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O áudio do artigo

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal010922

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#Mente_Progressiva – criando e melhorando este conceito.

Quais são as questões do artigo?

  1. entender o fenômeno da Mente Progressiva e seus desdobramentos diante da Civilização 2.0.

Os Mapas Mentais do Artigo:

Historietas para ilustrar os áudios:

A formação das cabeças dos antepassados para saber que tribos falavam e quais não.

Os avanços que ocorreram na Narrativa Bimodal, a partir deste artigo:

Do ponto de vista da Visão de Cenário, a partir da Antropologia da Sobrevivência, temos os seguintes novos conceitos:

  • Macro Modelo de Cooperação;
  • Processo Involuntário de Migração;
  • Empreendedores Conceituais da Educação e da Inovação;
  • Macro Jornada Humana.

Do ponto de vista do estudo dos Disruptores, a partir da Ciência da Inovação, temos os seguintes novos conceitos:

  • Plástica Cerebral e a Mentalidade;
  • Mudanças Involuntárias e Voluntárias da Mente;
  • MP1 – Mente Pensadora Repetidora Mais Automática;
  • MP2  – Mente Pensadora Criativa Revisionista Menos Automática;
  • MP3 – Mente Pensadora Epistemológica;
  • MO1 – Mente Operadora Mais Automática;
  • MO2 – Mente Operadora Menos Automática.
  • MP2 Revisora;
  • MP2 Criativa;
  • Mp2 Organizadora;
  • Hábitos Saudáveis.

Frases de Divulgação do artigo:

  1. A grande demanda da Civilização 2.0 é o desenvolvimento, antes de tudo, da MP2 – Mente Pensadora Criativa Revisionista Menos Automática.
  2. Conforme o Sapiens avança na sua Macro Jornada Humana, mais e mais precisa desenvolver Mentes com capacidade de maior criatividade, autonomia e abstração.
  3. Conforme o Sapiens avança na sua Macro Jornada Humana, mais e mais precisa desenvolver Mentes com capacidade de maior criatividade, autonomia e abstração.
  4. Hoje, de maneira geral, em função do Ambiente de Sobrevivência 1.0, o ser humano é muito mais repetidor do que criador.
  5. Na verdade, este é o principal papel dos Empreendedores Conceituais da Educação e da Inovação: criar novas teorias e metodologias para que possam ajudar nessa passagem da Mente 1.0 para a 2.0.
  6. Porém, é preciso refletir sobre este Processo Involuntário de Migração da Mente para torná-lo consciente e poder ajudar as pessoas a sofrerem menos nesta difícil passagem.
  7. Já temos hoje um Processo Involuntário de Migração da Mente 1.0 para a 2.0.
  8. A chegada da Internet, com todas as suas tecnologias e novos modelos de cooperação estão mudando de forma involuntária nossa mente.

Vamos ao Artigo:

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” – Darwin.

Temos feito um esforço, dentro das Linhas de Pesquisa da Bimodais, em rever o que entendemos por Mente, seu papel na sociedade e, principalmente, as respectivas possíveis mudanças na Mente do Sapiens 2.0 diante da Civilização 2.0.

De maneira geral, as pessoas pensam o seguinte sobre uma possível progressividade da mente, que, a princípio, ocorreu no passado:

  • “que mudanças na mente ocorreram no passado e o ciclo está completo.”;
  • “portanto, não estamos modificando nossa mente agora e nem a mudaremos mais adiante.”;
  • “as mudanças de mente do passado NÃO  foram uma adaptação aos novos Ambientes de Sobrevivência ocorreram sem nenhum motivo”;
  • “não existem modificações no Ambiente de Sobrevivência, que alterem nossas mentes, e, por causa disso, nossas mentes não precisam se adaptar a ele.”;
  • “as mudanças na mente são apenas no conteúdo e não na forma.”

Ambiente de Sobrevivência é o resultado das 3 Forças Estruturais do Sapiens: Complexidade Demográfica, novos Macro Modelos de Comunicação, que estruturam os novos Macros Modelos de Cooperação.

Antes de tudo, é bom separar alguns itens na nossa cabeça:

  • Cérebro é a parte hardware da nossa cabeça;
  • Mente é a parte software, dividida em duas: uma mais involuntária que é a Plástica Cerebral e a Mentalidade mais sujeita às mudanças feitas por nós.

Marshall McLuhan (1911 – 80) chamou a atenção sobre alterações involuntárias da Plástica Cerebral Mente, quando levantou a hipótese de que o “meio é a mensagem”.

O filósofo canadense nos ensinou que não importa o que você vê na televisão, mas o fato de assisti-la provoca mudanças involuntárias na sua mente.

Quando McLuhan afirma que o meio é a mensagem, podemos dizer que o Modelo de Comunicação promove modificações involuntárias na sua Plástica Cerebral.

Nos estudos que temos feito, a partir dessa hipótese McLuhaniana, temos afirmado que o Ambiente de Sobrevivência provoca também mudanças involuntárias na sua Plástica Cerebral.

