Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo 

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal150222

Novas Hashtags:

#Angela Duckworth conhecendo a forma de pensar deste autor.

Mapa(s) Mental (is) do Artigo:

As frases criadas para divulgação do artigo:

  1. As pessoas são criadas para serem vagões e não locomotivas.
  2. Numa vida de excelência não há a possibilidade da copiação, mas da criação.
  3. De maneira geral, as pessoas trabalham para ganhar dinheiro e não ganham dinheiro para trabalhar.
  4. Na Jornada de Excelência, as melhorias são pequenas, mas continuadas.
  5. O pulo do gato da Felicidade Continuada está em sempre acordar e ter mais um micro desafio a ser enfrentado.
  6. Ninguém tem acesso ao seu íntimo para saber se o que você está fazendo está te causando um Bem Estar Continuado.
  7. O Bem Estar Continuado é de médio e longo prazo. Se você não consegue manter uma constância, é sinal de que algo precisa ser ajustado.
  8. O que “vem de fábrica” em nós é apenas uma matéria-prima a ser continuamente e arduamente trabalhada.
  9. A Jornada de Excelência é a batalha da meritocracia contra a primotocracia.

Vamos ao artigo:

…a paixão pelo trabalho tem um pouco de descoberta seguida de muito desenvolvimento e de uma vida inteira de aprofundamento.Angela Duckworth.

Os Dez Mandamentos de Duckworth

1 – Tenha Garra:

Angela Escreve:

“…aquilo que conseguimos na vida talvez dependa mais de nossa paixão e perseverança do que de um talento inato.” //“…garra tem mais a ver com resistência do que com intensidade…”//Garra tem a ver com você trabalhar em algo que valoriza tanto a ponto de querer permanecer leal a essa atividade.”//A esperança das pessoas que têm garra nada tem a ver com a sorte e tudo tem a ver com levantar-se de novo;

Eu Comento:

Angela se esforça para demonstrar que há um fosso entre o que recebemos “de berço” e a entrega que fazemos na nossa vida. Pessoas que fizeram a diferença são a referência dela.

O foco de Angela é o seguinte: ajudar as pessoas a não serem vagão, mas inventarem as suas locomotivas.

Ela é defensora da luta contra a:

    • preguiça;
    • ao Normalismo;
    • a acomodação

Angela se esforça para demonstrar que é do esforço continuado que se constrói uma vida de excelência.

Angela procura tirar a visão do senso comum de que as pessoas que conseguiram ter êxito nos seus objetivos são sortudas.

2 – Faça do seu trabalho uma paixão continuada:

Angela Escreve:

“…a paixão pelo trabalho tem um pouco de descoberta seguida de muito desenvolvimento e de uma vida inteira de aprofundamento.”//…fazer o que você ama, mas não só se apaixonar por aquilo. Mas sim continuar apaixonado.//“…só uma pequena parte dos adultos vê suas ocupações como uma vocação.”//O modo como você vê seu trabalho é mais importante do que o nome que se dá a ele //“…Já ouvi falar de matemáticos que trabalham num problema — o mesmo problema — dia e noite, durante anos, sem jamais pensar: “Ah, que se dane este teorema! Vou fazer outra coisa.” //…a maioria das pessoas primeiro se sentem atraídas por coisas de que gostam e só mais tarde descobrem que esse interesse pessoal pode beneficiar outras pessoas.”

Eu Comento:

De maneira geral, as pessoas trabalham para ganhar dinheiro e não ganham dinheiro para trabalhar.

O trabalho é algo alienante.

E mais, podemos criar um padrão que é o seguinte:

Quanto mais uma sociedade é centralizada, mais o trabalho será alienante.

A tendência de autores como Angela fazerem sucesso e terem demanda vem justamente do momento de Renascença Civilizacional que estamos passando.

Na Renascença Civilizacional, há um aumento da possibilidade do trabalho mais consciente.

 3 – Consiga o máximo de você mesmo:

Angela Escreve:

“Seja o máximo que você puder ser, seja lá o que isso signifique para você. Procure alcançar o seu melhor.”//

Eu Comento:

Aqui temos o grande impasse da Personal Jornada de Excelência.

