Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal190422
Novas Hashtags:
#Alberto Dell’isola – conhecendo a forma de pensar deste autor.
Frases de Divulgação do Artigo
- Ler é garimpar!
- A ideia de que uma mente brilhante é a que memoriza é loucura.
- Genialidade é um potencial, que pode ser desenvolvido, ou não.
- Quem coloca o cérebro para muscular, vai ganhando mais inteligência!!!!
- Quem entra, assim, numa Jornada de Excelência tem uma determinada inteligência e vai aumentando a mesma com o tempo.
- Quem não entra na Jornada de Excelência , perde a oportunidade de se Inteligentar!
- Um profissional quando lê livros didáticos não lê para ele, mas para o seu cliente.
Mapa(s) Mental (is) do Artigo:
Vamos ao artigo
“…quanto mais informação você possuir armazenada, maiores as chances de recombiná-las e obter ideias originais e revolucionárias.” – Alberto Dell’isola.
Objetivo
“…para lhe auxiliar em sua jornada em busca de sua supermemória…”
Ler é minerar
O ato da leitura é de mineração.
Você tem uma determinada meta, pesquisa, foco, cliente, que quer ajudar com a sua leitura profissional.
Já disse isso várias vezes e vou repetir.
Um profissional quando lê livros didáticos não lê para ele, mas para o seu cliente.
Ele procura nas páginas algo que possa ajudá-lo a pensar e agir melhor para que possa resolver de forma, ainda melhor, o desconforto de seu cliente.
Tenho feito neste ano de 2022 uma jornada de leitura dos Autores Motivacionais para poder ajudar os Inquietos Inovadores a lidar melhor com a sua Inquietude.
São eles aqueles que estão mais incomodados com as mudanças atuais, que querem explicações mais lógicas e podem liderar projetos de Inovações Disruptivas.
Porém, falta claramente literatura que possa ajudá-los nessa jornada.
Assim, vou de autor em autor, promovendo algumas atividades no que denomino Leitura Ativa, são elas:
- levantando os conceitos, separando os recorrentes dos novos;
- classificando e organizando os conceitos em um Mapa Mental;
- criticando visões equivocadas sobre o cenário geral;
- criticando contradições no texto do próprio autor;
- e, ao longo do tempo, desenvolvendo a minha própria narrativa sobre o que podemos chamar de Ciência Motivacional.
O que temos de novidade, a partir da leitura continuada de vários textos, é a descoberta do que vou denominar Pedra Preciosa de cada livro.
Já tinha tido uma intuição sobre isso nos outros livros, mas isso ficou mais claro lendo o Alberto.
A Pedra Preciosa do livro de Alberto é o que vou chamar de Cérebro Progressivo.
Vamos detalhar.
Cérebro é Progressivo
A conversa sobre de onde vem a genialidade já me parece superada para o meu foco, pois eu trabalho com adultos, que já mostraram na sua profissional que são inquietos, esforçados, que fazem a diferença e têm relativo sucesso.
Assim, por que eles são o que são, não é tão relevante.
Não descarto o tema para quem vai ajudar pessoas mais jovens, que não é o meu caso.
Então, esse tipo de conversa genética versus esforço, como abaixo:
“A maioria das pessoas entende que os gênios são frutos da genética, e não do esforço.”
Não me interessa muito.
Tem, entretanto, uma Pedra Preciosa no livro do Alberto, aquilo que Marcelo Gleiser chama de algo parecido com os “Limites do Aquário do Conhecimento“.
Primeiro:
“…ratos em um ambiente superestimulante, cheio de escadas, esteiras e outros brinquedos de todos os tipos (…) tiveram seus cérebros aumentados (…) em virtude das novas conexões criadas entre os diversos neurônios dos cérebros desses animais.”
Segundo:
“Ao contrário dos neurônios, que se reproduzem pouquíssimo ao longo de nossa vida, células gliais, axônios e dendritos podem aumentar em número com o passar dos anos, de acordo com a maneira que nós usamos nosso cérebro.”
Terceiro, ao se falar do cérebro do Einstein:
“…encontrou um número maior de células gliais no lobo parietal esquerdo de seu cérebro deste.”
