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#privacidade_2.0 – por que precisamos abrir os dados?
Resumo do artigo em tabela:
Qual é a abordagem do artigo?
Saiba mais sobre a divisão acima, neste post.
Vamos ao artigo:
“As teorias válidas são as que ainda não foram refutadas.” – Popper.
O Sapiens é uma espécie, diferente das demais, que inventa novas formas de sobreviver.
O grande dilema que temos para a sobrevivência é a eterna batalha entre a escassez e a abundância.
A sobrevivência humana depende de um inovador Ambiente Produtivo, que precisa DESESPERADAMENTE de informações cada vez melhores para NÃO produzir demais e jogar fora e nem de menos e faltar.
O acesso à informação de qualidade é o principal diferencial que um Ambiente Produtivo eficaz necessita para evitar tanto a escassez quanto à abundância.
Por isso, sempre houve um enorme esforço para se gerar informações, a partir da demanda dos consumidores para evitar a Descalibragem Escassez/Abundância.
Friedrich Hayek (1899 – 1992) no livro “Caminhos da Servidão” prognosticou, por exemplo, o fim da União Soviética bem antes do ocorrido, pois percebeu uma gritante Descalibragem Escassez/Abundância.
Hayek percebeu que o modelo da URSS iria falir, basicamente, por falta de informações confiáveis sobre as demandas do consumidor.
O Ambiente Produtivo da URSS não tinha como saber o que e o quanto produzir, pois faltavam informações de qualidade.
Na lógica de Hayek, a falta do comércio livre e aberto na URSS com as respectiva variação dos preços, impediam aos governantes tomar decisões adequadas.
A taxa de Descalibragem Escassez/Abundância passou a ser cada vez mais alta.
Hayek percebeu, ao longo de seus estudos, que os preços eram Índices Coletivos, gerados, através de uma Ordem Espontânea, de baixo para cima.
Índices Coletivos permitem que se consiga informações de mais qualidade e, por sua vez, a melhor tomada de decisão por parte do Ambiente Produtivo.
Preços dinâmicos existem em países, nos quais o mercado é livre e aberto e não em mercados fechados e verticais.
As decisões tomadas por um Ambiente Produtivo com poucos ou nenhum Índice Coletivo são mais descalibradas.
Sem informações de qualidade, um Ambiente Produtivo tende a produzir demais ou de menos, o que acabou contribuindo para o colapso da URSS.
O que aprendemos e podemos aprimorar com o estudo dos conceitos de Hayek e amigos é o seguinte:
- quanto MAIS se tem Índices Coletivos, mais se pode produzir e personalizar os Itens de Consumo e vice-versa;
- quanto MENOS se tem Índices Coletivos, menos se pode produzir e personalizar os Itens de Consumo.
Porém, temos um fator que Hayek e amigos não perceberam, neste cenário que é o efeito do aumento populacional na taxa de Descalibragem Escassez/Abundância.
Mais gente no mundo, obriga a sociedade a:
- massificar, com o tempo, os Itens de Consumo pela obsolescência dos Índices Coletivos de plantão, que precisam ser renovados, se aproveitando das novas Tecnopossibilidades das novas Mídias;
- os novos Índices Coletivos, a partir de novas Mídias, passam a permitir não só produzir mais, mas também com mais personalização.
Novas Mídias, assim, permitem também o surgimento de novos Índices Coletivos, tornando o Ambiente Produtivo mais sofisticado e adequado a um maior Patamar de Complexidade Demográfica.
O que estamos aprendendo, com o estudo histórico das Revoluções de Mídia, é de que o Ambiente Produtivo precisa estar cada vez mais bem informado, através de produção de Índices Coletivos para que se possa decidir melhor o quanto e o que produzir.
Isso se torna mais urgente quando temos um exponencial aumento populacional, como foi o caso dos últimos 220 anos, pois mais e mais há necessidade de se saber o quanto e o que vai se produzir.
O aumento populacional, no longo prazo, gera um Impasse Civilizacional.
O Impasse Civilizacional é um momento em que o Modelo de Sobrevivência praticado, com as Tecnopossibilidades Midiáticas existentes, se torna obsoleto e demanda um novo modelo.
Uma nova Mídia tem, do ponto de vista da sobrevivência, a possibilidade de gerar mais Índices Coletivos (voluntários e involuntários) para que o Ambiente Produtivo possa decidir melhor.
O grande problema que o Sapiens passou a viver depois do exponencial aumento populacional era e continua sendo a falta de informação para produzir melhor.
A Digitalização tem permitido que mais Índices Coletivos sejam gerados, tais como os Rastros Digitais das navegações dos usuários na Internet.
Ao realizar cada vez mais atividades em equipamentos digitais, mais e mais Rastros de Consumo são gerados e mais e mais o Ambiente Produtivo pode contar com Índices Coletivos.
Rastros de Consumo são os registros que vão sendo armazenados para que se possa tomar Decisões Produtivas sobre eles.
Hoje, tudo que se faz online, a partir de equipamentos digitais, é registrado, processado e transformado em Decisões Produtivas para que se possa oferecer Itens de Consumo cada vez mais adequados e personalizados.
Decisões Produtivas são aquelas que envolvem a produção de Itens de Consumo.
O Impasse Civilizacional que tínhamos no Pré-Digital era a falta de informações sobre as demandas gerais e particulares de cada Sapiens, que aumentou exponencialmente com o novo Patamar Demográfico.
Impasses Civilizacionais, por falta de dados, geram um processo de massificação de Itens de Consumo, pois se consegue atender, com dificuldade, uma demanda geral, mas não específica.
Assim, quando vamos abordar o tema da privacidade, temos o seguinte:
“Privacidade é o direito à reserva de informações pessoais e da própria vida pessoal.”
O que entendíamos por privacidade no Pré-Digital não é mais o que entendemos agora.
No Mundo Digital passamos a “doar”, de forma voluntária e mesmo involuntária, todas as nossas atividades online para que os Ambientes Produtivos possam produzir mais e melhor.
Mais e mais as pessoas estão aceitando abrir seus dados para que possam, em troca, personalizar o seu consumo.
Portanto, quanto mais soubermos as atividades de cada Sapiens, mais será possível melhorar a relação entre a escassez e a abundância.
Obviamente, que há uma série de regras e normas de como serão utilizados estes dados, que vêm sendo debatidas cada vez mais para evitar abusos.
Podemos, assim, dividir dois tipos de quebra de privacidade neste novo cenário:
- Concessão Saudável e Voluntária dos Dados – aquela que todos aceitam dividir e se beneficiam da mesma;
- Concessão Tóxica e Involuntária dos Dados – aquela que as pessoas NÃO aceitam dividir e NÃO se beneficiam da mesma.
Fato é que:
Tecnologias, ao mesmo tempo, que resolvem problemas antigos, criam novos para serem administrados, num eterno jogo de ganha e perde, perde e ganha.
Porém, não existe Sapiens sem tecnologia e nem tecnologia sem Sapiens.
É isso, que dizes?
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