As pessoas são criadas para serem vagões e não locomotivas.

O problema principal em quem está com a missão de locomotiva é:

Numa vida de excelência não há a possibilidade da Copiação, mas da criação.

Não basta aqui ter apenas esforço apenas, mas um tanto de criatividade para que se possa escolher onde vai se colocar o esforço.

4 – A Jornada da Excelência não é uma corrida de cem metros:

Angela Escreve:

 “…mesmo os melhores do mundo, no auge de suas carreiras, suportam apenas uma hora de prática disciplinada sem intervalo e, ao todo, conseguem dedicar apenas de três a cinco horas diárias a ela.” //…a constância do esforço a longo prazo faz toda a diferença.”;

Eu Comento:

Destes trechos, me veio a ideia do conceito Sarrafo de Excelência.

O processo da Jornada de Excelência se compõe de:

    • Problema-Foco – que vai sendo encontrado;
    • Metodologia de Excelência – aprimorando tanto as Habilidades da Porta para Dentro quanto a da Porta para Fora;

Na Jornada de Excelência, as melhorias são pequenas, mas continuadas.

5 – Não foque apenas em fazer, mas no como fazer:

Angela Escreve:

“…os notáveis se interessam mais pelo que fizeram de errado — para poder se corrigir — do que pelo que fizeram certo”;

Eu Comento:

Aqui, temos algo importante.

O movimento da Jornada de Excelência é Endógeno (de dentro para fora).

Você pode receber sugestões, mas o seu padrão de qualidade, de sempre procurar ir nas Fronteiras dos Desafios é uma opção sua.

Na verdade, o pulo do gato da Felicidade Continuada está em sempre você acordar e ter mais um micro desafio a ser enfrentado.

6 – Hierarquize suas metas:

Angela Escreve:

“…quanto mais alta for a meta nessa hierarquia, mais abstrata, geral e importante ela é. Quanto mais alta for a meta, mais ela é um objetivo em si, e menos será apenas um meio para um fim.” //”A meta de nível superior não é um meio para algum outro fim. Ela é, na verdade, um fim em si.” //”Eu penso nessa meta como uma bússola que confere direção e significado a todos os outros objetivos abaixo dela.”

Eu Comento:

Aqui, temos uma ideia importante.

Qual é a referência para que você possa saber que está no rumo certo?

Quem vai te dar o feedback?

De maneira geral, as pessoas esperam que seja alguém de fora.

E aí vem a ideia da Mente Cachorrinho.

Ninguém tem acesso ao seu íntimo para saber se o que você está fazendo está te causando um Bem Estar Continuado.

É do aprofundamento da relação de você com a sua Mente Cachorrinho, que, aos poucos, você vai descobrindo o que te dá a sensação do Bem Estar Continuado.

E aí temos uma questão.

O Bem Estar Continuado é de médio e longo prazo. Se você não consegue manter uma constância, é sinal de que algo precisa ser ajustado.

7 – A inteligência não vale muito sem persistência continuada:

Angela Escreve:

“um nível alto de inteligência, mas não o maior de todos, combinado com o mais alto grau de persistência alcançará maior eminência do que o mais alto grau de inteligência com menos persistência” //

O objetivo de Angela, como é também o de Daniel Goleman é questionar o antigo paradigma dos estudiosos das pessoas de que quem recebeu um determinado tipo de alta inteligência pode subir ao pódio.

E quem não é deve ficar chorando pelos cantos.

A Jornada de Excelência, no fundo, é a batalha da meritocracia contra a primotocracia.