Ou seja, quem coloca o cérebro para muscular, vai ganhando mais inteligência!!!!
Isso é algo totalmente novo de tudo que eu li dos Autores Motivacionais.
É a primeira vez que leio, ou me chamou a atenção, de que o cérebro é progressivo.
Quem entra, assim, numa Jornada de Excelência tem uma determinada inteligência e vai aumentando a sua capacidade com o tempo.
É diferente do que podemos chamar de uma pessoa mais experiente em determinadas habilidades para uma pessoa cada vez mais inteligente para determinadas atividades.
Assim, podemos dizer que:
- quem entra na Jornada de Excelência vai ficando cada vez mais inteligente;
- e quem não entra na Jornada de Excelência , perde a oportunidade de se Inteligentar!
Abordemos agora outros pontos do livro.
O que é uma Mente Brilhante, afinal?
“Assim, os povos antigos foram as mentes mais brilhantes que já surgiram no planeta.”
A ideia de que uma mente brilhante é a que memoriza é loucura. Típica de um Resistente!
Vejamos, se determinados que gênios são aqueles que têm Mentes Brilhantes:
Diz o Alberto:
“Gênios são pessoas que produzem uma obra de valor inestimável e capaz de mudar os paradigmas da humanidade.”
Tio Google nos diz:
“Indivíduo que possui uma extraordinária capacidade intelectual. Talento; aptidão ou extraordinária.”
Aqui, a pessoa aposta no que pode ser e não no que foi.
Genialidade é um potencial, que pode ser desenvolvido, ou não.
Faço aqui a minha interpretação sobre o Gênio:
“Gênio – Indivíduo que possui uma extraordinária capacidade para determinada atividade e consegue, através de uma Jornada de Excelência, apresentar, com esforço continuado de anos, trabalhos extremamente originais em um determinado campo.”
Isso se reforça agora com a ideia de que a genialidade é progressiva. O que nossa leva a entender melhor esta frase:
“Para se tornar um grande expoente em qualquer campo de atuação geralmente se leva 10 anos de trabalho intenso.”
De um lado, você está aprendendo mais e do outro há uma atividade interna e involuntária do teu cérebro, que vai desenvolvendo novas células, que te permitem ir ficando cada vez mais inteligente.
Para isso, há que mergulhar no estudo no campo que você escolher para se originalizar:
“…quanto mais informação você possuir armazenada, maiores as chances de recombiná-las e obter ideias originais e revolucionárias.”
Traços dos Criativos (que podemos chamar de Inquietos Inovadores):
Aqueles que já entraram na sua Jornada de Excelência:
- Percebe a realidade de maneira mais acurada e objetiva;
- Tem uns demanda de lógica maior;
- Tolera e até mesmo gosta da ambiguidade;
- Não se sente ameaçado pelo desconhecido;
- Mais capacidade em evocar respostas simples para problemas complexos;
- Uma vontade muito intensa de encontrar ordem em alguma situação caótica;
- Um interesse muito específico em encontrar problemas inusitados e soluções ainda mais diferentes;
- Habilidade em criar novas conexões e desafiar o senso comum;
- Habilidade em balancear o processo de criação de ideias e o processo de julgamento das mesmas;
- Desejo intenso de atravessar as barreiras de sua competência;
- Motivação intrínseca pelos problemas, em vez de recompensas exteriores como boas notas, dinheiro ou reconhecimento;
- Desinibição e Intuição.
Se bem centrado:
- Se deixa levar menos pela opinião alheia;
- É mais espontâneo e procura mais o genuíno, a originalidade;
- Procura uma filosofia de vida e até mesmo uma missão para a vida;
- Não estranha a solidão;
- É capaz de se concentrar intensamente;
- É independente, autossuficiente e autônomo;
- Tem menos necessidade de luxos e mimos;
- Possui uma enorme capacidade de apreciar as experiências mais simples;
- É muito bem humorada e possui habilidade para lidar com o estresse;
- É extremamente ético e moral individualmente, ainda que fuja das convencionalidades;
- Senso de humor, que é construtivo e não destrutivo;
- Autoconfiança, Organização, Dedicação, Coragem.
É isso, que dizes?
Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565
Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro
Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192
GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS
GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).
GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.
GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.
GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.
GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.