A chegada da Internet, com todas as suas tecnologias e novos modelos de cooperação estão mudando de forma involuntária nossa mente.

Assim, há uma necessidade de um ajuste no cérebro para que haja uma harmonia entre a nova Plástica Cerebral e a Mentalidade.

A Mente, assim, se modifica no tempo de forma voluntária ou involuntária:

  • Mudanças Involuntárias da Mente são feitas com a alteração do Ambiente de Sobrevivência, que ocorrem de forma Exógena, de fora para dentro, na mudança da Plástica Cerebral;
  • Mudanças Voluntárias da Mentesão feitas, a partir do esforço de cada pessoa, que ocorrem de forma Endógena, de dentro para fora na mudança das Mentalidades.

A chegada da Internet e depois da Curadoria – o novo Macro Modelo de Cooperação –  têm modificado a mente das pessoas, independente a sua vontade.

Já temos, portanto, hoje um Processo Involuntário de Migração da Mente 1.0 para a 2.0.

Porém, é preciso refletir sobre este Processo Involuntário de Migração da Mente para torná-lo consciente e poder ajudar as pessoas a sofrerem menos nesta difícil passagem.

Na verdade, este é um dos principais papéis dos Empreendedores Conceituais da Educação e da Inovação: criar novas teorias e metodologias para que possam ajudar nessa passagem da Mente 1.0 para a 2.0.

(Comentamos no artigo de ontem sobre esse desafio da Educação 2.0.)

Hoje, de maneira geral, em função do Ambiente de Sobrevivência 1.0, o ser humano é muito mais repetidor do que criador.

Precisamos, assim, pela ordem na migração da Mente 1.0 para a 2.0:

  • proceder uma revisão no que podemos chamar de Ciência da Mente;
  • analisar a mente adotando padrões mais lógicos, tendo como foco as adaptações para sobreviver;
  • e, por fim, analisar a mente, dentro da nova Ciência Social 2.0, que procura rever, de forma disruptiva, as mudanças civilizacionais na Macro-História.

Assim, quando falamos em Mente, estamos nos referindo a um Mix entre Mentalidade e Plástica Cerebral.

Até o momento, dentro do esforço que temos feito, chegamos até agora em cinco atividades da Mente (neste artigo inclui  mais uma):

  • MP1 – Mente Pensadora Repetidora Mais Automática;
  • MP2  – Mente Pensadora Criativa Revisionista Menos Automática;
  • MP3 Mente Pensadora Epistemológica;
  • MO1 – Mente Operadora Mais Automática;
  • MO2 – Mente Operadora Menos Automática.

(Bom deixar claro que a Mente é uma só e quando dividimos por várias estamos falando, na verdade, de Funções da Mente, que merecem ser separadas para facilitar a compreensão e a relação que teremos com todas elas).

A grande demanda do Sapiens 2.0 é o desenvolvimento, antes de tudo, da MP2  – Mente Pensadora Criativa Revisionista Menos Automática.

A MP2 tem como função analisar as outras Mentes (MP1, MO1 e MO2) para que possa identificar possíveis erros e corrigi-los no processo da Qualidade Progressiva, uma demanda estrutural de todos os Sapiens.

A MP2, entretanto, não é um bloco, ela se divide em algumas funções:

  • a MP2 Revisoraque analisa e identifica os erros;
  • a MP2 Criativa – que cria mandamentos para que os erros não se repitam;
  • a Mp2 Organizadora – para que os mandamentos passem a ser obedecidos, virando Hábitos Saudáveis.

(Sobre transformar erros em mandamentos, veja o artigo desta semana.) 

Podemos ainda admitir que temos uma terceira Mente: a MP3 (a Mente Pensadora Epistemológica).

Qual é a função dela?

Se a MP2 revisa a MP1, a MP3 é uma revisora ainda mais abstrata da MP2.

Vejamos o processo da separação entre a MP2 e a Mp3:

  • Todo o processo de desenvolvimento de conceitos filosóficos, teóricos e metodológicos é feito pela MP3;
  • E as mudanças operacionais são feitas, de maneira geral, pela MP2.

Conforme o Sapiens avança na sua Macro Jornada Humana, mais e mais precisa desenvolver Mentes com capacidade de maior criatividade, autonomia e abstração.

A MP3 pratica uma espécie de Metapercepção da MP2, assim como a MP2 é uma Metapercepção das outra Mente do Pensamento e das Operacionais.

Teremos o desenvolvimento cada vez maior da MP2, o que vai nos levar, na sequência, a demanda pelo desenvolvimento cada vez maior da MP3.

É isso, que dizes?

Colaborou o Bimodal: Augusto Borella.

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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL:NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.

One Response to “O incrível fenômeno da Mente Progressiva”

  1. Thereza Rodrigues disse:

    *Creio que quando compreendermos esses compartimentos mentais, evoluimos para Divergentes Mentais Bimodais*

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