8 – Transforme seu talento em habilidade:

Angela Escreve:

“Sem esforço, seu talento não passa de potencial não concretizado. Sem esforço, sua habilidade não passa do que você poderia ter feito, mas não fez. Com esforço, o talento se transforma em habilidade e, ao mesmo tempo, o esforço torna a habilidade produtiva.” //“Talento é um dom inato. A habilidade é desenvolvida durante horas e horas de treinamento em seu ofício.” – Will Smith.//O talento é a rapidez com que as habilidades de uma pessoa aumentam quando ela se esforça. Êxito é o que acontece quando essa pessoa utiliza as habilidades adquiridas;// …aquilo que conseguimos na vida talvez dependa mais de nossa paixão e perseverança do que de um talento inato;

Eu Comento:

Esta frase é aquela que Angela pode dizer que é o seu bordão:

“O que conseguimos na vida talvez depende mais de nossa paixão e perseverança do que de um talento inato.”

A grande contribuição dela é afirmar, reafirmar, comprovar, afirmar e reafirmar de que:

O que “vem de fábrica” em nós é apenas uma matéria-prima a ser continuamente e arduamente trabalhado.

9 – Seja otimista:

Angela Escreve:

“Em comparação, pode-se ver que quem tem mais garra é radicalmente mais motivado do que os demais na busca por uma vida com um propósito e centrada no outro.”//“Como qualquer outra habilidade, podemos treinar interpretando o que está acontecendo conosco e reagindo como uma pessoa otimista reagiria.//…otimistas normalmente procuram causas temporárias e específicas para o sofrimento, enquanto os pessimistas culpam causas permanentes e genéricas.”

Eu Comento:

Aqui, eu me coloco a pensar.

Acredito que temos vários tipos de pessimistas e otimistas.

E temos Personalidades Nativas Otimistas e Pessimistas.

Que podem olhar a cada momento, a partir destas personalidades.

Para a Jornada de Excelência é preciso se conhecer e fazer um trabalho para afastar os dois extremos.

O Otimismo e o Pessimismo Tóxicos, que operam sempre, a partir da Personalidade Nativa e não enxergam os fatos.

Porém, num momento de Renascença Civilizacional, há uma demanda pelas Personalidades Nativas Otimistas.

E há uma relação das Personalidades Nativas Otimistas com a Inquietude e com o processo de inovação e empreendedorismo.

Personalidades Nativas Pessimistas não são empreendedoras.

10 – Não fique parado, experimente:

Angela Escreve:

“Sem experimentação, não se pode determinar quais interesses vão permanecer.” //“…não se limitou a sair em busca de sua paixão: ele ajudou a criá-la….” 

Eu Comento:

O processo de procura do Problema-Foco, como dizem os empreendedores o tempo todo é de pivotação.

Se pivota o tempo todo.

Segue o texto do livro Sintetizado:

As melhores Frases

  1. “…aquilo que conseguimos na vida talvez dependa mais de nossa paixão e perseverança do que de um talento inato.”
  2. “O talento é a rapidez com que as habilidades de uma pessoa aumentam quando ela se esforça. Êxito é o que acontece quando essa pessoa utiliza as habilidades adquiridas.”
  3. “…a maioria das pessoas primeiro se sentem atraídas por coisas de que gostam e só mais tarde descobrem que esse interesse pessoal pode beneficiar outras pessoas.”
  4. “…os notáveis se interessam mais pelo que fizeram de errado — para poder se corrigir — do que pelo que fizeram certo.”
  5. “…a paixão pelo trabalho tem um pouco de descoberta seguida de muito desenvolvimento e de uma vida inteira de aprofundamento.”
  6. “Sem experimentação, não se pode determinar quais interesses vão permanecer.”
  7. “…as pessoas são ainda mais desleixadas com as coisas de que não gostam.”
  8. “A história do amadurecimento é que, ao ficarmos mais velhos, desenvolvemos a capacidade de paixão e perseverança a longo prazo.”
  9. “Como espécie, estamos ficando cada vez melhores em raciocínio abstrato.”
  10. “…posso dizer com absoluta convicção que todo traço humano é influenciado tanto pelos genes quanto pelo ambiente.”
  11. “…garra tem mais a ver com resistência do que com intensidade…”
  12. “…solucionar problemas realmente espinhosos, tudo isso leva tempo.”
  13. “Garra tem a ver com você trabalhar em algo que valoriza tanto a ponto de querer permanecer leal a essa atividade.”
  14. “…fazer o que você ama, mas não só se apaixonar por aquilo. Mas sim continuar apaixonado.”
  15. “…a constância do esforço a longo prazo faz toda a diferença.”
  16. “…leve até o fim aquilo que se começou.”
  17. “…focar em uma só atividade e aprimorá-la poderia trazer mais satisfação do que ser amador em várias coisas. “
  18. “…quando consideramos pessoas em circunstâncias idênticas, o resultado obtido por cada uma delas depende somente de duas coisas — talento e esforço.”
  19. “…por mais que o talento seja valioso, o esforço conta em dobro.”
  20. “As pessoas de mais sucesso são modelos de perseverança.”
  21. “Nosso potencial é uma coisa. O que fazemos com ele é outra, bem diferente.”
  22. “…não existe no planeta espécie mais adaptável do que a nossa, mudamos.”
  23. “As pessoas que cooperam entre si têm mais probabilidade de sobrevivência do que as solitárias.”
  24. “…quando você continua buscando maneiras de melhorar sua situação, tem a chance de encontrá-las.”
  25. “…quaisquer que tenham sido nossos sofrimentos na infância, podemos aprender a observar nosso monólogo interior negativo e a mudar nossos comportamentos desajustados.”
  26. “…otimistas normalmente procuram causas temporárias e específicas para o sofrimento, enquanto os pessimistas culpam causas permanentes e genéricas.”
  27. “…não é o sofrimento o que leva ao desamparo. É sofrer aquilo que você acha que não pode controlar.”
  28. “A esperança das pessoas que têm garra nada tem a ver com a sorte e tudo tem a ver com levantar-se de novo.”
  29. “O modo como você vê seu trabalho é mais importante do que o nome que se dá a ele.”
  30. “…só uma pequena parte dos adultos vê suas ocupações como uma vocação.”
  31. “Seja o máximo que você puder ser, seja lá o que isso signifique para você. Procure alcançar o seu melhor.”

Outras Frases

  1. “Porque a rotina é muito bem-vinda quando se tem que fazer algo difícil.”
  2. “Se a natureza é importante, o ambiente também é.”
  3. “…o caráter intelectual abrange virtudes como a curiosidade e a alegria de viver, que estimulam um envolvimento ativo e aberto com o mundo das ideias.”
  4. “…o propósito é uma fonte de motivação muito poderosa para a maioria das pessoas.”
  5. “…a garra pode valer mais do que o talento.”
  6. “A necessidade é a mãe da adaptação.”
  7. “A ciência fez muitos progressos no sentido de explicar como os genes, a experiência e a interação entre ambos nos tornam o que somos.”
  8. “…dizer que o talento é uma coisa ótima, mas que os testes de talento não prestam.”
  9. “Preferimos o mistério à trivialidade.”

De outros:

  1. “Porque sempre insisti que, salvo os idiotas, os homens não diferem muito em intelecto, apenas em empenho e em trabalho duro; e ainda creio que esta seja uma diferença de eminente importância.” – Darwin.
  2. ““Não existe ser humano mais infeliz do que aquele para quem o começo de cada pequena tarefa deve ser decidido novamente a cada dia.” – William James.
  3. “….pensem naquilo que mais gostam de fazer na vida e tentem fazer isso o tempo todo.” – Will Shortz.
  4. “Para o iniciante, a novidade é algo que ele nunca viu. Para o especialista, a novidade é o detalhe.” – John Templeton.
  5. “O que existe de velho no novo é o que chama a atenção.” –  William James.
  6. “…algumas pessoas acumulam vinte anos de experiência, mas outras têm um ano de experiência, vinte vezes seguidas.” – anônimo.
  7. “…se não for apaixonado pelo seu trabalho, não vai conseguir persistir.” – Jeff Bezos.
  8. “…para fazer algo realmente bem-feito precisamos nos superar.” – John Irving.
  9. “…ao refazer as coisas o tempo todo, aquilo que nunca foi natural torna-se quase uma segunda natureza.” – Pete Carroll.
  10. “Faça as coisas sempre de uma maneira melhor do que já foram feitas.” – Pete Carroll.
  11. “Uma filosofia clara e bem definida dá ao treinador as diretrizes e os limites que o mantêm no caminho certo.” – Pete Carroll.
  12. “Talento é um dom inato. A habilidade é desenvolvida durante horas e horas de treinamento em seu ofício.” – Will Smith.
  13. “…sucesso significa ir até o fim.” – Will Smith.
  14. “Pare de ler tanto e comece a pensar.” – Marty Seligman.
  15. “Comecei a entender que, ao fazer alguma coisa várias vezes seguidas, o que nunca tinha sido simples se tornava quase uma segunda natureza.” – John Irving.
  16. ““É assim que nossa vaidade, nosso amor-próprio, favorece o culto ao gênio, pois só quando é pensado como algo distante de nós, como um miraculum, o gênio não fere. Chamar alguém de ‘divino’ significa dizer: ‘aqui não precisamos competir.”- Nietzsche.
  17. “Existe um hiato entre o potencial e sua concretização.” – William James.
  18. “…“o homem costuma viver bastante abaixo de seus limites; possui poderes de vários tipos que raramente utiliza. Ele atua abaixo de seu máximo e se comporta abaixo do nível ótimo”.- William James.
  19. “o que produz excelência é o mero fato de serem realizados de forma sistemática, correta e ao mesmo tempo.” – Dan Chambliss.
  20. “O fato é que os homens detêm certos níveis de capacidade que só pessoas muito excepcionais utilizam ao máximo.” – William James.
  21. “Uma vocação não é uma coisa totalmente formada que você encontra.” – Amy Wrzesniewski;
  22. “Pense você que é capaz ou que não é capaz, você sempre terá razão.” Henry Ford.
  23. “Cair sete vezes, levantar oito.”ditado japonês.

