Visitas:
60
O áudio do artigo
Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal060522
Novas Hashtags:
#Grant – detalhando o pensamento deste autor.
Frases de Divulgação do Artigo
- Quando você cria de um lado, precisa rotinarpor outro.
- O sucesso precisa ser bem administrado pelos Originalizadores.
- O Inconformismo de um Originalizador é saudável.
- Um Originalizador já mostra sinais de inconformismo desde pequeno.
- O inconformismo Saudável é a marca de um Originalizador.
- Inconformista Saudável – aquele que lida bem com a sua inconformidade, gerando benefícios para ele e para os outros.
- Inconformista Tóxico – aquele que não lida bem com a sua inconformidade, não gerando benefícios nem para ele e nem para os outros.
- Um Originalizador é alguém que não gosta do estabelecido.
Mapa(s) Mental (is) do Artigo:
Vamos ao Artigo:
“Anos atrás, os psicólogos descobriram que existem dois caminhos para a realização: conformismo e originalidade.” – Grant.
Objetivo:
No Prefácio:
“Investiga com grande entusiasmo a ciência daquilo que motiva as pessoas, derrubando mitos e revelando verdades. Acredita que qualquer um de nós pode aprimorar a criatividade.”
Ele diz:
“Descobri que os grandes inventores não são necessariamente aqueles que se especializam muito em determinado assunto, mas os que buscam as perspectivas mais abrangentes.”
O autor acredita que o sucesso não é alcançado porque se está à frente das outras pessoas, mas quando se tem paciência para esperar pelo momento certo de agir.
“O propósito deste livro é mostrar como todos nós podemos nos tornar mais originais.” // “Espero que minhas descobertas ajudem as pessoas a criar coragem e desenvolver estratégias para perseguir a originalidade, e que forneçam aos líderes os conhecimentos necessários para criarem culturas de originalidade em suas equipes e organizações.”
Pérola 1: o inconformismo é a marca de um Originalizador.
“E existe uma pista surpreendente (sobre se tornar original) no navegador que você usa para acessar a internet. Se você é um usuário de Mac, sua máquina tem um Safari pré- instalado. Quase dois terços dos profissionais de atendimento ao cliente usavam o navegador padrão, sem jamais questionar se haveria uma opção melhor disponível.”
Segue:
“Para ter um Firefox ou Chrome, você tem que demonstrar alguma desenvoltura e baixar um navegador diferente. Em vez de aceitar o padrão, toma a iniciativa de procurar uma opção que possa ser melhor. Esse ato de iniciativa, embora minúsculo, é uma janela para aquilo que você faz no trabalho.”
E eu diria na vida.
Um Originalizador é alguém que não gosta do estabelecido.
Os Originalizadores – que baixaram navegadores diferentes:
“Procuravam novas maneiras de vender e resolver os problemas dos clientes. Quando encontravam uma situação que lhes desagradava, tratavam de corrigi- la. Depois de tomar a iniciativa de melhorar suas condições de trabalho, acabavam tendo poucos motivos para se demitir. Haviam criado os empregos que queriam. Mas essas pessoas eram a exceção, não a regra.”
Isso lembra a dicotomia Nervosinho versus Nervosão do livro “#Salmen_e_Marques” de Salmen e Marques, analisado aqui.
Dizem eles:
- “O nervosinho é aquele que fica irritado com coisas que acontecem dentro da empresa e, em vez de falar com o responsável pelo erro ou com alguém que pode solucionar o problema, faz fofoca com as pessoas que não têm nada a ver com a situação. É uma chama de insatisfação que, no lugar de buscar um extintor, prefere colocar gasolina no problema – resmunga para a pessoa ao lado.”
- “Já do nervoso nós gostamos muito. É a pessoa que, quando vê alguma coisa errada, fica brava, indignada. E para resolver o problema, escancara o que está acontecendo com a pessoa certa. O Méliuz não é uma empresa perfeita – assim como nenhuma é –, e para resolvemos os desafios e impasses, precisamos mostrá-los para os responsáveis capazes de solucioná-los – conversa com o gestor para estabelecer um plano sobre como refazer os anúncios da melhor maneira.”
Pérola 2: um Originalizador já mostra sinais de inconformismo desde pequeno.
