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#Mente_Progressiva – criando e melhorando este conceito.
Quais são as questões do artigo?
- entender o fenômeno da Mente Progressiva e seus desdobramentos diante da Civilização 2.0.
Os Mapas Mentais do Artigo:
Historietas para ilustrar os áudios:
A formação das cabeças dos antepassados para saber que tribos falavam e quais não.
Os avanços que ocorreram na Narrativa Bimodal, a partir deste artigo:
Do ponto de vista da Visão de Cenário, a partir da Antropologia da Sobrevivência, temos os seguintes novos conceitos:
- Macro Modelo de Cooperação;
- Processo Involuntário de Migração;
- Empreendedores Conceituais da Educação e da Inovação;
- Macro Jornada Humana.
Do ponto de vista do estudo dos Disruptores, a partir da Ciência da Inovação, temos os seguintes novos conceitos:
- Plástica Cerebral e a Mentalidade;
- Mudanças Involuntárias e Voluntárias da Mente;
- MP1 – Mente Pensadora Repetidora Mais Automática;
- MP2 – Mente Pensadora Criativa Revisionista Menos Automática;
- MP3 – Mente Pensadora Epistemológica;
- MO1 – Mente Operadora Mais Automática;
- MO2 – Mente Operadora Menos Automática.
- MP2 Revisora;
- MP2 Criativa;
- Mp2 Organizadora;
- Hábitos Saudáveis.
Frases de Divulgação do artigo:
- A grande demanda da Civilização 2.0 é o desenvolvimento, antes de tudo, da MP2 – Mente Pensadora Criativa Revisionista Menos Automática.
- Conforme o Sapiens avança na sua Macro Jornada Humana, mais e mais precisa desenvolver Mentes com capacidade de maior criatividade, autonomia e abstração.
- Conforme o Sapiens avança na sua Macro Jornada Humana, mais e mais precisa desenvolver Mentes com capacidade de maior criatividade, autonomia e abstração.
- Hoje, de maneira geral, em função do Ambiente de Sobrevivência 1.0, o ser humano é muito mais repetidor do que criador.
- Na verdade, este é o principal papel dos Empreendedores Conceituais da Educação e da Inovação: criar novas teorias e metodologias para que possam ajudar nessa passagem da Mente 1.0 para a 2.0.
- Porém, é preciso refletir sobre este Processo Involuntário de Migração da Mente para torná-lo consciente e poder ajudar as pessoas a sofrerem menos nesta difícil passagem.
- Já temos hoje um Processo Involuntário de Migração da Mente 1.0 para a 2.0.
- A chegada da Internet, com todas as suas tecnologias e novos modelos de cooperação estão mudando de forma involuntária nossa mente.
Vamos ao Artigo:
“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” – Darwin.
Temos feito um esforço, dentro das Linhas de Pesquisa da Bimodais, em rever o que entendemos por Mente, seu papel na sociedade e, principalmente, as respectivas possíveis mudanças na Mente do Sapiens 2.0 diante da Civilização 2.0.
De maneira geral, as pessoas pensam o seguinte sobre uma possível progressividade da mente, que, a princípio, ocorreu no passado:
- “que mudanças na mente ocorreram no passado e o ciclo está completo.”;
- “portanto, não estamos modificando nossa mente agora e nem a mudaremos mais adiante.”;
- “as mudanças de mente do passado NÃO foram uma adaptação aos novos Ambientes de Sobrevivência ocorreram sem nenhum motivo”;
- “não existem modificações no Ambiente de Sobrevivência, que alterem nossas mentes, e, por causa disso, nossas mentes não precisam se adaptar a ele.”;
- “as mudanças na mente são apenas no conteúdo e não na forma.”
Ambiente de Sobrevivência é o resultado das 3 Forças Estruturais do Sapiens: Complexidade Demográfica, novos Macro Modelos de Comunicação, que estruturam os novos Macros Modelos de Cooperação.
Antes de tudo, é bom separar alguns itens na nossa cabeça:
- Cérebro é a parte hardware da nossa cabeça;
- Mente é a parte software, dividida em duas: uma mais involuntária que é a Plástica Cerebral e a Mentalidade mais sujeita às mudanças feitas por nós.
Marshall McLuhan (1911 – 80) chamou a atenção sobre alterações involuntárias da Plástica Cerebral Mente, quando levantou a hipótese de que o “meio é a mensagem”.
O filósofo canadense nos ensinou que não importa o que você vê na televisão, mas o fato de assisti-la provoca mudanças involuntárias na sua mente.
Quando McLuhan afirma que o meio é a mensagem, podemos dizer que o Modelo de Comunicação promove modificações involuntárias na sua Plástica Cerebral.
Nos estudos que temos feito, a partir dessa hipótese McLuhaniana, temos afirmado que o Ambiente de Sobrevivência provoca também mudanças involuntárias na sua Plástica Cerebral.