Glossário

  1. “…a garra é mutável, não fixa, e minhas pesquisas me deram ideias de como fazê-la crescer.”
  2. “O que esses criadores têm em comum?”, vai encontrar a resposta no título original do livro: rituais diários.”// “todos os notáveis citados no livro dedicam horas e horas à prática disciplinada solitária. Eles seguem rotinas. São criaturas de hábito.”
  3. “Ao contrário da maior parte das pessoas, os profissionais excepcionais dedicam milhares e milhares de horas àquilo que Ericsson chama de prática disciplinada.”
  4. “Quando descobriu que existia uma verdadeira ciência da prática — uma técnica que podia melhorar sua habilidade de modo mais eficaz —, tanto a qualidade de sua prática quanto a satisfação com o próprio progresso dispararam.”
  5. Fluir significa atuar em altos níveis de dificuldade e ainda assim sentir que “não está fazendo esforço” como se “você não tivesse que pensar naquilo, apenas faz e pronto”.
  6. “A primeira delas é que a prática disciplinada é um comportamento, e o fluxo é uma experiência.” // “Ericsson fala sobre o que os notáveis fazem; Mihaly Csikszentmihalyi fala do que os notáveis sentem.// Em outras palavras, a prática disciplinada é preparação; fluxo é desempenho.
  7. “…Não há nada de mau em cultivar vários hobbies, mas mudar de ocupação o tempo todo, sem jamais sossegar com uma delas, é um problema mais sério. Jane Golden tem um nome para esse tipo de gente: “pessoas de curto prazo.”
  8. “Na verdade, a palavra interesse, em latim, significa “diferir”. Ser interessante é, literalmente, ser diferente. Somos neófitos por natureza.”
  9. “…pessoas que gostam de pensar sobre ideias abstratas não ficam felizes administrando as minúcias de projetos complexos de logística; eles prefeririam resolver problemas matemáticos. E aqueles que gostam de interagir com outras pessoas não são felizes trabalhando sozinhos no computador o dia inteiro.”
  10. “…quando se trata da meta suprema, de máxima importância, que norteia quase tudo o que elas fazem, as pessoas com muita garra tendem a não pronunciar as frases acima.”
  11. “No entanto, ao contrário do que poderíamos pensar, os talentos não são inteiramente genéticos: a rapidez com que desenvolvemos qualquer habilidade também varia, e muito, de acordo com a experiência.”
  12. “…dezenas de pesquisas demonstraram que quase todos os traços humanos são poligênicos — ou seja, são influenciados por mais de um gene.”
  13. “A palavra japonesa kaizen significa não ceder à estagnação do desenvolvimento. A tradução literal do termo é “aperfeiçoamento contínuo”” // Trata-se de olhar para a frente e querer crescer.”
  14. “O simples fato de definir metas, assim como o grau em que elas estão (ou não estão) alinhadas com uma única paixão de importância máxima, já representa um progresso.”
  15. “Em particular, eles também separavam os Dez Primeiros dos Dez Últimos — os supereminentes dos simplesmente eminentes. Cox reuniu esses indicadores num grupo que denominou “persistência de motivação”.”
  16. “…a metáfora comum da paixão como fogos de artifício não faz sentido…”
  17. “…paixão significa é valorizar a mesma meta definitiva de uma maneira firme, leal e constante.”
  18. “É organizar suas prioridades.”
  19. “Garra tem a ver com manter a mesma meta definitiva durante muito, muito tempo.”
  20. “A garra tem dois componentes: paixão e perseverança.”
  21. “Uma teoria é uma explicação.”
  22. “…entregar-se a visões de um futuro positivo sem definir como chegar lá — sobretudo levando-se em conta os obstáculos no caminho — tem compensações imediatas, mas custos a longo prazo.”
  23. “…paixão e perseverança não são exatamente a mesma coisa.”
  24. “…paixão é sinônimo…de….consistência ao longo do tempo.”
  25. “…um alto nível de desempenho é, na verdade, um somatório de atos isolados que nada têm de excepcionais.”
  26. Psicologia Positiva, disciplina que aplica o método científico a questões do desenvolvimento humano.”
  27. “…Encontrar um professor que acreditou em seu potencial foi um divisor de águas: uma passagem de Isso é tudo o que você consegue fazer para Quem sabe do que você é capaz?”
  28. “No sentido mais geral, talento é a soma das aptidões de uma pessoa — de seus dotes intrínsecos, habilidades, experiência, inteligência, discernimento, atitude, caráter e motivação. Envolve também a capacidade de aprender e de se desenvolver.”
  29. “…que o fato de a Enron exigir que seus funcionários provassem ser mais inteligentes do que todo mundo inadvertidamente contribuiu para uma cultura narcisista, com um excesso de trabalhadores presunçosos que, levados por uma profunda sensação de insegurança, se exibiam o tempo todo.”
  30. “…uma cultura que incentivava o desempenho a curto prazo e desencorajava o aprendizado e o crescimento a longo prazo.”
  31. “…para um ambiente de trabalho que premiava a fraude e desencorajava a integridade.”
  32. “…distinguiam-se mais pela ética de trabalho do que pela inteligência.”
  33. “Durante meus muitos anos de magistério, minha certeza de que o talento não predestinava ninguém ao sucesso só aumentou e passei a me interessar cada vez mais pelos benefícios obtidos por meio do esforço.”
  34. Escala de Garra — um teste que, se respondido com honestidade, mede o nível de garra com que a pessoa enfrenta a vida.”
  35. “…postura de perseverança frente a desafios.”
  36. “Em outras palavras, o grau de talento de um cadete nada dizia a respeito de sua garra, e vice-versa.”
  37. “Certas pessoas são dedicadas quando as coisas vão bem, mas desmoronam diante de uma situação adversa.”
  38. “Acordo todas as manhãs com uma sensação de propósito.” (Antonio Galloni).
  39. “…mais tarde chamaria de otimismo aprendido.”
  40. “(A visão do)… fracasso como um estímulo para se esforçar, e não como confirmação de sua incapacidade.”
  41. “Gosto de pensar da seguinte forma sobre a mentalidade de crescimento: algumas pessoas acreditam que é possível mudar de verdade.”
  42. “…genialidade como trabalhar no rumo da excelência, sem parar e com todas as fibras do seu ser.”
  43. “…otimistas as respostas que atribuíam causas temporárias e específicas aos acontecimentos ruins, e causas permanentes e genéricas aos acontecimentos bons.”
  44. “…interpretações subjetivas diferentes. E são essas interpretações, e não os fatos em si, que dão origem a nossos sentimentos e nossos comportamentos.”
  45. “esperança é a expectativa de que amanhã será um dia melhor do que hoje.”
  46. “Até certo ponto, todos nós estamos programados para buscar tanto a felicidade hedonista quanto a eudemonista.”
  47. “…não é o tipo de trabalho que faz de uma ocupação um emprego, uma carreira ou uma vocação. O que importa é se a pessoa que executa o trabalho acredita que assentar o tijolo seguinte é apenas mais uma coisa que precisa ser feita, se é algo que vai conduzir a maior sucesso pessoal, ou se conecta a pessoa com algo muito maior do que ela mesma.”
  48. “…— Muita gente supõe que precisa encontrar sua vocação — respondeu ela. — Acho que muitos se preocupam porque supõem que a vocação é como uma entidade mágica que existe no mundo à espera de ser descoberta. É assim também que as pessoas pensam — de maneira equivocada — sobre interesses, observei. Elas não entendem que precisam desempenhar um papel ativo no desenvolvimento e aprofundamento de seu interesse. “
  49. “Uma pessoa precisa de muitas outras qualidades para se desenvolver. O caráter é plural.”