- “Nos três estudos, revelou- se que as pessoas que se tornariam empreendedores bem- sucedidos tinham mais chances de ter em seu histórico adolescente o hábito de desafiar os pais, ficar na rua além da hora permitida, matar aula, cometer pequenos furtos em lojas, apostar dinheiro, beber álcool e fumar maconha.”
- “Pesquisas demonstram que as crianças mais criativas são aquelas menos inclinadas a se tornarem as favoritas dos mestres.”
- “Os estudantes menos queridos eram os inconformistas, que faziam as próprias regras.”
- “Os professores costumam discriminar os estudantes altamente criativos, rotulando- os como criadores de caso.”
Pérola 3: o Inconformismo de um Originalizador é saudável.
“No entanto, não eram mais inclinados a se envolverem em atividades perigosas como dirigir sob efeito de álcool, comprar drogas ilícitas ou roubar bens valiosos. E isso era verdadeiro qualquer que fosse o status socioeconômico dos pais ou a renda familiar.”
“Ocorre que as crianças prodígios raramente mudam o mundo. Ao estudar as pessoas mais importantes e influentes da história, psicólogos percebem que muitas delas não tinham talentos excepcionais quando crianças.”
Por outro lado os Conformados:
“Concentram sua energia em assimilar o conhecimento científico existente, não em produzir novas abordagens. Adaptam- se às regras codificadas de jogos já estabelecidos em vez de inventar novas regras para seus próprios jogos. Ao longo do caminho, seu esforço é voltado para obter a aprovação dos pais e a admiração dos professores.”
Conformado é aquele que se adequa à forma existente e o Inconformado é o que não se adequa e quer mudar.
Podemos dividir os Inconformismo em dois:
- Inconformismo Tóxico – aquele que não lida bem com a sua inconformidade, não gerando benefícios nem para ele e nem para os outros;
- Inconformismo Saudável – aquele que lida bem com a sua inconformidade, gerando benefícios para ele e para os outros.
Mudança relevante de conceitos:
Acredito que utilizar inconformismo é mais adequado do que inquietude.
Pérola 4: o sucesso precisa ser bem administrado pelos Originalizadores.
“Quando a motivação para o sucesso chega às alturas, ela abafa a criatividade.”
“Nas palavras dos psicólogos Todd Lubart e Robert Sternberg, “a partir de um nível intermediário de necessidade de sucesso, há evidências de que as pessoas se tornem de fato menos criativas”.”
“Preocupados em manter a estabilidade e alcançar realizações convencionais, eles relutaram em perseguir a originalidade.”
Pérola 5: o equilíbrio necessário do Originalista
“Quando acolhemos o risco em determinada área da vida, reduzimos o nível geral de risco sendo cautelosos em outro setor.” // “Portfólios de risco explicam por que as pessoas costumam se tornar originais em um aspecto de suas vidas enquanto permanecem bastante convencionais em outros.” //”Sentir- se seguro em um setor da vida nos dá liberdade para sermos originais em outro.” // Pelo contrário: os originais bem- sucedidos assumem riscos extremos de um lado e os contrabalançam com cautela extrema do lado oposto.
“Ninguém pode ser original em determinado campo se não possuir a estabilidade emocional e social que advém de atitudes regulares em todas as outras áreas que não aquela em que está sendo original” – Edwin Land.
Definição de Original:
Original, adj. Que é origem ou fonte de algo; de onde algo brota, provém ou deriva. original, s. Coisa única ou singular; pessoa que é diferente das outras de uma forma atraente ou interessante; indivíduo dotado de iniciativas inovadoras e capacidade inventiva.
Como ele define Original:
“Originalidade é tomar o caminho menos trilhado, defendendo um conjunto de ideias novas que contrariam o pensamento corrente mas que, no fim, resultam em algo melhor.”
E ainda:
“A originalidade envolve introduzir e impulsionar uma ideia que seja relativamente incomum em determinada área que possa ser beneficiada por ela.” // “O que distingue a originalidade é a rejeição do que é convencional e a investigação sobre a existência de opções melhores.”
Mais:
“Pessoas originais são aquelas que tomam a iniciativa de transformar sua visão em realidade.” //
“um adulto que “remodela um domínio”.”
É isso, que dizes?
Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565
Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro
Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192
GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS
GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).
GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.
GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.
GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.
GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.
Tags: #Grant