia, mudou a sociedade”.

O primeiro passo para podermos nos relacionar, de forma mais adequada, com o novo Cenário Digital é admitir que precisamos rever paradigmas bem arraigados sobre o Sapiens.

Temos, assim, uma profunda Crise Conceitual, pois as bases de todas as Subciências Sociais foram construídas pela Ciência Social 1.0, que ficou obsoleta.

Hoje, se procura entender o Digital se utilizando de antigos paradigmas, que não estão mais válidos, gerando uma tremenda confusão.

É o que diz, de forma adequada, Gil Giardelli:

“Não podemos usar velhos mapas para descobrir novas terras.”

Os velhos mapas são os antigos paradigmas diante de novos fatos, que demanda a criação de novas teorias.

Novas teorias são os novos mapas, que precisam de novos “mapeadoresou novos conceituadores.

O problema é que há uma demanda urgente de compreensão do Digital, o que atraiu um exército de “conceituadores salvadores da pátria”, que procuram dizer, mais ou menos, o que os clientes querem ouvir.

O Mercado de Conceitos, entretanto, não funciona como a venda de um produto, pois é baseado em diagnósticos diante dos fatos.

Conceituadores são diagnosticadores, como um médico, que não entrega aquilo que o cliente quer ouvir, mas aquilo que ele acredita que está acontecendo.

Hoje, no Mercado de Conceitos, estamos tratando teorias como se fossem cuecas ou calcinhas e não teorias que precisam se afinar com os fatos.

Há uma infinidade de Conceituadores que preparam livros, palestras e cursos que vendem muito, mas explicam muito pouco o novo cenário.

Vejamos um exemplo, que vai nos permitir desenvolver teorias interessantes sobre mudança.

Vejamos dois conceitos bem populares: “Mundo Vuca” (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade) e “Mundo Bani”  (Frágil, Ansioso, Não linear, Incompreensível).

Aqui temos um equívoco conceitual recorrente, pois é preciso, ao se analisar uma mudança provocada por um fenômeno da seguinte maneira:

É preciso criar quatro Camadas das Mudanças:

  • o Fenômeno em Si –  que entra em processo de mutação e  provoca novos fatos na vida de cada pessoa, de um grupo, de uma organização, na sociedade, no planeta ou no universo;
  • o Tipo de Mudança que a mutação do fenômeno gera –  incremental, radical ou disruptiva?  rápida ou lenta? conhecida ou desconhecida? conjuntural ou estrutural? Conhecida ou desconhecida?;
  • as Sensações que determinado tipo de Mudança provoca – conforme as respostas acima, teremos mais ou menos as sensações de Ambiguidade, Fragilidade, Insegurança, Ansiedade
  • e as Ações Necessárias Diante de Mudanças –  para que se possa compreender de forma mais clara do que se trata a mudança para que possamos nos alinhar com o novo cenário.

Note que quando falamos que vivemos em um “Mundo Vuca ou Bani” estamos embolando diferentes Camadas da Mudança.

Está se confundindo as Sensações Diante das Mudanças com o Fenômeno em Si.

Sensações diante das Mudanças – uma das quatro Camadas da Mudança, que ocorre nas pessoas diante de mudanças específicas.

Fenômeno em Si – uma das quatro Camadas da Mudança, ao procurar diagnosticar os fatos novos que determinado fenômeno traz à tona.

Tipo de Mudança – uma das quatro Camadas da Mudança, quando é preciso analisar se é   incremental, radical ou disruptiva?  rápida ou lenta? rápida ou lenta? conhecida ou desconhecida? conjuntural ou estrutural? Conhecida ou desconhecida?

Ações Necessárias Diante de Mudanças –  para que se possa compreender de forma mais clara do que se trata a mudança para que possamos nos alinhar com o novo cenário.

Note que estamos diante de uma Revolução Midiática, que cria uma nova Era, na qual temos alteração nos ritmos de diversas características da sociedade.

Isso faz parte do Fenômeno em Si.

Uma Revolução Midiática nos traz um tipo de Mudança DRED (Disruptiva, Rápida, Estrutural e Desconhecida).

Toda mudança, seja ela qual for, traz determinadas sensações para as pessoas, que nos levam para uma certa Ambiguidade, Fragilidade, Insegurança, Ansiedade.

Quanto mais as Mudanças são Disruptivas, Rápidas, Estruturais e Desconhecidas mais teremos estas sensações de Ambiguidade, Fragilidade, Insegurança, Ansiedade.

A Pandemia gerou esse tipo de sensação na sociedade, assim como a morte de uma pessoa querida ou uma demissão inesperada.

É, portanto, pela ordem para poder se relacionar de forma mais adequada com qualquer mudança:

  • Diagnosticar qual é o Fenômeno em Si;
  • De que Tipo de Mudança estamos falando;
  • Qual a Taxa de Sensações que este Tipo de Mudança provoca;
  • E, por fim, quais são as Ações Necessárias para lidar de forma mais adequada com ela.

Quanto mais disruptiva, mais desconhecida, mais estrutural, mais rápida, mais e mais teremos o aumento da taxa de sensações de Ambiguidade, Fragilidade, Insegurança, Ansiedade.

A Revolução Midiática Digital acelera o ritmo de determinadas atividades da sociedade, tais como da inovação, da competitividade, da criatividade e do empreendedorismo.

São fatos concretos, mudanças estruturais, que temos que passar a conviver com elas, a partir do estudo do Fenômeno em Si.

É preciso, assim, superar as sensações de Ambiguidade, Fragilidade, Insegurança, Ansiedade para conseguir entender o que está ocorrendo e poder lidar, de forma mais adequada, com este novo cenário.

É isso, que dizes?

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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS, QUE JÁ CONSTAM NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTEÉM CONCEITOS NOVOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÉM CONCEITOS ANTIGOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA, QUE VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS..

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO PARÁGRAFOS, QUE VÃO SER INCORPORADOS EM ALGUM CAPÍTULO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS. 

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS E VÃO SER INCORPORADOS EM ALGUM TÓPICO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS. 

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