Links top

  • “Os segredos dos grandes artistas” – Mason Currey

Mapas Mentais

Razões para o sucesso:

  • aptidão” incomum;
  • empenho” excepcional;
  • capacidade de trabalho árduo.

Os princípios que norteiam a prática disciplinada são simples:

  • Uma meta ambiciosa claramente definida. 
  • Concentração e dedicação totais. 
  • Feedback imediato e informativo. 
  • Repetição com reflexão e aprimoramento.

Preparação ativa para o período posterior da vida. 

  • Trabalhar na direção de uma meta definida. 
  • Tendência a não abandonar tarefas por mera volatilidade. 
  • Não buscar coisas novas pela novidade. Não “buscar uma mudança”.
  • Grau de força de vontade ou de perseverança. A determinação serena de se manter no mesmo rumo definido anteriormente. 
  • Tendência a não abandonar tarefas diante de obstáculos. Perseverança, tenacidade, obstinação.

Recursos psicológicos que os modelos maduros de garra têm em comum:

  • Interesse – paixão começa quando a pessoa gosta intrinsecamente do que faz;
  • Praticar –  uma forma de perseverança é a disciplina diária de tentarmos fazer uma coisa hoje melhor do que fizemos ontem;
  • Propósito – o que faz a paixão amadurecer é a convicção de que seu trabalho é importante.
  • Esperança – esperança é uma espécie de perseverança que enfrenta as adversidades.

Perguntam a três pedreiros: “O que vocês estão fazendo?”

  • O primeiro responde: “Estou assentando tijolos.” (emprego);
  • O segundo responde: “Estou construindo uma igreja.” (carreira)
  • E o terceiro responde: “Estou construindo a casa de Deus.” (missão). 

Antes de mais nada na vida temos que ter:

  •  pagar as contas; 
  • saber se era capaz de fazer aquilo. 
  • queria ser útil.

Cultivar a noção de propósito:

  • refletir sobre como o trabalho que você já faz pode beneficiar a sociedade;
  • pensar como você pode mudar coisas pequenas mas significativas em seu trabalho atual para reforçar a ligação dele com seus valores fundamentais;
  • buscar inspiração num modelo de propósito.