A chegada da Internet, com todas as suas tecnologias e novos modelos de cooperação estão mudando de forma involuntária nossa mente.
Assim, há uma necessidade de um ajuste no cérebro para que haja uma harmonia entre a nova Plástica Cerebral e a Mentalidade.
A Mente, assim, se modifica no tempo de forma voluntária ou involuntária:
- Mudanças Involuntárias da Mente – são feitas com a alteração do Ambiente de Sobrevivência, que ocorrem de forma Exógena, de fora para dentro, na mudança da Plástica Cerebral;
- Mudanças Voluntárias da Mente – são feitas, a partir do esforço de cada pessoa, que ocorrem de forma Endógena, de dentro para fora na mudança das Mentalidades.
A chegada da Internet e depois da Curadoria – o novo Macro Modelo de Cooperação – têm modificado a mente das pessoas, independente a sua vontade.
Já temos, portanto, hoje um Processo Involuntário de Migração da Mente 1.0 para a 2.0.
Porém, é preciso refletir sobre este Processo Involuntário de Migração da Mente para torná-lo consciente e poder ajudar as pessoas a sofrerem menos nesta difícil passagem.
Na verdade, este é um dos principais papéis dos Empreendedores Conceituais da Educação e da Inovação: criar novas teorias e metodologias para que possam ajudar nessa passagem da Mente 1.0 para a 2.0.
(Comentamos no artigo de ontem sobre esse desafio da Educação 2.0.)
Hoje, de maneira geral, em função do Ambiente de Sobrevivência 1.0, o ser humano é muito mais repetidor do que criador.
Precisamos, assim, pela ordem na migração da Mente 1.0 para a 2.0:
- proceder uma revisão no que podemos chamar de Ciência da Mente;
- analisar a mente adotando padrões mais lógicos, tendo como foco as adaptações para sobreviver;
- e, por fim, analisar a mente, dentro da nova Ciência Social 2.0, que procura rever, de forma disruptiva, as mudanças civilizacionais na Macro-História.
Assim, quando falamos em Mente, estamos nos referindo a um Mix entre Mentalidade e Plástica Cerebral.
Até o momento, dentro do esforço que temos feito, chegamos até agora em cinco atividades da Mente (neste artigo inclui mais uma):
- MP1 – Mente Pensadora Repetidora Mais Automática;
- MP2 – Mente Pensadora Criativa Revisionista Menos Automática;
- MP3 – Mente Pensadora Epistemológica;
- MO1 – Mente Operadora Mais Automática;
- MO2 – Mente Operadora Menos Automática.
(Bom deixar claro que a Mente é uma só e quando dividimos por várias estamos falando, na verdade, de Funções da Mente, que merecem ser separadas para facilitar a compreensão e a relação que teremos com todas elas).
A grande demanda do Sapiens 2.0 é o desenvolvimento, antes de tudo, da MP2 – Mente Pensadora Criativa Revisionista Menos Automática.
A MP2 tem como função analisar as outras Mentes (MP1, MO1 e MO2) para que possa identificar possíveis erros e corrigi-los no processo da Qualidade Progressiva, uma demanda estrutural de todos os Sapiens.
A MP2, entretanto, não é um bloco, ela se divide em algumas funções:
- a MP2 Revisora – que analisa e identifica os erros;
- a MP2 Criativa – que cria mandamentos para que os erros não se repitam;
- a Mp2 Organizadora – para que os mandamentos passem a ser obedecidos, virando Hábitos Saudáveis.
(Sobre transformar erros em mandamentos, veja o artigo desta semana.)
Podemos ainda admitir que temos uma terceira Mente: a MP3 (a Mente Pensadora Epistemológica).
Qual é a função dela?
Se a MP2 revisa a MP1, a MP3 é uma revisora ainda mais abstrata da MP2.
Vejamos o processo da separação entre a MP2 e a Mp3:
- Todo o processo de desenvolvimento de conceitos filosóficos, teóricos e metodológicos é feito pela MP3;
- E as mudanças operacionais são feitas, de maneira geral, pela MP2.
Conforme o Sapiens avança na sua Macro Jornada Humana, mais e mais precisa desenvolver Mentes com capacidade de maior criatividade, autonomia e abstração.
A MP3 pratica uma espécie de Metapercepção da MP2, assim como a MP2 é uma Metapercepção das outra Mente do Pensamento e das Operacionais.
Teremos o desenvolvimento cada vez maior da MP2, o que vai nos levar, na sequência, a demanda pelo desenvolvimento cada vez maior da MP3.
É isso, que dizes?
Colaborou o Bimodal: Augusto Borella.
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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS
GRIFOS EM NEGRITO E AZUL:NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).
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GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.
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GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.
*Creio que quando compreendermos esses compartimentos mentais, evoluimos para Divergentes Mentais Bimodais*