Objetivo

  1. “Este livro resume tudo o que aprendi sobre garra.”
  2. “Minha pesquisa me fez pensar que talvez a garra não envolva apenas a quantidade de tempo dedicado ao interesse, mas também a qualidade desse tempo. Não apenas dedicar mais tempo à prática, mas também dedicar um tempo melhor.”
  3. “Usar a psicologia para ajudar as crianças a florescerem.”
  4. “Como todos os aspectos de nossa psique, a garra é um traço mais plástico do que se poderia imaginar.”
  5. “Aprendi também que anos de trabalho árduo são muitas vezes confundidos com talento inato, e que, para se chegar a um nível de excelência, a paixão é tão necessária quanto a perseverança.”
  6. “A importância das características inatas versus adquiridas é uma questão fundamental.”
  7. “Será que as pessoas de talento nato aprendem essa lição? Será que descobrem que a capacidade de fazer alguma coisa várias vezes seguidas, o esforço, a paciência, tudo isso pode ser dominado, mas não da noite para o dia?”
  8. “Minha teoria não leva em conta essas forças externas, nem a sorte: ela trata da psicologia do êxito. Contudo, como psicologia não é tudo o que importa, minha teoria é incompleta.”
  9. “Se o talento não basta para explicar o sucesso, o que está faltando?”
  10. Mostrar que: 
  11. “Grandes feitos são realizados por indivíduos cujo pensamento atua numa só direção, que tudo utilizam como matéria-prima, que observam com zelo a sua vida interior e a dos outros, que em toda parte enxergam modelos e estímulos, que jamais se cansam de combinar os meios de que dispõem”.
  12. E por que supomos que é o nosso talento, e não o nosso esforço, que decidirá aonde chegaremos no fim das contas?”
  13. “Se supervalorizamos o talento, subestimamos todo o resto.”
  14. “Por que essa tendência a valorizar mais o talento persiste?”
  15. “Na minha opinião, a principal razão pela qual a valorização do talento pode ser nociva é simples: ao focarmos apenas no talento, nós arriscamos deixar tudo o mais fora do nosso campo de visão.”
  16. “Usar a psicologia para ajudar as crianças a florescerem.”
  17. “Ora! Existe alguma coisa mais interessante do que a psicologia do êxito? Ou alguma coisa mais importante?”
  18. “Ter garra é não deixar de pôr um pé diante do outro. Ter garra é buscar uma meta interessante e significativa. Ter garra é se dedicar, dia e noite, semana após semana, durante anos a fio, a uma atividade desafiadora. Ter garra é cair sete vezes e levantar oito.”

Quem é a autora?

Angela Duckworth é fundadora e CEO da Character Lab, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover insights científicos que ajudem as crianças a prosperar. Ela também é professora de psicologia na Universidade da Pensilvânia.

Ela se define assim no livro:

  • “Não vou apenas ter um emprego; terei uma vocação. Vou me desafiar todos os dias.” // “Posso não ser a aluna mais inteligente da minha turma, mas vou me esforçar para ser a mais determinada, a que tenha mais garra.”

Padrões

  1. “um nível alto de inteligência, mas não o maior de todos, combinado com o mais alto grau de persistência alcançará maior eminência do que o mais alto grau de inteligência com menos persistência”.
  2. “Quanto mais você sabe sobre sua área, mais sutil será seu aperfeiçoamento de um dia para o outro.”
  3. “…as pessoas apresentam um melhor desempenho no trabalho quando fazem o que lhes interessa.”
  4. “…estudos mostram que as pessoas ficam muito mais satisfeitas com o trabalho quando fazem algo que coincida com seus interesses pessoais.”
  5. “…não há qualquer época da vida humana em que a personalidade pare de mudar.”
  6. “…na verdade, a garra cresce à medida que definimos nossa filosofia de vida, aprendemos a dar a volta por cima depois de rejeições e decepções e descobrimos a diferença entre metas de baixo nível que devem ser abandonadas e metas de nível superior que exigem mais tenacidade.”
  7. …os adultos com mais garra na minha amostra tinham sessenta e tantos anos ou mais; os que tinham menos garra estavam na casa dos vinte.”
  8. “As crianças que têm acesso a comida saudável em abundância serão adultos mais altos, ao passo que a desnutrição prejudica o crescimento.”
  9. “…quanto mais garra tiver uma pessoa, mais provável será que ela desfrute de uma vida emocional saudável.”

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

2 Responses to “#3 – Sintetizando – Angela Duckworth”

Leave a Reply